Frases de "Alexander Lowen" sobre "SENTIMENTOS"
"Chorando, isto é, soluçando é a mais antiga e mais profunda maneira de liberar a tensão. Os bebês podem chorar quase a partir do momento do nascimento, e fazê-lo facilmente seguindo cada estresse que produz um estado de tensão no corpo ... Os seres humanos são as únicas criaturas que podem reagir dessa maneira para estresse e tensão. Provavelmente, eles são os únicos que precisam desta forma de lançamento."
--- Alexander Lowen
"Vivemos em um oceano de ar como peixes em um corpo de água. Por nossa respiração, estamos em sintonia com a nossa atmosfera. Se inibirmos nossa respiração, nos isolarmos do meio em que existimos. Em todas as filosofias orientais e místicas, a respiração mantém o segredo para a mais alta felicidade."
--- Alexander Lowen
"Infelizmente, a maioria das pessoas não pára para sentir o cansaço. Diante das pressões da vida, acreditam que é uma questão de sobrevivência para continuar como eles foram. Sentir-se cansado levanta um profundo medo de que eles não possam continuar a luta. Muitos acham difícil dizer: 'Eu não posso.' Como filhos, eles foram ensinados que onde há uma vontade, há um caminho. Para dizer: "Eu não posso", é admitir o fracasso, que é visto como evidência de que eles são indignos de amor."
--- Alexander Lowen
"Enquanto a repressão de uma memória é um processo psicológico, a supressão do sentimento é realizada por amortecedor de uma parte do corpo ou reduzindo sua motilidade para que o sentimento seja diminuído. A repressão da memória depende e relacionada à supressão do sentimento, desde que o sentimento persista, a memória permanece vívida. A supressão implica o desenvolvimento da tensão muscular crônica nessas áreas do corpo onde o sentimento seria experimentado. No caso do sentimento sexual, esta tensão é encontrada e sobre o abdômen e a pélvis"
--- Alexander Lowen
"A natureza primária de todo ser humano é estar aberto à vida e ao amor. Sendo protegido, blindado, desconfiado e fechado é a segunda natureza em nossa cultura. É os meios que adotamos para nos protegermos contra serem feridos, mas quando tais atitudes se tornam caracterológicas ou estruturadas na personalidade, elas constituem uma mágoa mais severa e criam uma maior inchaço do que o originalmente sofreu."
--- Alexander Lowen
"Não estamos testemunhando uma situação em que as crianças estão com mesclorosamente rejeitando o valor dos pais, apesar do amor e da devoção eles? A situação atual surgiu porque os pais não conseguiram transmitir uma fé sustentadora para seus filhos. A razão básica para essa falha é que os próprios pais não tinham fé. Sem fé, seu amor era uma imagem não uma realidade, uma declaração de palavras não é uma expressão de sentimentos"
--- Alexander Lowen
"É uma grave injustiça a uma criança ou adulto para insistir que eles param de chorar. Pode-se consolar uma pessoa que está chorando que permite que ele relaxe e faça mais desnecessário de chorar; Mas para humilhar uma criança chorando é aumentar sua dor e aumentar sua rigidez. Paramos outras pessoas de chorar porque não podemos suportar os sons e movimentos de seus corpos. Ameaça nossa própria rigidez. Induz sentimentos semelhantes em nós mesmos que não se atrevemos e evoca uma ressonância em nossos próprios corpos que resistimos."
--- Alexander Lowen
"Fé é uma qualidade de ser: de estar em contato consigo mesmo, com a vida, e com o universo . É uma sensação de pertencer à comunidade de alguém, ao país e à terra. Acima de tudo, é uma sensação de ser fundamentada no corpo, na humanidade e na natureza animal. Pode ser todas essas coisas porque é uma manifestação da vida, uma expressão da força viva que une todos os seres. É um fenômeno biológico e não uma criação psíquica."
--- Alexander Lowen
"Espírito não é um conceito místico. O espírito de uma pessoa se manifesta em sua vivacidade, brilho de seus olhos, na ressonância de sua voz e na facilidade e na graciosa de seus movimentos. Essas qualidades estão relacionadas e resultam de um alto nível de energia no corpo ... Sentindo a harmonia entre a pulsação interna do nosso corpo e que no universo, nos sentimos identificados com o Universal, com Deus. Somos como ajustar garfos vibrando no mesmo passo"
--- Alexander Lowen
"Uma pessoa com fé não questiona suas raízes, pois sabe que se ele sujeitá-lo ao exame crítico de seu intelecto, ele acabam sem fé. A mesma coisa pode ser dita de qualquer sentimento. Você pode analisar qualquer sentimento até a morte, mas quando você faz isso, você acaba sem sentir e sem uma vida mesquinha."
--- Alexander Lowen
"A pessoa considera o que parece estar livre de inibições. Ao mesmo tempo, ele se sente conectado e integrado - com seu corpo e, através de seu corpo, com seu ambiente. Ele tem uma sensação de bem-estar e paz interior. Ele ganha o conhecimento de que a vida do corpo reside em seu aspecto involuntário. [...] Infelizmente, esses belos sentimentos nem sempre se sustentam sob o estresse da vida diária em nossa cultura moderna. O ritmo, a pressão e a filosofia de nossos tempos são antitéticos à vida."
--- Alexander Lowen
"Como se envelhece, a sensação de separação é lentamente reduzida. Idosos não vivem em um nível de ego. Suas preocupações não são sobre sua individualidade, mas sobre o rio da vida, a família, a comunidade, a nação, pessoas, animais, natureza, vida. Eles podem morrer facilmente se forem assegurados que a vida continuará positivamente, pois eles se sentem parte do rio novamente, e logo farão parte do oceano. Quando eles são muito velhos, eles não pertencem mais a nosso tempo e espaço, mas a todos os tempos e todo o espaço."
--- Alexander Lowen
"O medo é outra emoção que é fortemente suprimida. Não podemos nos dar medo, e não nos permitimos sentir e sentir o medo dentro de nós. Nós abaixamos nossas sobrancelhas para negar, definir nossas mandíbulas para desafiá-lo e sorrir para nos enganar. Mas interiormente continuamos com medo de a morte."
--- Alexander Lowen
"Uma pessoa que não respira reduz profundamente a vida de seu corpo. Se ele não se mover livremente, ele restringe a vida de seu corpo. Se ele não se sentir completamente, ele estreita a vida de seu corpo. E se sua auto-expressão estiver constrita, ele limita a vida de seu corpo."
--- Alexander Lowen