Frases de "P. D. James" sobre "ARTE"
"Eu sou cinquenta anos e nunca soube o que é amar. Eu posso escrever essas palavras, saber -los para serem verdade, mas sentir apenas o arrependimento que um homem surdo deve sentir porque ele não pode apreciar música, um arrependimento menos aguçado porque é para algo nunca conhecido, não para algo perdido."
--- P. D. James
"Uma carta é paradoxalmente a mais reveladora e mais enganosa das revelações confessionais. Todos nós temos nossas inconsistências, preconceitos, irracionalidades que, embora fortemente sentido na época, possam ser transitórios. Uma carta captura o clima do momento. O transitório torna-se imutadamente corrigido, parte da evidência para a acusação ou a defesa."
--- P. D. James
"O mundo dos doentes terminais é o mundo de nem viver nem os mortos. Eu assisti aos outros desde que eu assisti meu pai e sempre com uma sensação de sua estranheza. Eles sentam e falam, e são falados, e ouvem, e até sorrir, mas em espírito que já se afastaram de nós e não há como entrar em sua terra de ninguém sombria."
--- P. D. James
"Existem duas opções para qualquer Sociedade: Proibição total como em estado totalitário, ou licença total. Ambos evitam as ardores de decisão. Ambos têm a atração de certeza. A opção difícil é decidir onde a linha deve ser desenhada e esta, certamente, é a responsabilidade de qualquer país civilizado e democrático."
--- P. D. James
"O mundo está cheio de pessoas que perderam a fé: políticos que perderam a fé na política, assistentes sociais que Perdeu a fé no trabalho social, escolares que perderam a fé no ensino e, por tudo que eu conheço, policiais que perderam a fé no policiamento e pelos poetas que perderam a fé na poesia. É uma condição de fé que se perde de tempos em tempos, ou pelo menos erroneamente."
--- P. D. James
"A quebra de fim de semana começou com o ressentimento habitual e continuou com humor doente meio reprimido. Foi, claro, sua culpa. Ele estava mais pronto para machucar os sentimentos de sua esposa e privar sua filha do que inconveniente um bar de pub cheio de estranhos. Ele desejou que pudesse haver uma lembrança de sua criança morta que não estava contaminada com culpa e se arrepender."
--- P. D. James
"Das quatro bilhões de formas de vida que existiram neste planeta, três bilhões, novecentos e sessenta milhões agora estão extintos. Nós não sabemos por quê. Alguns por extinção devassa, alguns através de catástrofe natural, alguns destruídos por meteoritos e asteróides. À luz dessas extinções em massa, ela realmente parece irracional de supor que Homo sapiens deve ser isento. Nossa espécie terá sido um dos mais curtos de todos, um mero piscar, você pode dizer, no olho do tempo."
--- P. D. James
"Não queria sua; Ele me queria. Bem, você sabe como é. "Dalgliesh sabia. Isso, afinal, era o mais comum, o mais banal de tragédias pessoais. Você amava alguém. Eles não amavam você. Pior ainda, ao desafio de seus próprios interesses e para a destruição de sua paz, eles amavam outro. O que metade dos poetas e romancistas do mundo faria sem essa tragicomédia universal?"
--- P. D. James
"As crianças vivem em território ocupado. O bravo e o imprudente se rebelam abertamente contra a autoridade, seja dura ou benigna. Mas a maioria dos trilhas cautelosamente, para fora, acomodando-se para o alienígena Morende e edits enquanto vive em segredo suas vidas iconoclásticas e subversivas."
--- P. D. James
"Um piquenique pode ser uma metáfora para a vida. O essencial para a felicidade é a empresa certa, moderada se as expectativas de sangue e um padrão razoável de sustento físico e conforto, todo o ser bedevilado pela crença de que há sempre algo melhor para ter se apenas um pressionar."
--- P. D. James
"Para olhar para trás na vida é experimentar a capriche da memória. ... O passado não é estático. Ele pode ser revivido apenas na memória, e a memória é um dispositivo para esquecer, além de lembrar. Também não é imutável. Ele redescobre, reinventa, reorganiza. Como uma passagem de prosa, pode ser revisada e resumida. Naquela medida, toda autobiografia é uma obra de ficção e todo trabalho de ficção uma autobiografia."
--- P. D. James