Frases de "Jean-Paul Sartre" sobre "SABEDORIA"
"[perdido do absoluto] é nesse sentido que "não sei mais o que fazer com a minha vida" deve ser entendido. Os críticos foram confritos sobre o significado dessa frase, vendo nele um grito de desespero como em Simone de Beauvoir's "Eu fui enganado". Quando ela usa essa palavra, é indicar que ela afirma da vida um absoluto que ela não consegue encontrar lá."
--- Jean-Paul Sartre
"No momento, o jazz está jogando; Não há melodia, apenas notas, um miríade minúsculo tremores. As notas não sabem descanso, um inflexível dá à luz para eles então os destrói, sem nunca deixá-los a chance de se recuperar e existir para si mesmo .... Eu gostaria de ferir-os de volta, mas eu sei que, se eu conseguisse se inclinar Um, permaneceria apenas em maio um som corrupto e defeituoso. Eu devo aceitar sua morte; Eu devo mesmo querer aquela morte: Eu conheço algumas impressões mais amargas ou intensas."
--- Jean-Paul Sartre
"Isto é o que eu pensei: Para o mais banal, mesmo para se tornar uma aventura, você deve (e isso é suficiente) começar a contá-lo. Isto é o que os tolos: um homem é sempre um caixa de contos, ele vê tudo o que acontece com ele através deles; E ele tenta viver sua própria vida como se estivesse contando uma história. Mas você tem que escolher: viver ou dizer."
--- Jean-Paul Sartre
"Quando você mora sozinho, não sabe mais o que é contar uma história: o plausível desaparece ao mesmo tempo que os amigos. Você deixa os eventos fluir também: você de repente vê as pessoas parecem que falam e depois vão embora; Você mergulha em histórias de que você não pode fazer cabeça ou cauda: você faria uma testemunha terrível."
--- Jean-Paul Sartre
"[M] um é condenado para ser livre. Condenado, porque ele não se criou, em outro respeito é livre; porque, uma vez jogado no mundo, ele é responsável por tudo ng ele faz. O existencialista não acredita no poder da paixão. Ele nunca concordará que uma paixão arrebatadora é uma torrente devastadora que lidera fatalmente um homem a certos atos e é, portanto, uma desculpa. Ele acha que o homem é responsável por sua paixão."
--- Jean-Paul Sartre
"Aquele que faz uma pergunta é um tolo por um minuto; Aquele que não permanece um tolo para sempre. Quando você percebe que, mudando sua perspectiva, grandes coisas podem ser vistas como pequenas coisas, torna-se muito mais difícil se preocupar com qualquer coisa. O compromisso é um ato, não uma palavra."
--- Jean-Paul Sartre
"Mas [seu crime] estará lá, cem vezes negado, sempre lá, arrastando-se atrás de você. Então você finalmente saberá que tenha cometido sua vida com um lançamento do dado, de uma vez por todas, e não há nada que você possa fazer, mas puxe nosso crime até a sua morte. Tal é a lei, justa e injusta, de arrependimento. Então veremos o que se tornará do seu jovem orgulho."
--- Jean-Paul Sartre
"Em querer liberdade descobrimos que depende inteiramente da liberdade dos outros, e que a liberdade dos outros depende da nossa. . . Eu sou obrigado a querer que os outros tenham liberdade ao mesmo tempo que eu quero minha própria liberdade. Eu posso tomar liberdade como meu objetivo apenas se eu levar o dos outros como um objetivo também."
--- Jean-Paul Sartre
"Deus está morto. Não vamos entender por isso que ele não existe ou mesmo que ele não exista mais. Ele está morto. Ele falou conosco e é silencioso. Nós não temos mais nada além de seu cadáver. Talvez ele saísse do mundo, em outro lugar como a alma de um homem morto. Talvez ele fosse apenas um sonho ... Deus está morto."
--- Jean-Paul Sartre
"Eu devo estar sem remorso ou arrependimentos como estou sem desculpa; para do instante do meu upsurge em ser, eu carrego o peso do mundo sozinho sem ajuda, engajado em um mundo para o qual eu suporta toda a responsabilidade sem ser capaz, o que eu faço, para me afastar dessa responsabilidade por Um instante."
--- Jean-Paul Sartre
"Sabe o quanto eu admiro Che Guevara. De fato, acredito que o homem não era apenas um ser intelectual, mas também o ser humano mais completo da nossa idade: como um lutador e como homem, como teórico que foi capaz de promover a causa da revolução, desenhando suas teorias de sua Experiência pessoal em batalha."
--- Jean-Paul Sartre
"1074786 Eu quero é '- e ele proferiu as palavras finais através de dentes cerrados e com uma espécie de vergonha -' para manter minha liberdade. ' Eu deveria ter pensado: 'disse Jacques', que a liberdade consistia em confrontar francamente em que se inscreveu deliberadamente, e aceitando todas as responsabilidades de alguém. Mas isso, sem dúvida, não é sua opinião."
--- Jean-Paul Sartre
"Havia dias em que você olhou em si mesmo, em Os lugares secretos do seu coração, e o que você viu lá fez você desmaiar de horror. E então, no dia seguinte, você não sabia o que fazer, você não podia interpretar o horror que vislumbrou o dia anterior. Sim, você sabe quais custos malignos."
--- Jean-Paul Sartre