Frases de Gaston Bachelard
Mais citações e provérbios de Gaston Bachelard sobre:
Pensamento ,
Solidão ,
Homens ,
Pessoas ,
IFS ,
Mundo ,
Mente ,
Caminho ,
Sabe ,
Acreditar ,
Razão ,
Caminho ,
A vida é ,
Alma ,
Coração ,
Crianças ,
Quer ,
Quer dizer ,
Inspiration ,
Sentimentos ,
Amor ,
Dando ,
Sentimentos ,
Criança interior ,
Às vezes ,
"Eu sou um sonhador de palavras, de palavras escritas. Eu acho que estou lendo; Uma palavra me pára. Eu deixo a página. As sílabas da palavra começam a se movimentar. Acentos forçados começam a inverter. A palavra abandona seu significado como uma sobrecarga que é muito pesada e impede sonhar. Então as palavras assumem outros significados como se tivessem o direito de serem jovens. E as palavras vagarem, olhando nos cantos e recantos de vocabulário para nova empresa, empresa ruim."
--- Gaston Bachelard
"Às vezes a casa do futuro é melhor construída, mais leve e maior do que todas as casas do passado, de modo que a imagem da casa dos sonhos se opõe à da infância casa. No final da vida, com coragem indomável, continuamos a dizer que vamos fazer o que ainda não fizemos: vamos construir uma casa. Esta casa de sonho pode ser apenas um sonho de propriedade, a personificação de tudo que é considerado conveniente, confortável, saudável, sólido, desejável, por outras pessoas. Deve, portanto, satisfazer o orgulho e a razão, dois termos irreconciliáveis."
--- Gaston Bachelard
"Claro, graças à casa, muitas de nossas memórias estão alojadas, e se a casa é um pouco elaborada, se tiver uma adega e Um garret, cantos e corredores, nossas memórias têm refúgios que são todos os mais claramente delineados. Todas as nossas vidas voltamos para eles em nossos devaneios. Um psicanalista deve, portanto, virar sua atenção para essa localização simples de nossas memórias. Gostaria de dar o nome da Tooanálise a este auxiliar da possicaranálise. Topoanálise, então seria o estudo psicológico sistemático dos locais de nossas vidas íntimas."
--- Gaston Bachelard
"Aqui estamos no núcleo da tese que desejamos Defenda-se no presente ensaio: O devaneio está sob o sinal da Anima. Quando o devaneio é verdadeiramente profundo, o ser que vem a sonhar dentro de nós é a nossa anima. Para um filósofo que assume sua inspiração da fenomenologia, um devaneio sobre o devanismo é exatamente uma fenomenologia da anima, e é coordenando o devaneio sobre o devaneio que ele espera constituir uma "poética do devaneio". Em outras palavras, a poética do devaneio é uma poética da anima."
--- Gaston Bachelard
"Muitas vezes, confesso, o caixa dos sonhos me aborrece. Seu sonho poderia me interessar se fosse francamente trabalhado. Mas ouvir um conto glorioso de sua insanidade! Eu ainda não esclareci, psicanaliticamente, este tédio durante o considerando dos sonhos de outras pessoas. Talvez tivesse mantido a rigidez de um racionalista. Eu não sigo o conto de incoerência justificada docilely. Eu sempre suspeito que parte das estupidas que estão sendo recontadas são inventadas."
--- Gaston Bachelard
"Para sonhar até agora, é o suficiente para ler? Não é necessário escrever? Escreva como em nosso passado estudante, naqueles dias em que, como Bonnoure diz, as cartas escreviam-se um por um, seja em sua gibbosity ou então em sua elegância pretensiosa? Naqueles dias, a ortografia era um drama, nosso drama da cultura no trabalho no interior de uma palavra."
--- Gaston Bachelard