Frases de "Andre Gide" sobre "DESIGUALDADE"
"Man! O mais complexo das criaturas, e por esse motivo o mais dependente das criaturas. Em tudo que te formou, você pode depender. Não recue nesta escravidão aparente .... Um devedor para muitos, você paga por suas vantagens pelo mesmo número de dependências. Entender que a independência é uma forma de pobreza; Que muitas coisas reivindicam você, que muitos também reivindicam parentesco com você."
--- Andre Gide
"A alegria de Mozart é feita de serenidade, e uma frase de sua música é como um pensamento calmo; Sua simplicidade é meramente pureza. É uma coisa cristalina em que todas as emoções desempenham um papel, mas como se já se transpassem celestial. A moderação consiste em sentir emoções à medida que os anjos fazem."
--- Andre Gide
"As melhores virtudes podem ficar deformadas com a idade. A mente precisa se torna finicky; o homem parcimonioso, miserável; o homem cauteloso, tímido; O homem de imaginação, fantasioso. Até mesmo a perseverança acaba em uma espécie de estupidez. Assim como, por outro lado, estar disposto a entender muitas opiniões, maneiras diversas demais de ver, a constância é perdida e a mente se irrita em uma figuração inquieta."
--- Andre Gide
"No certeza de que há algo mais para ser lido em um homem. As pessoas não atrevem - não se atrevem a ligar a página. As leis da mimetismo - eu os chamo de leis do medo. As pessoas têm medo de se encontrar sozinhas e não se encontram. Eu odeio este agorafobia moral - é o pior tipo de covardia. Você não pode criar algo sem ficar sozinho. Mas quem está tentando criar aqui? O que parece diferente em si mesmo: essa é a única coisa rara que você possui, a única coisa que dá a cada um de nós dele; E isso é exatamente o que tentamos suprimir. Nós imitamos. E nós reivindicamos amar a vida."
--- Andre Gide
"Nenhum encontro ocorreu naquele dia e fiquei feliz por isso; Eu tirei o meu bolso um pequeno homer Eu não tinha abrido desde que deixei Marselha, releia três linhas da Odisséia, aprendi por coração; Então, encontrar um sustento suficiente em seu ritmo e revelar-se em lazer, fechei o livro e permaneci, tremendo, mais vivo do que pensei ser possível, minha mente entorpecida com felicidade."
--- Andre Gide
"Se a flor não estivesse ligada à sua caule, fugiria na abordagem do homem, como o inseto ou o pássaro; Para o atributo do homem na terra, pelo menos, desde que ele não entenda melhor seu papel, é se preocupar e assustar o que ele não está interessado em domar por fins utilitários. O homem é hábil em maltratar tudo o que ele pode usar"
--- Andre Gide
"A humanidade valoriza suas roupas; Mas não deve crescer a menos que possa libertar-se deles. Desligando o peito da mãe não faz a criança desmamada ingrato. ... se levante nu, valente; faça as bainhas quebrarem; empurre de lado as apostas; Para crescer em linha reta, você não precisa mais do que o impulso da sua seiva e da chamada do sol."
--- Andre Gide
"Para entender não é nada, mas para ser entendido -que é o problema e a fonte de angústia. A alma pulsa e teria o outro sabe - mas não pode e sente isolado. Em seguida, vêm gestos, palavras, explicações desajeitadas e símbolos de material para explosões imponderáveis de sentimento - e a alma desespera."
--- Andre Gide
"Seleção natural não é evolução. No entanto, desde que as duas palavras estiveram em uso comum, a teoria da seleção natural tem sido empregada como uma abreviação conveniente para a teoria da evolução por meio da seleção natural, apresentada por Darwin e Wallace. Isso teve a infelizes que a infelizes que a teoria da própria seleção natural tem quase sempre, se alguma vez recebeu consideração separada."
--- Andre Gide
"Jogue fora meu livro: Você deve entender que representa apenas uma das mil atitudes. Você deve encontrar o seu próprio. Se alguém poderia ter feito alguma coisa, assim como você, não faça isso. Se alguém poderia ter dito alguma coisa, assim como você, não diga isso - ou escreveu algo assim como você, não escreva. Crescer apenas daquilo que você não pode encontrar em lugar algum, mas em si mesmo, e criar de si mesmo, impaciente ou pacientemente, ah! que o mais insubstituível dos seres."
--- Andre Gide