Frases de Paul Verlaine
Mais citações e provérbios de Paul Verlaine sobre:
"Sua alma é uma paisagem escolhida, onde figuras mascaradas e fascinadas encantadoras jogam o alaúde e a dança e quase triste sob seus fantásticos disfarces. Todos cantam em uma pequena chave de todo-conquistando o amor e a fortuna descuidada que não parecem acreditar em sua felicidade e sua música se misturam com o luar. O ainda luar, triste e bonito, o que dá aos pássaros sonhar nas árvores e faz com que a fonte sprays soluçam em êxtase, a fonte alta e delgada sprays entre as estátuas de mármore."
--- Paul Verlaine
"A lareira rosada, o feixe estreito do lamplight, a meditação que é bastante sonhar, com olhares que se perdem em olhares queridos; A hora do chá fumegante e livros banidos; A doçura da noite em um fim, a querida fadiga, e o direito de descansar alcançou e adorava expectativa da noite, - oh, todas essas coisas, em voo implacável, meu sonho persegue através de todos os atrasos vãos, impacientes das semanas"
--- Paul Verlaine
"Londres, preto como corvos e barulhento como patos, prudimento com todos os vícios em evidência, eternamente bêbado, apesar das leis ridículas sobre embriaguez, imenso, embora seja apenas basicamente apenas um Coleção de bairros de escândalo, vingando uns com os outros, feios e maçantes, sem monumentos, exceto docas intermináveis."
--- Paul Verlaine
"Eu amo essa palavra decadência, todas brilhando em roxo e ouro. Sugere os pensamentos sutis de civilização final, uma alta cultura literária, uma alma capaz de prazeres intensos. Ele descarta explosões de fogo e o brilho de pedras preciosas. É redolente do Rouge de cortesãs, os jogos do circo, a ofegante dos gladiadores, a primavera de feras selvagens, o consumo em chamas de raças exaustas por sua capacidade de sensação, como o vagabundo de um exército invasor sons."
--- Paul Verlaine