Frases de "Jacques Monod" sobre "TERMODINâMICA"
"A variante biológica fundamental é DNA. É por isso que a definição de gene da Mendel como o portador de traço hereditária, sua identificação química por Avery (confirmada por Hershey), e a elucidação por Watson e Crick da base estrutural de sua invasor replicativa, são sem qualquer dúvida o mais importante descobertas já feitas em biologia. Para isso deve ser adicionado a teoria da seleção natural, cuja certeza e a plena significância foram estabelecidos apenas por essas teorias posteriores."
--- Jacques Monod
"Entre todas as ocorrências possíveis no universo a probabilidade a priori de qualquer um deles se encaixa em zero. No entanto, o universo existe; Eventos específicos devem ocorrer nele, a probabilidade de que (antes do evento) foi infinitesimal. No momento, não temos motivos legítimos para afirmar ou negar que a vida saiu, mas um único começo na Terra, e que, como conseqüência, antes de aparecer suas chances de ocorrer estavam ao lado de Nil. ... O destino é escrito simultaneamente com o evento, não antes disso."
--- Jacques Monod
"Há sistemas vivos; Não há nenhuma matéria ". Nenhuma substância, nenhuma molécula única, extraída e isolada de uma vida sendo possuída, própria, as propriedades paradoxais acima mencionadas. Eles estão presentes apenas nos sistemas vivos; isto é, em nenhum lugar abaixo do nível da célula."
--- Jacques Monod
"Chance sozinho está na fonte de todos os innovaton, de toda a criação na biosfera. Chance pura, apenas chance, absoluta, mas cega, está na raiz do prodigioso edifício que é a evolução ... hoje é a única hipótese concebível, a única que são quadrados com fato observado e testado. Afirmando a vida começou pela colisão da chance de partículas de ácido nucleico na "sopa prebiótica"."
--- Jacques Monod
"Armado com todos os poderes, desfrutando de toda a riqueza que deve à ciência, nossas sociedades ainda estão tentando praticar e ensinar sistemas de valores já destruídos nas raízes por essa própria ciência. O homem sabe por último que ele está sozinho na imensidão indiferente do universo, de onde ele emergiu por acaso. Seu dever, como seu destino, é escrito em nenhum lugar."
--- Jacques Monod
"Pode-se encontrar a si mesmo começando a duvidar se tudo isso pode ser concebivelmente o produto de uma enorme loteria presidida pela seleção natural, pegando cegamente os raros vencedores De entre os números desenhados a um total aleatório ... No entanto, embora o milagre da vida permaneça "explicado" não nos atinge como menos milagrosa. Como Francois Mauriac escreveu, o que este professor diz é muito mais incrível do que o que os cristãos pobres acreditam."
--- Jacques Monod
"O futuro da humanidade será decidido dentro das próximas duas gerações, e há dois requisitos absolutos: devemos visar uma sociedade estável [com crescimento populacional limitado] e a destruição de estoques nucleares. ... caso contrário, não vejo como podemos sobreviver muito mais tarde do que 2050."
--- Jacques Monod
"Biologia ocupa uma posição entre as ciências ao mesmo tempo marginal e central . Marginal porque - o mundo vivo constituindo, mas uma parte minúscula e muito "especial" do universo - não parece provável que o estudo dos seres vivos despreuma leis gerais aplicáveis fora da biosfera. Mas se o objetivo final de toda a ciência for de fato, como acredito, para esclarecer o relacionamento do homem com o universo, então a biologia deve ser concedida uma posição central. . ."
--- Jacques Monod
"Evolução na biosfera é, portanto, um processo necessariamente irreversível definindo uma direção no tempo; Uma direção que é a mesma que enjoada pela lei da entropia crescente, ou seja, a segunda lei da termodinâmica. Isso é muito mais do que uma mera comparação: a segunda lei é fundada em considerações idênticas àquelas que estabelecem a irreversibilidade da evolução. De fato, é legítimo ver a irreversibilidade da evolução como uma expressão da segunda lei na biosfera."
--- Jacques Monod
"Um dos grandes problemas de Filosofia, é a relação entre o reino do conhecimento e o reino dos valores. Conhecimento é o que é; valores são o que deveria ser. Eu diria que todas as filosofias tradicionais até e incluindo o marxismo tentaram derivar o "deve" do "é". Meu ponto de vista é que isso é impossível, isso é uma farsa."
--- Jacques Monod
"Ainda hoje muitas mentes distintas parecem incapazes de aceitar ou mesmo para entender isso de uma fonte de ruído Seleção natural sozinha e sem ajuda poderia ter desenhado toda a música da biosfera. Na verdade, a seleção natural opera sobre os produtos de chance e pode alimentar em nenhum outro lugar; Mas opera em um domínio de condições muito exigentes, e desta chance de domínio é barrada. Não é a chance, mas a estas condições que a Eveluta deve ser geralmente progressiva Cource, suas sucessivas conquistas, e a impressionância que dá de um desdobramento suave e constante."
--- Jacques Monod
"As sociedades modernas aceitaram os tesouros e o poder ofereceu-os pela ciência. Mas eles não aceitaram - eles dificilmente têm ouvido - sua mensagem profundora: a definição de uma nova e única fonte de verdade, e a demanda por uma revisão completa de premissas éticas, para uma pausa completa com a tradição animista, o abandono definitivo do "aliamento antigo", a necessidade de forjar uma nova. Armado com todos os poderes, desfrutando de todas as riquezas que devem à ciência, nossas sociedades ainda estão tentando viver e ensinar sistemas de valores já explodiram na raiz pela própria ciência."
--- Jacques Monod
"... A atitude científica implica o que eu chamo de postular da objetividade - isto é, o postule fundamental que não há plano, que não há intenção no universo. Agora, isso é basicamente incompatível com praticamente todos os sistemas religiosos ou metafísicos, tudo o que tentam mostrar que há algum tipo de harmonia entre o homem e o universo e aquele homem é previsível por produto, se não indispensável - da evolução da O universo."
--- Jacques Monod
"Outro aspecto curioso da teoria da evolução é que todo mundo acha que ele entende. Eu quero dizer filósofos, cientistas sociais e assim por diante. Embora, na verdade, muito poucas pessoas entendem, na verdade, como se levanta, mesmo quando Darwin expressou, e ainda menos como agora podemos entendê-lo em biologia."
--- Jacques Monod