Frases Sobre "Euler"
"No "commentatio" (nota apresentada à Academia Russa) em que seu teorema em poliedra (sobre o número de rostos, bordas e vértices) foi publicado pela primeira vez, Euler prova. No lugar de uma prova, ele oferece um argumento indutivo: ele verifica a relação em uma variedade de casos especiais. Há pouca dúvida de que ele também descobriu o teorema, tantos de seus outros resultados, indutivamente."
--- George Polya
"Se uma quantidade não negativa era tão pequena que é menor do que qualquer um, então certamente não poderia ser nada além de zero. Para aqueles que perguntam o que a quantidade infinitamente pequena em matemática é, respondemos que é realmente zero. Por isso, não há tantos mistérios escondidos neste conceito como são geralmente acreditados. Esses supostos mistérios tornaram o cálculo do infinitamente pequeno bastante suspeito para muitas pessoas. Essas dúvidas que permanecem, vamos remover completamente nas seguintes páginas, onde devemos explicar este cálculo."
--- Leonhard Euler
"Notável o suficiente, no entanto, são as controvérsias sobre a série 1 - 1 + 1 - 1 + 1 - ... cuja soma foi dada por Leibniz como 1/2, embora outros discordam. ... compreensão desta questão é ser procurada na palavra "soma"; Esta ideia, se assim concebida - a saber, a soma de uma série é considerada que a quantidade a que é aproximada à medida que mais termos da série são tomadas - tem relevância apenas para a série convergente, e devemos, em geral, desistir do idéia de soma para a série divergente."
--- Leonhard Euler
"Desde que o tecido do universo é mais perfeito e o trabalho de um criador mais sábio, nada acontece no universo em que alguma regra do máximo ou mínimo não aparece ... Não há absolutamente nenhuma dúvida de que Cada efeito no universo pode ser explicado satisfatoriamente de causas finais, pelo auxílio do método de Maxima e mínimos, pois pode ser a partir da própria formação eficaz ... é claro, quando as causas efetivas são muito obscuras, mas a final As causas são prontamente apuradas, o problema é comumente resolvido pelo método indireto."
--- Leonhard Euler
"Assim, você vê, mais nobre senhor, como este tipo de solução para o problema da ponte de Königsberg tem pouco relação com a matemática, e eu não entendo porque você espera que um matemático produza, em vez de qualquer outra pessoa, pois a solução é baseada na razão, e sua descoberta não depende de nenhum princípio matemático ."
--- Leonhard Euler
"Logo encontrei uma oportunidade para ser introduzido a um famoso professor Johann Bernoulli. ... verdade, ele estava muito ocupado e tão recusado categoricamente para me dar aulas particulares; Mas ele me deu um conselho muito mais valioso para começar a ler livros matemáticos mais difíceis sozinhos e estudá-los tão diligentemente quanto eu poderia; Se eu me deparei com algum obstáculo ou dificuldade, recebi permissão para visitá-lo livremente todas as tarde de domingo e ele gentilmente me explicou tudo o que eu não conseguia entender."
--- Leonhard Euler
"O tipo de conhecimento que é apoiado apenas por observações e ainda não é provado deve ser cuidadosamente distinguido da verdade; É adquirido por indução, como costumamos dizer. No entanto, vimos casos em que mera indução levou ao erro. Portanto, devemos ter muito cuidado para não aceitar como verdadeiras propriedades dos números que descobrimos pela observação e que são suportados apenas pela indução. De fato, devemos usar uma descoberta como uma oportunidade para investigar mais exatamente as propriedades descobertas e provar ou refutá-las; Em ambos os casos podemos aprender algo útil."
--- Leonhard Euler
"Muito conhecimento poderia ser uma coisa ruim. Eu fiquei levado ao teorema de Szemerédi, provando um resultado, sobre quadrados, que Euler já provou, e eu confiei em um fato "óbvio", sobre progressões aritméticas, que não era presa na época. Mas isso me levou a tentar provar que antigamente não provável declaração - sobre progressões aritméticas - e que, em última análise, levam ao teorema de Szemerédi."
--- Endre Szemeredi