Frases de "Nawal El Saadawi" sobre "SALTO ALTO"
"Lar para mim é o mundo porque meus livros foram traduzidos em mais de 30 idiomas. As pessoas sentem que me conhecem e no minuto em que falam sobre minha vida ou livros que sinto em casa. Casa é onde você é apreciado, seguro e protegido, criativo, e onde você é amado - não onde você é colocado na prisão."
--- Nawal El Saadawi
"Não há uma revolução que conseguiu em alguns meses. Leva anos, até décadas, para cumprir seus objetivos. Estou muito esperançoso porque confio na revolução e sinto que ninguém pode conquistar uma nação que decidiu ser unida e lutar, e decidimos lutar. A revolução está lá, dentro dos egípcios pelos milhões."
--- Nawal El Saadawi
"Algo que eu tentei segurar, para tocar se apenas por um momento, mas escorregou de mim como o ar, como uma ilusão, ou um sonho que flutua e está perdido. Eu chorei no meu sono como se fosse algo que eu estava perdendo agora; Uma perda que eu estava experimentando pela primeira vez, e não algo que eu tinha perdido há muito tempo."
--- Nawal El Saadawi
"Quando estou no Egito, sou telefonado porque estou listado no diretório médico em "Saúde Mental e Psiquiatria". E, claro, vejo muito poucas pessoas, porque dou muito mais tempo para escrever. Então não posso dizer que eu realmente parei de remédio, mas eu pratico medicina - ou psiquiatria - de uma maneira muito diferente. De maneira artística!"
--- Nawal El Saadawi
"A prostituição significa que a relação sexual entre um homem e uma mulher visam satisfazer as necessidades econômicas sexuais do homem e da mulher. É óbvio que as necessidades sexuais, mesmo em um sistema dominado por homens, não são tão urgentes e importantes quanto as necessidades econômicas que, se não satisfeitas, levam a doença e morte. No entanto, a sociedade considera a necessidade econômica da mulher tão menos vital do que o homem sexual."
--- Nawal El Saadawi
"Democracia não é apenas liberdade de criticar o governo ou chefe de Estado, ou para realizar eleições parlamentares. A verdadeira democracia obtém apenas quando as pessoas - mulheres, homens, jovens, crianças - têm a capacidade de mudar o sistema de capitalismo industrial que os oprimiu desde os primeiros dias da escravidão: um sistema baseado em divisão de classe, patriarcal e militar , um sistema hierárquico que subjuga as pessoas apenas porque nascem pobres, ou mulheres ou pele escuras."
--- Nawal El Saadawi
"Entrevistador: O que você diria a uma mulher neste país que assume que ela não é mais oprimida, que acredita que a libertação das mulheres foi alcançada? El Saadawi: Bem, eu acho que ela é cega. Como muitas pessoas que são cegas para problemas de gênero, para problemas de classe, para problemas internacionais. Ela é cega para o que está acontecendo com ela."
--- Nawal El Saadawi
"As mulheres estão sofrendo porque estão sendo excluídas. O Alto Conselho Militar excluiu mulheres do Comitê para mudar a Constituição [do Egito]. Não podemos ser libertados como mulheres em uma sociedade construída sobre opressão de classe ou opressão de gênero ou opressão religiosa."
--- Nawal El Saadawi
"As partes em que eu elaborei na vida sexual do médico, a vida pessoal, sua relação com os homens [em memórias de um médico] . Tudo isso. Eles deixaram apenas algumas partes muito, muito minutos. E também o elemento político, o político nele. Então, eles cortam peças que, para minha mente, eram muito importantes."
--- Nawal El Saadawi
"A profissão médica [no Egito] também é muito comercial . A saúde não é dada aos pobres. Você sabe, se você tem dinheiro, você tem cuidados médicos; Se você não fizer, então você está em apuros. Eu não estava pronto para construir minha segurança econômica sobre as doenças das pessoas, no sofrimento, especialmente de mulheres e crianças. Então, de certa forma, me rebeli contra isso."
--- Nawal El Saadawi
"Assim, após um período de cerca de dois mil anos o maior crime tornou-se adore um deus que não seja o deus de Moisés, enquanto a injustiça se tornou um pecado menor. Comecei a me perguntar como essa mudança aconteceu. Foi ligado a uma nova ordem em que as deusas femininas haviam sido substituídas por um deus masculino?"
--- Nawal El Saadawi
"As mulheres estavam em toda a revolução. As mulheres participaram dela, e muitas mulheres foram mortas. Então nós tivemos o direito de falar e ganhar mais direitos, mas o que aconteceu foi que havia uma reação. Por quê? Porque temos os salafistas, irmãos muçulmanos, grupos religiosos."
--- Nawal El Saadawi
"Os salafists estão tentando abortar a revolução e torná-lo religioso, embora a revolução tenha iniciado secular. Não havia um único slogan islâmico. Era homens e mulheres seculares e, de fato, eles foram unificados. Agora eles querem dividir a revolução, e a religião é uma arma muito forte."
--- Nawal El Saadawi
"No entanto, não por um único momento, tenho alguma dúvida sobre minha própria integridade e honra como mulher. Eu sabia que minha profissão tinha sido inventada por homens, e que os homens estavam no controle de nossos mundos, o da terra e o do céu. Que os homens forçam as mulheres a vender seus corpos a um preço, e que o menor corpo pago é o de uma esposa. Todas as mulheres são prostitutas de um tipo ou outra."
--- Nawal El Saadawi
"Maternidade volta na história para uma época em que um pai não tinha como conhecer seus filhos. A paternidade só ficou conhecida quando a sociedade patriarcal de classe havia estabelecido e imposto casamento monogâmico nas mulheres. A maternidade é como sol e chuva e plantas, uma qualidade e produto da natureza que não requer leis ou sistemas para existir."
--- Nawal El Saadawi
"Aqui a opressão das mulheres é muito sutil. Se tomarmos a circuncisão feminina, a excisão do clitóris, é fisicamente no Egito. Mas aqui é feito psicologicamente e pela educação. Então, mesmo que as mulheres tenham o clitóris, o clitóris foi banido; Foi removido pela teoria freudiana e pela cultura mainstream."
--- Nawal El Saadawi
"O que exigimos não é um retorno formal à tradição e religião, mas uma reinterpretação, de nossa história que pode iluminar o presente e pavimentar o caminho para um futuro melhor. Por exemplo, se nos aprofundarmos profundamente nas antigas civilizações egípcias e africanas, descobriremos os elementos humanísticos que eram predominantes em muitas áreas da vida. As mulheres desfrutaram de um alto estado e direitos, que mais tarde perderam quando a sociedade patriarcal de classe se tornou o sistema social predominante."
--- Nawal El Saadawi