Frases de "Carl Jung" sobre "IFS"
"Estou surpreso, desapontado, satisfeito comigo mesmo. Estou angustiado, deprimido, arrebatado. Eu sou todas essas coisas de uma vez e não posso somar a soma. Eu sou incapaz de determinar o valor final ou a inutilidade; Eu não tenho julgamento sobre mim e minha vida. Não há nada que eu tenha certeza. Eu não tenho convicções definitivas - não sobre qualquer coisa, realmente. Eu sei apenas que nasci e existia, e parece-me que eu fui realizado. Eu existo na fundação ou algo que eu não sei."
--- Carl Jung
"No final, os únicos eventos da minha vida que valem a pena dizer são aqueles quando o mundo imperecível irrompeu nesse transitório todas as outras memórias de viagens, as pessoas e meus arredores empalaram ao lado desses acontecimentos interiores, mas meus encontros com os outros A realidade, meus ataques com o inconsciente, são gravados indelevelmente na minha memória. Naquele reino sempre houve riqueza em abundância, e tudo o mais perdeu importância em comparação."
--- Carl Jung
"O principal interesse do meu trabalho não está preocupado com o tratamento de neuroses, mas sim com a abordagem do número numinoso. Mas o fato de que a abordagem do numinoso é a verdadeira terapia, e na medida em que você atinge a experiência numinosa que você é liberado da maldição da patologia. Até mesmo a doença assume um personagem numinoso."
--- Carl Jung
"Reside o significado social da arte: é constantemente no trabalho educar o espírito da idade, conjurando as formas em que o A idade está mais carente. O anseio insatisfeito do artista atinge a imagem primordial no inconsciente, o que é melhor ajustado para compensar a inadequação e um dos sentidos do presente. O artista aproveita essa imagem e, em levantá-lo de uma inconsciência mais profunda, ele traz-o em relação aos valores conscientes, transformando-o até que possa ser aceito pelas mentes de seus contemporâneos de acordo com seus poderes."
--- Carl Jung
"A mulher está cada vez mais consciente de que o amor sozinho pode dar a sua estatura completa, assim como o homem começa a discernir que o Espírito sozinho pode dotar sua vida com o seu maior significado. Fundamentalmente, portanto, ambos buscam uma relação psíquica com a outra, porque o amor precisa do espírito, e o amor espirituoso, por sua realização."
--- Carl Jung
"É minha mente, com sua loja de imagens, que dá a cor e som do mundo; E aquela certeza supremamente real e racional que eu chamo de "experiência" é, em sua forma mais simples, uma estrutura extremamente complicada de imagens mentais. Assim, há, em certo sentido, nada que é experimentado diretamente, exceto a própria mente. Tudo é mediado pela mente."
--- Carl Jung
"Eu sei que em muitas coisas eu não sou como os outros, mas eu não sei o que eu realmente sou. O homem não pode se comparar com qualquer outra criatura; Ele não é um macaco, não uma vaca, não uma árvore. Eu sou um homem. Mas o que é ser esse? Como todos os outros serem, sou uma ladura da divindade infinita, mas não posso me contrastar com qualquer animal, qualquer planta ou qualquer pedra. Apenas um ser mítico tem um intervalo maior que o homem. Como então o homem pode formar quaisquer opiniões definidas sobre si mesmo?"
--- Carl Jung
"Ao estudar a história da mente humana, é impressionado novamente O fato de que seu crescimento mantém o ritmo com uma ampliação de consciência, e que cada passo à frente é uma conquista extremamente dolorosa e laboriosa. Pode-se quase dizer que nada é mais odioso para o homem do que desistir da menor partícula de inconsciência. Ele tem um profundo medo do desconhecido. Pergunte a alguém que já tentou introduzir novas ideias!"
--- Carl Jung
"Observância de costumes e leis pode ser facilmente ser um manto para uma mentira tão sutil que nossos semelhantes são incapaz de detectá-lo. Pode nos ajudar a escapar de todas as críticas, podemos até ser capazes de nos enganar na crença de nossa óbvia justiça. Mas no fundo, abaixo da superfície da consciência do homem médio, ele ouve uma voz sussurrando: 'Não há algo certo,' Não importa o quanto sua retreza seja apoiada pela opinião pública ou pelo código moral."
--- Carl Jung
"Pode esperar, talvez, que um homem cheio de gênio pudesse pastar na grandeza de seus próprios pensamentos, e renuncia a aprovação barata da multidão que ele despreza; No entanto, ele sucumbe ao impulso mais poderoso do instinto de rebanho. Sua busca e sua descoberta, sua chamada, pertencem ao rebanho."
--- Carl Jung
"O inconsciente não é um monstro demoníaco, mas uma entidade natural que, tanto quanto sentido moral, gosto estético e julgamento intelectual, é completamente neutro Só se torna perigoso quando nossa atitude consciente é irremediavelmente errada. Na medida em que reprimi-lo, seu perigo aumenta."
--- Carl Jung
"Auto-reflexão, ou - o que vem à mesma coisa - o desejo de individuação, reúne-se o que é espalhado e multifarioso e exalta-o ao original daquele, o homem primordial. Desta forma, nossa existência como seres separados, nossa antiga natureza ego, é abolida, o círculo de consciência é ampliado, e porque os paradoxos foram feitos conscientes, as fontes de conflito estão secas."
--- Carl Jung
"Psicanálise não pode ser considerada um método de educação se pela educação queremos dizer a arte de topiary de recorte uma árvore em uma bela forma artificial. Mas aqueles que têm uma maior concepção de educação prementarão a maioria do método de cultivar uma árvore, de modo que cumpre a perfeição suas próprias condições naturais de crescimento."
--- Carl Jung
"O fato de a astrologia, no entanto, produz resultados válidos Que não são as posições aparentes das estrelas que funcionam, mas sim os tempos medidos ou determinados por posições estelares arbitrariamente chamadas. O tempo, portanto, prova ser uma corrente de energia cheia de qualidades e não, como nossa filosofia teria, um conceito abstrato ou pré-condição do conhecimento."
--- Carl Jung
"Mas o que ele fará quando ele vê apenas claramente por que seu paciente está doente; Quando ele vê que surge de não ter amor, mas apenas sexualidade; sem fé, porque ele tem medo de tatear no escuro; Sem esperança, porque ele é desiludido pelo mundo e pela vida; E não há compreensão, porque ele não conseguiu ler o significado de sua própria existência?"
--- Carl Jung
"A imagem primordial, ou arquétipo, é uma figura - seja um daemon, um ser humano ou um processo - que constantemente recurs no decorrer da história e aparece onde quer que a fantasia criativa seja expressa livremente. Essencialmente, portanto, é uma figura mitológica. . . . Em cada uma dessas imagens há um pequeno pedaço de psicologia humana e destino humano, um remanescente das alegrias e tristezas que foram repetidas vezes inúmeras em nossa história ancestral. . . ."
--- Carl Jung
"O único importante é seguir a natureza. Um tigre deve ser um bom tigre; uma árvore, uma boa árvore. Então as pessoas devem ser pessoas. Mas para saber o que as pessoas são, é preciso seguir a natureza e ir sozinha, admitindo a importância do inesperado. Ainda assim, nada é possível sem amor. . . . Pois o amor coloca um de um humor para arriscar tudo, e não retiver elementos importantes."
--- Carl Jung
"O psicoterapeuta aprende pouco ou nada de seus sucessos. Eles principalmente confirmam ele a seus erros, enquanto seus fracassos, por outro lado, são experiências inestimáveis que não apenas abrem o caminho para uma verdade mais profunda, mas forçam-no a mudar seus pontos de vista e métodos."
--- Carl Jung
"Eu vi que tudo, todos os caminhos que eu tinha seguido, todos os passos que fiz, estavam levando de volta a um único ponto - ou seja, , para o ponto médio. Tornou-se cada vez mais simples para mim que a mandala é o centro. É o expoente de todos os caminhos. É o caminho para o centro, para individuação. Eu sabia que em encontrar a mandala como uma expressão do eu eu tinha alcançado o que era para mim o último."
--- Carl Jung