Frases de "Carl Jung" sobre "FEMINILIDADE"
"O homem contemporâneo é cego para o fato de que, com toda a sua racionalidade e eficiência, ele é possuído por "poderes" que estão além de seu controle. Seus deuses e demônios não desapareceram em tudo; Eles meramente têm novos nomes. Eles o mantêm em fugas com inquietação, apreensões vagas, complicações psicológicas, uma necessidade insaciável de pílulas, álcool, tabaco, alimentos - e, acima de tudo, uma grande variedade de neuroses"
--- Carl Jung
"Em trinta anos eu tratei muitos pacientes. Entre todos os meus pacientes na segunda metade da vida, cada um deles ficou doente porque havia perdido o que as religiões vivas de toda idade tinham dado seus seguidores, e nenhum deles era realmente curado quem não recuperou sua perspectiva religiosa."
--- Carl Jung
"Arquétipos assemelham-se às camas de rios: secos porque a água abandonou, embora possa retornar a qualquer momento . Um arquétipo é algo como um curso de água velho ao longo do qual a água da vida fluiu por um tempo, cavando um canal profundo para si mesmo. Quanto mais fluía o mais profundo, o canal, e mais provável é que, mais cedo ou mais tarde, a água retornará."
--- Carl Jung
"Eu sou um órfão, Sozinho: No entanto, eu encontrei em todos os lugares. Eu sou um, mas a mim mesmo. Eu sou juventude e velho ao mesmo tempo. Eu conheci nem pai nem mãe, porque tive que ser buscada do fundo de um peixe, ou caí como uma pedra branca do céu. Em madeiras e montanhas eu vagar, mas estou escondido na alma mais íntima do homem. Eu sou mortal para todos, mas não estou tocado pelo ciclo de Aeons."
--- Carl Jung
"É na natureza dos órgãos políticos sempre ver o mal no grupo oposto, assim como o indivíduo tem um indivíduo Tendência inerradicável para se livrar de tudo o que ele não conhece e não quer saber sobre si mesmo, impensá-lo em outra pessoa. Nada tem um efeito mais diversificado e alienante sobre a sociedade do que essa complacência moral e a falta de responsabilidade, e nada promove a compreensão e a reaproximação mais do que a retirada mútua de projeções."
--- Carl Jung
"Assim como o homem como um ser social, não pode, a longo prazo, não existe um empate à comunidade , então o indivíduo nunca encontrará a justificativa real por sua existência, e sua própria autonomia espiritual e moral, em qualquer lugar, exceto em um princípio extramundano capaz de relativizar a influência dominante dos fatores externos."
--- Carl Jung
"A discussão do problema sexual é apenas um prelúdio um pouco cruel para uma questão muito mais profunda, e essa é a questão da relação psicológica entre os sexos. Em comparação com isso os outros pacientes em insignificância, e com ele, entramos no domínio real da mulher. A psicologia da mulher é fundada no princípio de Eros, o grande fichário e solteiro, enquanto dos tempos antigos o princípio dominante atribuído ao homem é logotipos."
--- Carl Jung
"Com Uma ilusão verdadeiramente trágica, "Carl Jung observou:" Esses teólogos não conseguem ver que não é uma questão de provar a existência da luz, mas de pessoas cegas que não sabem que seus olhos podiam ver. É muito tempo percebemos que é inútil louvar a luz e pregar se ninguém puder vê-lo. É muito mais necessário ensinar as pessoas a arte de ver."
--- Carl Jung
"Estou surpreso, desapontado, satisfeito comigo mesmo. Estou angustiado, deprimido, arrebatado. Eu sou todas essas coisas de uma vez e não posso somar a soma. Eu sou incapaz de determinar o valor final ou a inutilidade; Eu não tenho julgamento sobre mim e minha vida. Não há nada que eu tenha certeza. Eu não tenho convicções definitivas - não sobre qualquer coisa, realmente. Eu sei apenas que nasci e existia, e parece-me que eu fui realizado. Eu existo na fundação ou algo que eu não sei."
--- Carl Jung
"No final, os únicos eventos da minha vida que valem a pena dizer são aqueles quando o mundo imperecível irrompeu nesse transitório todas as outras memórias de viagens, as pessoas e meus arredores empalaram ao lado desses acontecimentos interiores, mas meus encontros com os outros A realidade, meus ataques com o inconsciente, são gravados indelevelmente na minha memória. Naquele reino sempre houve riqueza em abundância, e tudo o mais perdeu importância em comparação."
--- Carl Jung
"O principal interesse do meu trabalho não está preocupado com o tratamento de neuroses, mas sim com a abordagem do número numinoso. Mas o fato de que a abordagem do numinoso é a verdadeira terapia, e na medida em que você atinge a experiência numinosa que você é liberado da maldição da patologia. Até mesmo a doença assume um personagem numinoso."
--- Carl Jung
"Reside o significado social da arte: é constantemente no trabalho educar o espírito da idade, conjurando as formas em que o A idade está mais carente. O anseio insatisfeito do artista atinge a imagem primordial no inconsciente, o que é melhor ajustado para compensar a inadequação e um dos sentidos do presente. O artista aproveita essa imagem e, em levantá-lo de uma inconsciência mais profunda, ele traz-o em relação aos valores conscientes, transformando-o até que possa ser aceito pelas mentes de seus contemporâneos de acordo com seus poderes."
--- Carl Jung
"A mulher está cada vez mais consciente de que o amor sozinho pode dar a sua estatura completa, assim como o homem começa a discernir que o Espírito sozinho pode dotar sua vida com o seu maior significado. Fundamentalmente, portanto, ambos buscam uma relação psíquica com a outra, porque o amor precisa do espírito, e o amor espirituoso, por sua realização."
--- Carl Jung
"É minha mente, com sua loja de imagens, que dá a cor e som do mundo; E aquela certeza supremamente real e racional que eu chamo de "experiência" é, em sua forma mais simples, uma estrutura extremamente complicada de imagens mentais. Assim, há, em certo sentido, nada que é experimentado diretamente, exceto a própria mente. Tudo é mediado pela mente."
--- Carl Jung
"Eu sei que em muitas coisas eu não sou como os outros, mas eu não sei o que eu realmente sou. O homem não pode se comparar com qualquer outra criatura; Ele não é um macaco, não uma vaca, não uma árvore. Eu sou um homem. Mas o que é ser esse? Como todos os outros serem, sou uma ladura da divindade infinita, mas não posso me contrastar com qualquer animal, qualquer planta ou qualquer pedra. Apenas um ser mítico tem um intervalo maior que o homem. Como então o homem pode formar quaisquer opiniões definidas sobre si mesmo?"
--- Carl Jung
"Ao estudar a história da mente humana, é impressionado novamente O fato de que seu crescimento mantém o ritmo com uma ampliação de consciência, e que cada passo à frente é uma conquista extremamente dolorosa e laboriosa. Pode-se quase dizer que nada é mais odioso para o homem do que desistir da menor partícula de inconsciência. Ele tem um profundo medo do desconhecido. Pergunte a alguém que já tentou introduzir novas ideias!"
--- Carl Jung
"Observância de costumes e leis pode ser facilmente ser um manto para uma mentira tão sutil que nossos semelhantes são incapaz de detectá-lo. Pode nos ajudar a escapar de todas as críticas, podemos até ser capazes de nos enganar na crença de nossa óbvia justiça. Mas no fundo, abaixo da superfície da consciência do homem médio, ele ouve uma voz sussurrando: 'Não há algo certo,' Não importa o quanto sua retreza seja apoiada pela opinião pública ou pelo código moral."
--- Carl Jung