Frases de "Jean-Paul Sartre" sobre "SOLIDãO"
"Geralmente, não há gosto ou inclinação irredutível. Todos eles representam uma certa escolha apropriada de ser. Cabe à psicanálise existencial para comparar e classificá-los. A ontologia nos abre aqui; Applicou-se a determinar os fins finais da realidade humana, suas possibilidades fundamentais, e o valor que assombra."
--- Jean-Paul Sartre
"Estamos agora em posição de entender o anti-semita. Ele é um homem que tem medo. Não dos judeus, para ter certeza, mas de si mesmo, de sua própria consciência, de sua liberdade, de seus instintos, de suas responsabilidades, de solitismo, de mudança, da sociedade e do mundo de tudo, exceto os judeus."
--- Jean-Paul Sartre
"Muitos jovens hoje não se preocupam com o estilo. Eles acham que o que se diz deve ser dito simplesmente e isso é tudo. Para mim, estilo - que não exclui a simplicidade, bastante o oposto - é acima de tudo uma maneira de dizer três ou quatro coisas em uma. Há a simples sentença, com seu significado imediato e, ao mesmo tempo, abaixo desse significado imediato, outros significados são organizados. Se alguém não é capaz de dar a linguagem essa pluralidade de significado, então não vale a pena escrever."
--- Jean-Paul Sartre
"Filosofia aparece para algumas pessoas como um meio homogêneo: Há pensamentos nascem e morrem, há sistemas são construídos, e Lá, por sua vez, eles desmoronam. Outros tomam filosofia por uma atitude específica que podemos adotar livremente à vontade. Ainda outros a vêem como um segmento determinado da cultura. Em nossa filosofia de vista não existe."
--- Jean-Paul Sartre
"No século XIX, um tinha que dar todos os tipos de garantias e levar uma vida exemplar para se purificar aos olhos dos burgueses do pecado da escrita, Para a literatura é, em essência, heresia. A situação não mudou, exceto que é agora os comunistas, isto é, os representantes qualificados do proletariado, que como uma questão de princípio consideram o escritor como suspeito."
--- Jean-Paul Sartre
"Ele me ama, ele não ama minhas entranhas, se eles mostraram que meu apêndice em um copo ele não reconheceria Ele está sempre me sentindo, mas se eles colocaram o copo em suas mãos, ele não o tocaria, ele não pensaria: "Isso é dela", você deveria amar tudo alguém, o esôfago, o fígado, os intestinos . Talvez nós não os amamos porque não estamos acostumados com eles, mas se os vimos a maneira como vimos nossas mãos e braços, talvez tivéssemos amá-los; A estrela do mar deve amar um ao outro melhor do que nós."
--- Jean-Paul Sartre
"Primeiro todos os homens devem ser capazes de se tornar homens pela melhoria de suas condições de existência, para que uma moralidade universal possa ser criada. Se eu começar dizendo para eles: "Não mentirás", não há mais qualquer possibilidade de ação política. O que importa primeiro é a libertação do homem."
--- Jean-Paul Sartre
"Nicias, você acha que pode apagar com boas ações dos erros que você cometeu contra sua mãe? Que boa ação vai alcançá-la? Sua alma é uma hora escaldante do meio-dia, sem um único suspiro de uma brisa, nada se move, nada muda, nada mora lá; Um grande sol emaciado, um sol imóvel eternamente a consome."
--- Jean-Paul Sartre