Frases de "Anatole France" sobre "SABE"
"Achamos difícil imaginar para nós mesmos o estado de espírito de um homem de dias mais velhos que acreditavam firmemente que a Terra Era o centro do universo e que todos os corpos celestes giravam em torno dele. Ele podia sentir debaixo de seus pés os writhings do maldito em meio às chamas; Muito provavelmente ele viu com seus próprios olhos e cheirava com suas próprias narinas as fumas sulfurosas do inferno escapando de alguma fissura nas rochas. Olhando para cima, ele vê ... o firmamento incorruptível, em que as estrelas penduradas como tantas lâmpadas."
--- Anatole France
"Desconfiança mesmo a matemática; Assim, tão sublime e altamente aperfeiçoado, temos aqui uma máquina de tal delicadeza, só pode trabalhar in vácuo, e um grão de areia nas rodas é suficiente para colocar tudo fora de equipamento. Um estremecer para pensar em que desastre tal grão de areia pode trazer um cérebro matemático. Lembre-se de Pascal."
--- Anatole France
"Para a vida de um homem se tornaria intolerável, se ele soubesse o que ia acontecer com ele. Ele seria consciente dos futuros males, e sofreria suas agonias com antecedência, enquanto não conseguiria alegria de bênçãos presentes desde que saberia como eles terminariam. A ignorância é a condição necessária da felicidade humana, e tem que ser admitida que, em toda a humanidade, observa bem essa condição. Somos quase inteiramente ignorantes de nós mesmos; absolutamente dos outros. Na ignorância, encontramos nossa felicidade; Em ilusões, nossa felicidade."
--- Anatole France
"Teólogos e filósofos, que fazem deus o criador da natureza e do arquiteto do universo , revele-o a nós como um ser ilógico e desequilibrado. Eles declaram que ele é benevolente porque tem medo dele, mas eles são forçados a admitir a verdade que seus caminhos são viciosos e sem compreensão. Eles atribuem uma malignidade a ele raramente a ser encontrado em qualquer ser humano. E é assim que eles recebem seres humanos para adorá-lo. Para que nossas espécies miseráveis nunca mais saliçam a adoração em um Deus justo e benevolente de quem não tinham nada a temer."
--- Anatole France