Frases de "Viktor E. Frankl" sobre "PENSAMENTO"
"O que importará para ele se ele perceber que ele está envelhecendo? Ele tem alguma razão para invejar os jovens que ele vê, ou cera nostálgica sobre sua própria juventude perdida? Quais razões ele tem para invejar um jovem? Para as possibilidades que um jovem tem, o futuro que está reservado para ele? "Não, obrigado", ele vai pensar. "Em vez de possibilidades, tenho realidades no meu passado, não apenas a realidade do trabalho realizado e amor amado, mas de sofrimentos incrivelmente sofridos. Esses sofrimentos são até as coisas das quais estou mais orgulhoso, embora essas coisas sejam coisas que não podem inspirar inveja."
--- Viktor E. Frankl
"Para o europeu, é uma característica da cultura americana que, De novo e de novo, é comandado e ordenado a 'ser feliz'. Mas a felicidade não pode ser prosseguida; deve seguir. É preciso ter uma razão para "ser feliz". Uma vez encontrado o motivo, no entanto, se torna feliz automaticamente. Como vemos, um ser humano não é um em busca da felicidade, mas sim em busca de uma razão para se tornar feliz, por último, mas não menos importante, através da realização do significado potencial inerente e inativo em uma determinada situação."
--- Viktor E. Frankl
"Para desenhar uma analogia: o sofrimento de um homem é semelhante ao comportamento de um gás. Se uma determinada quantidade de gás é bombeada em uma câmara vazia, ele preencherá completamente a câmara e uniformemente, não importa quão grande seja a câmara. Assim, o sofrimento preenche completamente a alma humana e a mente consciente, não importa se o sofrimento é grande ou pouco. Portanto, o "tamanho" do sofrimento humano é absolutamente relativo."
--- Viktor E. Frankl
"Se os arquitetos quiserem Fortalecer um arco decrépito, eles aumentam a carga que é colocada sobre ela, pois as peças são unidas com mais firmeza. Então, se os terapeutas desejarem fomentar a saúde mental de seus pacientes, eles não devem ter medo de aumentar essa carga através de uma reorientação em relação ao significado da vida de alguém."
--- Viktor E. Frankl
"Nós que vivemos em concentração Os acampamentos podem lembrar os homens que atravessaram as cabanas consolando os outros, dando seu último pedaço de pão. Eles podem ter sido poucos em número, mas oferecem prova suficiente de que tudo pode ser retirado de um homem, mas uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher a atitude de alguém em qualquer conjunto de circunstâncias, para escolher o próprio caminho."
--- Viktor E. Frankl
"Há alguns autores que afirmam que significados e valores são "Nada além de mecanismos de defesa, reação. formações e sublimações ". Mas, como para mim, eu não estaria disposto a viver apenas por causa dos meus "mecanismos de defesa", nem estaria pronto para morrer meramente por causa das minhas "formações de reação."
--- Viktor E. Frankl
"It realmente não importa o que esperávamos da vida, mas sim o que a vida esperava de nós. Precisamos parar de perguntar sobre o sentido da vida e, em vez disso, pensar em nós mesmos como aqueles que estavam sendo questionados pela vida diariamente e por hora. Nossa resposta deve consistir, não em conversa e meditação, mas na ação certa e na conduta correta. A vida, em última análise, significa assumir a responsabilidade de encontrar a resposta certa para seus problemas e cumprir as tarefas que constantemente estabelece para cada indivíduo."
--- Viktor E. Frankl
"Por causa da pressão social, o individualismo é rejeitado pela maioria das pessoas em favor da conformidade. Assim, o indivíduo depende principalmente das ações dos outros e negligencia o significado de sua própria vida pessoal. Portanto, ele vê sua própria vida como sem sentido e cai no "vácuo existencial" se sentindo interior. A automação progressiva causa aumento do alcoolismo, delinquência juvenil e suicídio."
--- Viktor E. Frankl
"Nossa geração é realista, pois nós viemos o homem como ele realmente é. Afinal, o homem é que ser quem inventou as câmaras de gás de Auschwitz; No entanto, ele também é aquele que entrou naqueles câmaras de gás na posição vertical, com a oração do Senhor ou o Shema Yisrael em seus lábios."
--- Viktor E. Frankl
"Considere um filme: consiste em milhares em milhares de imagens individuais, e cada deles faz sentido e carrega um significado, mas o significado de todo o filme não pode ser visto antes que sua última sequência seja mostrada. No entanto, não podemos entender todo o filme sem ter entendido primeiro a cada um de seus componentes, cada uma das fotos individuais. Não é o mesmo com a vida? O significado final da vida também revela, apesar de tudo, apenas no fim, à beira da morte?"
--- Viktor E. Frankl
"Em psiquiatria há um certo condição conhecida como ilusão de alívio. O homem condenado, imediatamente antes de sua execução, recebe a ilusão de que ele pode ser preparado no último minuto. Ninguém ainda poderia compreender o fato de que tudo seria levado embora. Tudo o que possuímos, literalmente, era a nossa existência nua."
--- Viktor E. Frankl
"Nunca devemos esquecer que também podemos encontrar significado na vida, mesmo quando confrontado com uma situação sem esperança, quando enfrentando um destino que não pode ser alterado. Pois o que importa é testemunhar o potencial exclusivo humano no seu melhor, o que é transformar uma tragédia pessoal em um triunfo, para transformar a situação de alguém em uma realização humana. Quando não somos mais capazes de mudar uma situação - basta pensar em uma doença incurável, como câncer inoperável - somos desafiados a nos mudar."
--- Viktor E. Frankl
"Eu diria que nossos pacientes nunca realmente se desesperam por causa de qualquer sofrimento em si mesmo! Em vez disso, seu desespero decorre em cada instância de uma dúvida sobre se o sofrimento é significativo. O homem está pronto e disposto a encabar qualquer sofrimento assim e contanto que ele possa ver um significado nele."
--- Viktor E. Frankl
"[falando de sua experiência em um campo de concentração:] como dissemos antes, Qualquer tentativa de restaurar a força interior de um homem no campo tinha primeiro a ter sucesso em mostrar-lhe algum objetivo futuro ... Ai daquele que não viu mais sentido em sua vida, sem objetivo, sem propósito, e, portanto, nenhum ponto em continuar. Ele logo estava perdido."
--- Viktor E. Frankl
"Eu nunca esquecerei como Eu estava despertado uma noite pelos gemidos de um colega prisioneiro, que se jogou em seu sono, obviamente ter um pesadelo horrível. Desde que sempre fui desculpe por pessoas que sofreram com sonhos com medo ou Deliria, eu queria acordar o pobre homem. De repente, puxei de volta a mão que estava pronta para sacudi-lo, assustada com a coisa que eu estava prestes a fazer. Naquele momento, tornei-me intensamente consciente do fato de que nenhum sonho, não importa quão horrível possa ser tão ruim quanto a realidade do acampamento que nos rodeava, e ao qual eu estava prestes a recordar-lhe."
--- Viktor E. Frankl
"Eu queria simplesmente Transmitir ao leitor por meio do exemplo concreto que a vida possui um significado potencial sob quaisquer condições, mesmo os mais miseráveis. E pensei que se o ponto fosse demonstrado em uma situação tão extrema quanto isso em um campo de concentração, meu livro pode ganhar uma audiência. Eu, portanto, me senti responsável por escrever o que eu tinha passado, pois pensei que poderia ser útil para as pessoas que são propensas ao desespero."
--- Viktor E. Frankl
"Mais importante, no entanto, é a terceira avenida para Significado na vida: até mesmo a vítima indefesa de uma situação sem esperança, enfrentando um destino que ele não pode mudar, pode subir acima de si mesmo, pode crescer além de si mesmo, e ao fazê-lo. Ele pode transformar uma tragédia pessoal em um triunfo."
--- Viktor E. Frankl
"Ironicamente o suficiente, da mesma forma que o medo traz para passar o que se tem medo, da mesma forma que uma intenção forçada torna impossível o que forçadamente deseja ... e deve permanecer, um efeito colateral ou subproduto, e é destruído e estragado no grau em que é feito um objetivo em si mesmo."
--- Viktor E. Frankl
"Apenas na medida em que alguém está vivendo essa auto-transcendência da existência humana, ele é verdadeiramente humano ou se torna seu verdadeiro eu. Ele se torna assim, não, em relação a si mesmo com a atualização de sua auto, mas esquecendo-se e se entregando, com vista para fora e focando para fora."
--- Viktor E. Frankl