Frases de "Thomas Aquinas" sobre "IFS"
"O que quer que estivesse na natureza humana de Cristo foi transferido para a licitação da vontade divina; No entanto, não segue que em Cristo não havia movimento da vontade própria da natureza humana, pois as boas vontades de outros santos são movidas pela vontade de Deus ... pois, embora a vontade não possa ser movida para dentro de qualquer criatura, mas pode ser movido interiormente por Deus."
--- Thomas Aquinas
"Eles também têm naquele ponto crítico da morte a oportunidade de ser convertido a Deus através do arrependimento. E se eles são tão obstinados que, mesmo no ponto de morte, seu coração não recua de malícia, é possível fazer um julgamento bastante provável que eles nunca se sairiam do mal."
--- Thomas Aquinas
"A magnitude da punição corresponde à magnitude do pecado. Agora, um pecado que é contra Deus é infinito; Quanto maior a pessoa contra a qual está comprometida, o graver o pecado - é mais criminoso encontrar um chefe de estado do que um cidadão privado - e Deus é de grandeza infinita. Portanto, uma punição infinita é merecida por um pecado cometido contra ele."
--- Thomas Aquinas
"Dado o pecado de impiedade através dos quais eles [os romanos] pecaram contra a natureza divina [por idolatria], a punição Isso os levou ao pecado contra sua própria natureza seguiu ... Eu digo, portanto, que desde que eles mudaram mentiras [por idolatria] a verdade sobre Deus, ele os trouxe para paixões ignominianos, isto é, aos pecados contra a natureza; Não que Deus os levou ao mal, mas apenas que ele os abandonou ao mal."
--- Thomas Aquinas
"Quanto maior a caridade dos santos em sua casa celestial, mais eles intercederam por aqueles que ainda estão em sua jornada e quanto mais eles podem ajudá-los por suas orações; Quanto mais eles estão unidos a Deus, mais eficazes essas orações são. Isso é de acordo com a ordem divina, o que faz coisas mais altas reagem sobre as coisas mais baixas, como o brilho do sol enchendo a atmosfera."
--- Thomas Aquinas
"Para a criação não é uma mudança, mas essa dependência da existência criada no princípio da qual é instituída, e assim é do gênero de relação; De onde nada proíbe que esteja sendo criado como no assunto. Assim é dito que a criação é uma espécie de mudança, de acordo com o modo de compreensão, na medida em que nosso intelecto aceita uma e a mesma coisa que não existente antes e depois existentes."
--- Thomas Aquinas
"As inclinações naturais estão presentes em coisas de Deus, que move todas as coisas. Por isso, é impossível que as inclinações naturais de uma espécie seja para o mal em si. Mas há em todos os animais perfeitos uma inclinação natural para a União Carnal. Portanto, é impossível que a União Carnal seja má em si mesma."
--- Thomas Aquinas
"Em segundo lugar, o homem pecou contra a natureza quando ele vai contra sua natureza genérica, isto é, sua natureza animal. Agora, é evidente que, de acordo com a ordem natural, a união dos sexos entre os animais é ordenada à concepção. A partir disso, segue-se que todas as relações sexuais que não podem levar à concepção se opõem à natureza animal do homem."
--- Thomas Aquinas
"O que pode ser realizado por alguns princípios não é efetuada por muitos. Mas parece que tudo o que vemos no mundo pode ser explicado por outros princípios, supondo que Deus não existia. Para todas as coisas naturais podem ser reduzidas a um princípio, que é a natureza, e todas as coisas voluntárias podem ser reduzidas a um princípio, que é a razão humana, ou Will. Portanto, não há necessidade de supor a existência de Deus."
--- Thomas Aquinas
"Baptismo não deve ser conferido a um homem que não está disposto a desistir de seus outros pecados, então nem o batismo deve ser dado a alguém que não está disposto a renunciar a sua incredulidade. No entanto, cada um deles recebe o sacramento se for conferido a ele, embora não a salvação."
--- Thomas Aquinas
"Sagrado Escritura, uma vez que não tem ciência acima pode disputar com quem nega seus princípios apenas se o adversário admitir alguns pelo menos das verdades obtidas por meio da revelação divina; Assim, podemos argumentar com hereges de textos em escrito sagrado, e contra aqueles que negam um artigo de fé, podemos discutir de outro. Se o nosso adversário não acredita em nada da revelação divina, não há mais meios de provar os artigos de fé pelo raciocínio, mas apenas de responder a suas objeções - se ele tem alguma - contra a fé."
--- Thomas Aquinas
"Pode acontecer que o que é, por si só, mais certo por causa da fraqueza de nossa inteligência, que é deslumbrada pelos objetos mais claros da natureza; como a coruja é deslumbrada pela luz do sol. Daí o fato de que alguns acontecerem a dúvidas sobre artigos de fé não se deve à natureza incerta das verdades, mas à fraqueza da inteligência humana; No entanto, o conhecimento mais esgotado que pode ser obtido das coisas mais altas é mais desejável do que o mais certo conhecimento obtido de coisas menores."
--- Thomas Aquinas
"Na vida do corpo, um homem às vezes está doente, e a menos que ele tome remédio, ele vai morrer. Mesmo assim na vida espiritual, um homem está doente por causa do pecado. Por essa razão, ele precisa de remédio para que ele possa ser restaurado à saúde; E esta graça é concedida no sacramento da penitência."
--- Thomas Aquinas
"Assim como em um corpo físico, a operação de um membro contribui para o bem de todo o corpo, então É em um corpo espiritual, como a igreja. E como todos os fiéis são um corpo, o bem de um membro é comunicado a outro; Todos os membros, como o apóstolo diz, um do outro [Ef 4:25]. Por essa razão, entre os pontos de fé transmitidos pelos apóstolos, é que há uma comunidade de mercadorias na igreja, e isso é expresso nas palavras comunhão dos santos."
--- Thomas Aquinas
"Wonder [Admiratio surpreendente, Marvel] é um tipo de desejo de conhecimento. A situação surge quando se vê um efeito e não sabe a sua causa, ou quando a causa do efeito específico é aquela que excede seu poder de compreensão. Portanto, maravilha é uma causa de prazer na medida em que há anexado a esperança de atingir a compreensão daquilo que se quer saber. ... para o desejo é especialmente despertado pela consciência da ignorância e, consequentemente, um homem leva o maior prazer naquelas coisas que ele descobre para si mesmo ou aprende com o solo."
--- Thomas Aquinas
"Pois como os primeiros preceitos gerais da lei da natureza são Auto-evidente para um em posse da razão natural, e não tem necessidade de promulgação, então também que de acreditar em Deus é primário e evidente para alguém que tem fé: porque ele vem a Deus deve acreditar que ele é."
--- Thomas Aquinas
"Uma fé, St. Paul escreve (Ef. 4: 5). Mantenha mais firmemente que nossa fé é idêntica a dos antigos. Negar isto, e você dissolve a unidade da igreja ... Devemos manter isso com certeza, a saber: que a fé das pessoas no dia atual é uma com a fé das pessoas nos últimos séculos. Isso não era verdade, então estaríamos em uma igreja diferente do que estavam e, literalmente, a igreja não seria uma."
--- Thomas Aquinas
"A própria dor pode ser prazerosa acidentalmente na medida em que é acompanhado por maravilha, como nas peças de palco; Ou na medida em que lembra um objeto amado para a memória, e faz alguém sentir o amor pela coisa, cuja ausência nos dá dor. Consequentemente, uma vez que o amor é agradável, tanto a dor quanto o que mais resulta do amor, na medida em que nos lembram do nosso amor, são agradáveis."
--- Thomas Aquinas
"O mal denota a falta de bom. Nem toda ausência de bom é um mal, por ausência pode ser tomada em um sentido puramente negativo ou aprivomático. A mera negação não exibe o caráter do mal, caso contrário, os inexististentes seriam maus e, além disso, uma coisa seria mal por não possuir a bondade de outra coisa, o que significaria que o homem é ruim para n"
--- Thomas Aquinas