Frases de "Jean-Paul Sartre" sobre "MENTE"
"Pode perguntar por que o eu tenho que aparecer no cogito {descarts 'argumento "Eu acho que, portanto, eu sou.}, Desde o cogito, se é usado com razão, é a consciência de consciência pura, não direcionada a qualquer fato ou ação. Na verdade, o eu não é necessário aqui, já que nunca é unido diretamente à consciência. Pode-se até imaginar uma consciência pura e autoconsciente que se pensa em si mesma como espontaneidade impessoal."
--- Jean-Paul Sartre
"Então se trata disso; Não precisa descansar. Por que se preocupar com o sono se não estiver com sono? Isso significa razão, não é? Espere um minuto, há um obstáculo em algum lugar; algo desagradável. Por que, agora, deveria ser desagradável? ... ah, vejo; É a vida sem uma pausa."
--- Jean-Paul Sartre
"Quanto à praça em Meknes, onde eu costumava ir todos os dias, é ainda mais simples: eu não vejo mais nada. Tudo o que resta é a sensação vaga de que era encantador, e estas cinco palavras que são indivisíveis unidas: uma encantadora praça em Meknes. Eu não vejo mais nada: eu posso procurar no passado em vão, eu só posso encontrar esses pedaços de imagens e não tenho certeza do que eles representam, sejam eles memórias ou apenas ficção."
--- Jean-Paul Sartre
"Eu acho que há uma enorme diferença entre falar e escrever. Um releads o que se escreve. Mas pode-se ler devagar ou rapidamente. Em outras palavras, você não sabe quanto tempo você terá que gastar deliberando sobre uma frase. ... mas se eu ouvir um gravador, o tempo de escuta é determinado pela velocidade em que a fita vira e não por minhas próprias necessidades."
--- Jean-Paul Sartre
"Havia dias em que você olhou em si mesmo, em Os lugares secretos do seu coração, e o que você viu lá fez você desmaiar de horror. E então, no dia seguinte, você não sabia o que fazer, você não podia interpretar o horror que vislumbrou o dia anterior. Sim, você sabe quais custos malignos."
--- Jean-Paul Sartre
"Mas [seu crime] estará lá, cem vezes negado, sempre lá, arrastando-se atrás de você. Então você finalmente saberá que tenha cometido sua vida com um lançamento do dado, de uma vez por todas, e não há nada que você possa fazer, mas puxe nosso crime até a sua morte. Tal é a lei, justa e injusta, de arrependimento. Então veremos o que se tornará do seu jovem orgulho."
--- Jean-Paul Sartre
"Há fotógrafos que empurram para a guerra porque fazem histórias. Eles procuram por um chinês que tem mais chinês são do que os outros e eles acabam encontrando um. Eles têm ele tendo uma pose tipicamente chinesa e cercam-no com chinoseries. O que eles capturaram no filme? Um chinês? Definitivamente não: a ideia dos chineses."
--- Jean-Paul Sartre
"Em querer liberdade descobrimos que depende inteiramente da liberdade dos outros, e que a liberdade dos outros depende da nossa. . . Eu sou obrigado a querer que os outros tenham liberdade ao mesmo tempo que eu quero minha própria liberdade. Eu posso tomar liberdade como meu objetivo apenas se eu levar o dos outros como um objetivo também."
--- Jean-Paul Sartre
"Deus está morto. Não vamos entender por isso que ele não existe ou mesmo que ele não exista mais. Ele está morto. Ele falou conosco e é silencioso. Nós não temos mais nada além de seu cadáver. Talvez ele saísse do mundo, em outro lugar como a alma de um homem morto. Talvez ele fosse apenas um sonho ... Deus está morto."
--- Jean-Paul Sartre
"Eu devo estar sem remorso ou arrependimentos como estou sem desculpa; para do instante do meu upsurge em ser, eu carrego o peso do mundo sozinho sem ajuda, engajado em um mundo para o qual eu suporta toda a responsabilidade sem ser capaz, o que eu faço, para me afastar dessa responsabilidade por Um instante."
--- Jean-Paul Sartre
"Sabe o quanto eu admiro Che Guevara. De fato, acredito que o homem não era apenas um ser intelectual, mas também o ser humano mais completo da nossa idade: como um lutador e como homem, como teórico que foi capaz de promover a causa da revolução, desenhando suas teorias de sua Experiência pessoal em batalha."
--- Jean-Paul Sartre
"Seria muito melhor se eu pudesse parar de pensar. Pensamentos são as coisas mais importantes. Donzer que carne. Eles se estendem e não há fim para eles e deixam um gosto engraçado na boca. Depois, há palavras, dentro dos pensamentos, palavras inacabadas, uma sentença esboçada que constantemente retorna ... vai, vai ... e não há fim para isso. É pior que o resto porque me sinto responsável e tenho cumplicidade nele. Por exemplo, esse tipo de ruminação dolorosa: eu existo, sou aquele que o mantém. I."
--- Jean-Paul Sartre
"1074786 Eu quero é '- e ele proferiu as palavras finais através de dentes cerrados e com uma espécie de vergonha -' para manter minha liberdade. ' Eu deveria ter pensado: 'disse Jacques', que a liberdade consistia em confrontar francamente em que se inscreveu deliberadamente, e aceitando todas as responsabilidades de alguém. Mas isso, sem dúvida, não é sua opinião."
--- Jean-Paul Sartre
"Mas para mim não há nenhuma segunda-feira Nem domingo: há dias que passam em desordem, e então, relâmpago repentino como este. Nada mudou e ainda tudo é diferente. Eu não posso descrever, é como a náusea e, no entanto, é apenas o oposto: finalmente uma aventura acontece comigo e quando eu questiono eu vejo que isso acontece que eu sou eu mesmo e que estou aqui; Eu sou aquele que se divide da noite, estou tão feliz quanto o herói de um romance."
--- Jean-Paul Sartre
"Aquele que faz uma pergunta é um tolo por um minuto; Aquele que não permanece um tolo para sempre. Quando você percebe que, mudando sua perspectiva, grandes coisas podem ser vistas como pequenas coisas, torna-se muito mais difícil se preocupar com qualquer coisa. O compromisso é um ato, não uma palavra."
--- Jean-Paul Sartre