Frases de "George Sarton" sobre "REAL"
"Em Os tempos antigos não houve educação pública, exceto a do fórum, o teatro e a rua, e o grau geral de analfabetismo era muito alto. Os primeiros homens da ciência foram deixados muito para si mesmos e uma frase como "a cultura científica de Alexandria no terceiro século, B.C." não cobre qualquer realidade. Em certo sentido, isso ainda é verdade hoje; Os pioneiros reais estão tão à frente da multidão (até mesmo uma multidão muito letrada) que permanecem quase sozinhos."
--- George Sarton
"O racionalismo das mentes criativas foi temperado por fantasias abundantes, e a suprema beleza dos monumentos provavelmente foi estragada pelas vaidades circunamberadas e fealdade; Em alguns casos, os gregos chegaram tão perto da perfeição quanto possível, mas eram humanos e imperfeitos."
--- George Sarton
"A ciência helênica é uma vitória do racionalismo, que parece maior, não menor, quando se é feita para perceber que tinha sido ganho apesar das crenças irracionais da grega; Tudo somado, foi um triunfo da razão na face da irracional. Algum conhecimento de superstições gregas é necessário não apenas para uma boa apreciação desse triunfo, mas também para a justificação de falhas ocasionais, como as muitas aberrações platônicas."
--- George Sarton
"O requisito principal para a fabricação de uma boa torta de frango é frango; Nenhuma quantidade de legerdemain culinária pode compensar a falta de frango. Da mesma forma, o principal requisito para a história da ciência é conhecimento científico íntimo; Nenhuma quantidade de legerdemain filosófico pode compensar a sua ausência."
--- George Sarton
"Seria tolice dar crédito à Euclid para concepções de paangeométricas; A ideia de geometria desidrata do senso comum nunca ocorreu em sua mente. No entanto, quando ele afirmou o quinto postulado, ele ficou à separação dos caminhos. Sua presciência subconsciente é surpreendente. Não há nada comperável a isso em toda a história da ciência."
--- George Sarton
"A história da ciência não deve ser um instrumento para defender qualquer tipo de teoria social ou filosófica; Deve ser usado apenas para o seu próprio propósito, ilustrar imparcialmente o trabalho da razão contra a desrespeito, o desdobramento gradual da verdade, em todas as suas formas, seja agradável ou desagradável, útil de inúteis, bem-vindos ou indesejados."
--- George Sarton
"Todos os homens são nossos irmãos. No que diz respeito à descoberta da verdade, todos estão trabalhando para o mesmo propósito; Eles podem ser separados pelos acidentes do espaço e do tempo, e pelas exigências de raça, religião, nacionalidade e outros grupos; Do ponto de vista da eternidade, eles estão trabalhando juntos."
--- George Sarton
"Meu principal interesse ... é o amor da verdade, seja agradável ou não. A verdade é auto-suficiente, e não há nada para o qual possa ser subordinado sem perda. Quando a verdade é feita subserviente para qualquer outra coisa, por mais grande (digamos religião), torna-se impuro e sórdida."
--- George Sarton
"O principal dever do historiador da matemática, assim como seu privilégio mais fondest, é Para explicar a humanidade da matemática, ilustrar sua grandeza, beleza e dignidade, e descrever como os esforços incessantes e o gênio acumulado de muitas gerações construíram aquele monumento magnífico, o objeto de nosso orgulho mais legítimo como homens, e de nossa maravilha , humildade e gratidão, como indivíduos. O estudo da história da matemática não fará melhores matemáticos, mas os mais suaves, enriquecerão suas mentes, suavizando seus corações, e trazerá suas qualidades mais finas."
--- George Sarton
"A capacidade de pessoas não intencionadas para entender os mecanismos mais complicados e usá-los sempre Para mim uma causa de espanto: sua incapacidade de entender perguntas simples é ainda mais surpreendente. A aceitação geral de idéias simples é Difícil e raro, e ainda assim é quando simples, fundamentais, foram aceitas idéias que mais progressos se tornam possíveis em um nível mais alto."
--- George Sarton
"Antigos retratos são imagens simbólicas sem qualquer relação imediata com os indivíduos representados; Eles não são retratos à medida que os entendemos. É notável que os filólatistas que são capazes de carregar a precisão aos extremos no caso de palavras são tão créditos quanto os bebês quando se trata de "imagens", e, no entanto, uma imagem é tão cheia de informações que dez mil palavras não se somam ."
--- George Sarton