Frases de "Andre Malraux" sobre "PESSOAS"
"No decorrer da história, todos os impérios foram criados com a premeditação, por um esforço muitas vezes sustentado em várias gerações. Cada poder foi romano até certo ponto. Os Estados Unidos são a primeira nação a se tornarem mais poderosos do mundo sem ter procurado ser assim. Sua excepcional energia e organização nunca foram orientadas para conquista."
--- Andre Malraux
"A grande arte cristã não morreu porque todas as formas possíveis foram usadas; morreu porque a fé estava sendo transformada em piedade. Agora, a mesma conquista do mundo exterior que trouxe nosso moderno individualismo, tão diferente da do renascimento, é por meio de relativizar o indivíduo. É claro que é a faculdade de transformação do homem, que começou por uma reflexão do mundo natural, acabou por chamar o próprio homem em questão."
--- Andre Malraux
"Se os pintores modernos se sentirem escritos sobre a aplicação do termo "obra-prima" para descrever um trabalho de importância capital, isso é porque veio para transmitir uma noção de perfeição: uma noção que leva a muita confusão quando aplicada aos artistas que não aqueles que fizeram a perfeição seu ideal."
--- Andre Malraux
"Podemos nos trazer para sentir o que os primeiros espectadores de uma estátua egípcia, ou uma crucificação românica, sentida, faríamos pressa de removê-los do Louvre. É verdade, estamos tentando mais e mais para avaliar os sentimentos desses primeiros espectadores, mas sem esquecer nossos, e podemos ser contentados a mais facilmente com o mero conhecimento do primeiro, sem experimentar, porque tudo o que quiseríamos fazer é colocado esse conhecimento para a obra de arte."
--- Andre Malraux
"Até o Ocidente conheceu a arquitetura do espaço vazio, cujo objeto, por milhares de anos, tem sido menos para construir casas divinas, do que criar lugares sagrados, para aproveitar o mistério e Para mergulhar o homem - seja levantando o pedestal de ciclopano que o rodeia com estrelas, ou esvaziando o santuário que envolve-o na noite assombrada."
--- Andre Malraux
"Nossa resposta característica à estátua mutilada, o bronze se desviou do Terra, é reveladora. Não é que nós preferimos relevos de bases gastos com tempo, ou estatuetas enferrujadas como tal, nem é os vestígios da morte que nos levantam neles, mas as da vida. A mutilação é a cicatriz deixada pela luta com o tempo, e um lembrete de TI - tempo que é tão parte das antigas obras de arte quanto o material que eles são feitos, e empurrados através das fissuras, de um submundo escuro, onde Tudo é ao mesmo tempo caos e determinismo."
--- Andre Malraux