Frases de "N. Scott Momaday" sobre "DANDO"
"Há um grande bem em voltar a uma paisagem que teve um significado extraordinário na vida de alguém. Acontece que retornamos a esses lugares em nossas mentes irresistivelmente. Há certas aldeias e vilas, montanhas e planícies que, tendo visto-as com eles viviam neles mesmo por um dia, continuamos para sempre nos olhos da mente. Eles se tornam indispensáveis para o nosso bem-estar; Eles nos definem, e dizemos, sou quem eu sou porque estive lá, ou lá."
--- N. Scott Momaday
"Para encontrar o sagrado é estar vivo em o centro mais profundo da existência humana. Lugares sagrados são as definições mais verdadeiras da Terra; Eles representam a terra imediatamente e para sempre; Eles são suas bandeiras e escudos. Se você saberia a terra pelo que realmente é, aprenda através de seus lugares sagrados. Na torre do diabo ou Canyon de Chelly ou os montes de Cahokia, você toca o pulso do planeta vivo; Você sente sua respiração sobre você. Você se torna um com um espírito que permeia o tempo geológico e o espaço."
--- N. Scott Momaday
"Coyotes tem o dom de raramente sendo visto; Eles mantêm até a borda da visão e além, lopando e saindo da cobertura nas planícies e na montanhas. E à noite, quando o mundo inteiro pertence a eles, eles param no rio com os cães, suas vozes mais altas e mais nítidas cheias de autoridade e repreensão. Eles são um antigo conselho de palhaços, e são ouvidos."
--- N. Scott Momaday
"A virada do século foi o ponto mais baixo para a devastação da cultura indiana por doença e perseguição , e é uma maravilha de mim que eles sobreviveram e não só mantiveram sua identidade, mas estão realmente crescendo mais fortes de certa forma. A situação ainda é muito ruim, especialmente em certas áreas geográficas, mas há mais índios que vão à escola, mais índios se tornando profissionais, mais indianos assumindo total responsabilidade em nossa sociedade. Temos um longo caminho a percorrer, mas estamos fazendo grandes passos."
--- N. Scott Momaday
"Estou interessado da maneira que olhamos para uma determinada paisagem e tomamos posse em nosso sangue e no cérebro. Nenhum de nós vive além da terra inteiramente; Tal isolamento é inimaginável. Se quisermos perceber e manter nossa humanidade, devemos chegar a uma compreensão moral da Terra e do ar como é percebido a longo prazo de temporadas e de anos."
--- N. Scott Momaday
"Escrever escrevendo em nós certas atitudes em relação à linguagem. Encoraja-nos a tomar palavras como garantidas. A escrita nos permitiu armazenar grandes quantidades de palavras indefinidamente. Isso é vantajoso por um lado, mas perigoso no outro. O resultado é que desenvolvemos uma espécie de falsa segurança em que a linguagem está preocupada, e nossa sensibilidade à linguagem se deteriorou. E nos tornamos em proporção insensível ao silêncio."
--- N. Scott Momaday
"O personagem da paisagem muda de hora a hora, dia a dia, temporada para temporada. Nada da terra pode ser tomada como garantida; Você sente que a criação está acontecendo em sua visão. Você vê as coisas no alto ar que você não vê mais longe nas terras baixas. No país alto, todos os objetos têm em cima de você, e você toca duro sobre a terra. Da minha casa eu posso ver as nuvens enormes e ondulantes; Eles se aproximam de mim e se fundem com a minha vida."
--- N. Scott Momaday
"Uma vez em sua vida, um homem deveria concentrar sua mente sobre a terra lembrada, acredito. Ele deveria se entregar a uma paisagem em particular em sua experiência, para olhar para ele de tantos ângulos que puder, perguntar sobre isso, habitar-se. Ele deveria imaginar que ele toca com as mãos em todas as estações e ouve os sons que são feitos sobre ele. Ele deveria imaginar as criaturas lá e todos os mais fracos movimentos do vento. Ele deve recolher o brilho do meio-dia e todas as cores do amanhecer e do anoitecer."
--- N. Scott Momaday