Frases de "Erich Fromm" sobre "RAZãO"
"Respeito não é fe ar e admiração; É ... [é] a capacidade de ver uma pessoa como ele é, estar ciente de sua individualidade única. Respeito, assim, implica a ausência de exploração. Eu quero que a pessoa amada crescesse e se desdobrasse por sua própria causa, e de maneira própria, e não com o propósito de me servir."
--- Erich Fromm
"Nossa cultura é baseada no apetite para comprar, sobre a ideia de uma troca mutuamente favorável. .... para o homem uma garota atraente - e para a mulher um homem atraente - são os prêmios que eles são depois. "Atraente" geralmente significa um pacote agradável de qualidades que são populares e procurados no mercado de personalidades. O que especificamente faz uma pessoa atraente depende da moda do tempo, fisicamente e mentalmente. ... Duas pessoas se apaixonam quando sentem que encontraram o melhor objeto disponível no mercado, considerando as limitações de seus próprios valores de troca."
--- Erich Fromm
"As duas teorias críticas mais longe no início da última fase da sociedade industrial eram as de Marx e Freud. Marx mostrou os poderes em movimento e os conflitos no processo social-histórico. Freud visando a descoberta crítica dos conflitos internos. Ambos funcionaram para a libertação do homem, embora o conceito de Marx fosse mais abrangente e menos time do que o Freud's."
--- Erich Fromm
"Nossa sociedade ocidental contemporânea, apesar de seu progresso material, intelectual e político, é cada vez mais justo para a saúde mental, e tende a minar a segurança interior, a felicidade, a razão e a capacidade de amor no indivíduo; Tende a transformá-lo em um autômato que paga por seu fracasso humano com o aumento da doença mental, e com desespero escondido sob um carro frenético para o trabalho e assim chamado prazer."
--- Erich Fromm
"O capitalismo moderno precisa dos homens que cooperam suavemente e em grande número; quem quer consumir mais e mais; e cujos gostos são padronizados e podem ser facilmente influenciados e antecipados. Precisa de homens que se sintam livres e independentes, não sujeitos a qualquer autoridade ou princípio ou consciência ... mas dispostos a ser ordenados, para fazer o que se espera deles, para se encaixar na máquina social sem atrito; Quem pode ser guiado sem força, liderado sem líderes, solicitado sem o objetivo - exceto o único a fazer o bem, para estar em movimento, funcionar, para ir em frente."
--- Erich Fromm
"... Apesar do desejo profundo para o amor, quase tudo o mais é considerado mais importante que o amor: sucesso, prestígio, dinheiro, poder - quase toda a nossa energia é usado para a aprendizagem de como alcançar esses objetivos, e quase ninguém a aprender a arte de amar. Poderia ser que apenas essas coisas sejam consideradas dignas de serem aprendidas com a qual se pode ganhar dinheiro ou prestígio, e que o amor, que "só" lucra com a alma, mas é lucrativo no sentido moderno, é um luxo que não temos o direito de gastar energia?"
--- Erich Fromm
"O fato de que milhões de pessoas compartilharem os mesmos vícios não fazem essas virtudes vícios, o fato de que eles compartilham tantos erros não fazem os erros serem verdades, e o fato de que milhões de pessoas compartilham a mesma forma de A patologia mental não torna essas pessoas serem."
--- Erich Fromm
"Muitos psiquiatras e psicólogos se recusam a entreter a ideia de que a sociedade como um todo pode estar faltando em sanidade. Eles sustentam que o problema da saúde mental em uma sociedade é apenas o do número de indivíduos "não ajustados", e não de um possível unadjuste da própria cultura."
--- Erich Fromm
"Uma sociedade cujo Os princípios são aquisição, lucro e propriedade produzem um caráter social orientado por aí, e uma vez estabelecido o padrão dominante, ninguém quer ser um estranho, ou de fato um pária; Para evitar esse risco, todos se adapta à maioria, que têm em comum apenas seu antagonismo mútuo."
--- Erich Fromm
"A pessoa sádica é tão dependente da pessoa submissa quanto a última é do primeiro; nem pode viver sem o outro. A diferença é apenas que a pessoa sádica comanda, explora, dói, humilés e que a pessoa masoquista é ordenada, explorada, ferida, humilhada. Esta é uma diferença considerável em um sentido realista; Em um sentido emocional mais profundo, a diferença não é tão grande como aquela que ambos têm em comum: fusão sem integridade."
--- Erich Fromm
"O narcisista, o dominador, a mulher possessiva pode ter sucesso em ser uma mãe "amorosa" enquanto a criança é pequena. Apenas a mulher realmente amorosa, a mulher mais feliz em dar do que em tomar, que está firmemente enraizada em sua própria existência, pode ser uma mãe amorosa quando a criança está no processo de separação."
--- Erich Fromm
"Pode se ter amor? Se pudéssemos, o amor precisaria ser uma coisa, uma substância que se pode ter, possuir, possuir. A verdade é que não há amor. O amor é uma abstração, talvez uma deusa ou um ser alienígena, embora ninguém tenha visto essa deusa. Na realidade, existe apenas o ato de amar. Amar é uma atividade produtiva. Isso implica cuidar, conhecer, responder, afirmar, desfrutando: a pessoa, a árvore, a pintura, a ideia. Significa trazer à vida, aumentando sua / sua vivacidade. É um processo, auto-renovação e auto-crescente."
--- Erich Fromm
". . . Liberdade para criar e construir, imaginar e se aventurar. Essa liberdade requer que o indivíduo seja ativo e responsável, não um escravo ou uma engrenagem bem alimentada na máquina. . . Não é suficiente que os homens não sejam escravos; Se as condições sociais ainda mais a existência de autômatos, o resultado não será amor da vida, mas amor da morte."
--- Erich Fromm
"Estamos confrontados com a possibilidade de uma guerra de tal destruição de que toda a existência de nossa nação e do mundo inteiro está em jogo. E, no entanto, as pessoas sabem - as pessoas lêem nos jornais, as pessoas lêem isso no primeiro ataque, cem milhões de americanos podem ser mortos. E, no entanto, eles falam sobre isso como se estivessem falando de algo errado com o carburador do carro, talvez."
--- Erich Fromm
"Se começarmos a dizer: "Bem, talvez possamos lidar melhor com os russos se também nos transformarmos em um Sociedade Gerenciada, se nós, como alguém colocá-lo no outro dia, treinar nossos soldados para ser como os turcos, que lutaram tão bravamente na Coréia, se estamos dispostos a mudar todo o nosso modo de vida por causa do chamado " sobrevivência, "então acho que fazemos exatamente aquilo que ameaça nossa sobrevivência."
--- Erich Fromm
"Existe um prazer criativo, que, por exemplo, o artesão na Idade Média, ou em um país como o México, ainda hoje tem o prazer de criar algo. Você acha alguns trabalhadores qualificados que ainda têm esse prazer: talvez em uma fábrica de aço; Talvez um trabalhador que trabalhe com uma máquina complicada - ele tem uma sensação de que ele está criando alguma coisa."
--- Erich Fromm
"A condição principal para a realização do amor é a superação do narcisismo. A orientação narcisista é aquela em que se experimenta apenas real que existe dentro de si mesmo, enquanto os fenômenos do mundo exterior não têm realidade em si mesmos, mas são experientes apenas do ponto de vista de ser útil ou perigoso para um. O pólo oposto ao narcisismo é objetividade; É a faculdade de ver outras pessoas e coisas como são, objetivamente, e ser capaz de separar essa imagem objetiva de uma imagem formada por desejos e medos de alguém."
--- Erich Fromm
"O homem hoje é fascinado pela possibilidade de comprar, mais, melhor, e especialmente coisas novas. Ele é consumo com fome ... Para comprar o último gadget, o mais recente modelo de qualquer coisa que seja No mercado, é o sonho de todo mundo, em comparação com o qual o verdadeiro prazer em uso é bastante secundário. Homem moderno, se o ousado de ser articulado sobre seu conceito do céu, descreveria uma visão que se pareceria com a maior loja de departamentos No mundo."
--- Erich Fromm
"O homem reprime as paixões irracionais da destrutividade, ódio, inveja, vingança; Ele adora poder, dinheiro, o estado soberano, a nação; Enquanto ele paga serviço de lábio aos ensinamentos dos grandes líderes espirituais da raça humana, os de Buda, os profetas, Sócrates, Jesus, Mohammed - ele transformou esses ensinamentos em uma selva de superstição e culto idol. Como a humanidade pode se proteger de se destruir por essa discrepância entre a supermaturidade técnica intelectual e o atraso emocional?"
--- Erich Fromm
"Acredito que o amor é a principal chave para abrir as portas do "crescimento" do homem. Amor e união com alguém ou algo fora de si mesmo, união que permite colocar-se em relação aos outros, sentir um com os outros, sem limitar a sensação de integridade e independência. O amor é uma orientação produtiva para a qual é essencial que haja presente ao mesmo tempo: preocupação, responsabilidade e respeito e conhecimento do objeto da União."
--- Erich Fromm
"A religião organizada está em substância uma mistificação, um meio de esconder a maldade do sistema social. Se os princípios cristãos de amor, igualdade e liberdade eram realmente praticados em vez de apenas pregados, não haveria necessidade de uma instituição especial (a igreja) cuidar desses princípios."
--- Erich Fromm
"Razão é o corpo docente do homem por agarrar o mundo pelo pensamento, em contradição à inteligência, que é a capacidade do homem de manipular o mundo com a ajuda do pensamento. Razão é o instrumento do homem para chegar à verdade, a inteligência é o instrumento do homem para manipular o mundo com mais sucesso; O primeiro é essencialmente humano, este último pertence à parte animal do homem."
--- Erich Fromm
"Toda a grande arte é por sua própria essência em conflito com a sociedade com a qual existe. Ele expressa a verdade sobre a existência, independentemente de essa verdade serve ou impede a finalidade de sobrevivência de uma determinada sociedade. Toda a grande arte é revolucionária porque toca a realidade do homem e questiona a realidade das várias formas transitórias da sociedade humana."
--- Erich Fromm
"Se alguém admitir que a influência do mundo exterior é essencialmente benéfico, a falta de tal influência durante o sono tenderia a diminuir o valor da nossa atividade de sonho tão Para torná-lo inferior à atividade mental que ocorre quando estamos acordados, quando estamos expostos a essas influências benéficas da realidade circundante. Mas como alguém pode dizer que a influência da realidade é exclusivamente benéfica. Não poderia ser também prejudicial, e poderia sua ausência não dar acesso a qualidades superiores àquelas que temos quando acordadas?"
--- Erich Fromm
"[Sigmund Freud] torna a interpretação dos sonhos extremamente simples: lida com substância com a descoberta de que desejos inconscientes, distorcidos, mas reconhecíveis, são esconderam-se no sonho. Em vez disso, para mim, o sonho é uma mistura de pensamentos e sensações que o homem tem quando ele está dormindo, um estado mental relativamente protegido do ruído constante que a sociedade faz."
--- Erich Fromm