Frases Sobre "Proust"
"Uma medida que se aproxima da velhice pelo seu aprofundamento da Proust, e seu aprofundamento por Proust. Como ler um romance? Amorosamente, se se mostrar capaz de acomodar o amor de alguém; E com ciúmes, porque pode se tornar a imagem das limitações no tempo e no espaço, e ainda pode dar a bênção proustiana de mais vida."
--- Harold Bloom
"Eu estudo Marcel Proust, para múltiplas virtuidades técnicas, mas também seu desvio, como você diz, entre personagens e em cenas. Certos filmes também podem ajudar nisso, em termos de compreensão de como várias conversas em uma tabela, ou em uma sala, podem ocorrer e permanecer separadas, e dissonante, e também se reunir, acidentalmente, em um ritmo coletivo e um afeto."
--- Rachel Kushner
"Eu amo Marcel Proust, mas deixo ele em sua nostalgia. Eu não me aproximo da arte do jeito que a maioria das pessoas faz. Eu não entro em Proust imaginando que sou Charlus ou quem quer que seja. É a mesma coisa na pintura - eu tento olhar para ele objetivamente. Não há patos nisso. É como "variações Goldberg" da Bach. Eles têm que ser abordados com um bisturi."
--- Pierre Berge
"Mann e Joyce são muito diferentes, e ainda assim sua ficção freqüentemente apela para as mesmas pessoas: Harry Levin ensinou um curso famoso em Joyce, Proust, e Mann, e Joseph Campbell destacou Joyce e Mann como favoritos especiais. Para vê-los como oferecendo "possibilidades de viver", como eu faço, não identificará nenhuma semelhança distintiva. Afinal, muitos grandes autores caíram sob essa rubrica."
--- Philip Kitcher
"Tanto a Proust quanto o Joyce registram as maneiras pelas quais as perspectivas humanas podem ser transformadas. No retrato, Stephen Dedalus está constantemente passando por epifanias, mas seus efeitos são transitórios: o novo complexo sintético cai rapidamente. Os personagens de Proust, em contraste, muitas vezes alcançam mudanças duradouras de perspectiva."
--- Philip Kitcher
"O momento em que o narrador, alcançando suas botas, torna-se vividamente e duramente consciente da finalidade da morte de sua avó é outro desses momentos. Seria interessante explorar o grande romance da Proust da perspectiva de ver como os complexos sintéticos estáveis são formados e modificados."
--- Philip Kitcher
"Quanto às múltiplas edições, no caso de um escritor verdadeiramente grande - Shakespeare, Emily Dickinson, Proust, alguém com uma canon - há muitas vezes um " Variorum "Edição do trabalho que apresenta suas variantes. Eu acho que a maioria das outras escrita dessa maneira seria impossível, economicamente, para editores, e muito mal-aconselhados por autores."
--- Judith Thurman
"A mesma habilidade Tantalizadora e Sublime .... [A série é] reforçada na sua reivindicação de ser uma das principais obras literárias deste século ... Apenas dois outros escritores que este revisor pode pensar que cada um criou um mundo inteiro, discreto e convincente, uma entidade totalmente crível que Pode-se desejar habitar, e eles são Joyce e Proust. Não é pretensioso colocar Patrick O'brian no primeiro cânone da literatura."
--- Kevin Myers
"Essa é a diferença entre o artista sério e o artesão - o artesão pode tomar material e por causa de suas habilidades faz um trabalho profissional. O artista sério, como Proust, é como um objeto preso por uma onda e varreu a costa. Ele é obcecado por seu material; É como um veneno que trabalha em seu sangue e a arte é o antídoto."
--- Truman Capote