Frases de "Jean Dubuffet" sobre "HUMANOS"
"Não há arte sem intoxicação. Mas eu quero dizer uma intoxicação louca! Que Razão Teeter! Delírio! O mais alto grau de delírio! Mergulhou na demência em chamas! A arte é a orgia mais arrebatadora dentro do alcance do homem. A arte deve fazer você rir um pouco e fazer um pouco de medo. Qualquer coisa, desde que não fique."
--- Jean Dubuffet

"Com relação ao uso desse material colorido cintilante (asas de borboleta em torno de 1955, FH) - as partes constituintes das quais permanecem indistinguíveis - com o objetivo de produzir um efeito muito vívido da cintilação, percebi que, para mim, isso responde às necessidades da mesma ordem que aqueles que anteriormente me levaram, em muitos desenhos e pinturas, para organizar minhas linhas e manchas de cor para que os objetos representado se fundiria em tudo ao seu redor, de modo que o resultado seria uma espécie de sopa contínua e universal com um sabor intensivo da vida."
--- Jean Dubuffet

"O que parece interessante para mim é reproduzir na representação figurativa de um objeto todo Sistema complexo de impressões recebemos no curso normal da vida cotidiana, a maneira como isso afeta nossos sentimentos e a forma que leva em nossa memória; E é para isso que sempre me aplicei."
--- Jean Dubuffet

"Eu associei (a palavra 'hourloupe', como título de sua maior série de trabalho que ele fez exclusivamente de 1962 a 1974, FH) por Assonance com 'Hurler' (gritar), Hululer (para Howl), Loup, (Lobo), 'Riquet à la Houppe' e o título do livro de Maupassant 'Le Horla', inspirado pela distração mental."
--- Jean Dubuffet

"Eu quero que minha rua seja louca, eu quero minhas avenidas, lojas e edifícios, para entrar em uma dança louca, e é por isso que é por isso Eu deformamos e distorço seus contornos e cores. No entanto, eu sempre encontrei a mesma dificuldade, que, se todos os elementos fossem um por um deformado e distorcido excessivamente, se no final nada permanecesse de seus contornos reais, eu teria efetivado totalmente a localização que pretendia sugerir, que queria transformar."
--- Jean Dubuffet

"Eu tinha desistido (por volta de 1950, fh) qualquer ambição de fazer uma carreira como artista .... Eu perdi todos os juros no A arte mostrada em galerias e museus, e eu já não aspirei a se encaixar nesse mundo. Eu amei as pinturas feitas por crianças, e meu único desejo era fazer o mesmo para o meu próprio prazer."
--- Jean Dubuffet

"Uma obra de arte é apenas de interesse, na minha opinião, quando é uma projeção imediata e direta do que está acontecendo na profundidade da pessoa é .. .. é minha crença de que Somente nesta arte Brut podemos encontrar os processos naturais e normais de criação artística em seu estado puro e elementar."
--- Jean Dubuffet

"Eu não vejo de que maneira o rosto de um homem deve ser uma paisagem menos interessante do que qualquer outra. Um homem, a pessoa física de um homem, é um mundo pequeno, como qualquer outro país, com suas cidades, e subúrbios ... como uma regra O que é necessário em um retrato é uma grande quantidade de geral, e muito Pouco do particular."
--- Jean Dubuffet

"Em nome do que - exceto talvez o coeficiente de raridade - o homem se adapta com colares de conchas e não as teias de aranha, com raposa e não raposa e não fox entranhas? Em nome do que não sei. Não sujeira, lixo e sujeira, que são companheiros de homem durante toda a sua vida, merecem ser mais caros para ele e não é servindo-o bem para lembrá-lo de sua beleza?"
--- Jean Dubuffet

"Eu sempre dirigi minhas tentativas Na representação figurativa de objetos por meio de pinceladas resumidas e não muito descritivas, divergindo muito das medidas objetivas reais das coisas, e isso levou muitas pessoas a falar sobre desenho infantil ..Esta posição de vê-los (os objetos) sem olhar demais, sem focar mais atenção neles do que qualquer homem comum, em vida normal,"
--- Jean Dubuffet

"Uma grande quantidade de prazer, e ainda me sinto nostálgico sobre isso. No entanto, senti que me levou a viver em um mundo paralelo de pura invenção, fechada dentro da minha solidão. Naturalmente, era precisamente para esse propósito que foi feito e foi por isso que eu tive prazer nisso, mas eu queria recuperar o corpo e as raízes."
--- Jean Dubuffet

"As coisas que realmente amamos, as coisas formando a base e as raízes Nosso ser, geralmente são coisas que nunca olhamos. Um enorme pedaço de carpetes, as planícies vazias e nuas, silenciosos e ininterruptos, com nada para alterar a homogeneidade de sua continuidade. Eu amo mundos largos e homogêneos, desenterados, ilimitados como o mar, como altas neves, desertos e estepes."
--- Jean Dubuffet
