Frases de "Paul Feyerabend" sobre "PRIMEIRO"
"Até agora, o realismo unitarista alegando possuir conhecimento positivo sobre a realidade final foi bem-sucedido excluindo grandes áreas de fenômenos ou declarando, sem Prova, que eles poderiam ser reduzidos à teoria básica, que, neste contexto, significa física de partículas elementares."
--- Paul Feyerabend
"O mundo que habitamos é abundante além de nossa maior imaginação. Há árvores, sonhos, amanheceres; Há tempestades, sombras, rios; Há guerras, mordidas de pulgas, assuntos de amor; Há vidas de pessoas, deuses, galáxias inteiras. A ação humana mais simples varia de uma pessoa e ocasião para a próxima - como mais nós reconheceríamos nossos amigos apenas de sua marcha, postura, voz e divino seus modos mudando? Apenas uma pequena fração dessa abundância afeta nossas mentes. Esta é uma bênção, não uma desvantagem."
--- Paul Feyerabend
"Hoje a ciência prevalece não por causa de seus méritos comparativos, mas porque o show foi manipulado em seu favor ... Reina supremo porque alguns sucessos passados levaram a medidas institucionais (educação; papel de especialistas; papel de poder; grupos como a AMA) que impedem um retorno dos rivais."
--- Paul Feyerabend
"A separação da ciência e não-ciência não é apenas artificial, mas também prejudicial ao avanço do conhecimento. Se quisermos entender a natureza, se quisermos dominar nosso entorno físico, então devemos usar todas as ideias, todos os métodos, e não apenas uma pequena seleção deles."
--- Paul Feyerabend
"O material que um cientista realmente tem à sua disposição, suas leis, seus resultados experimentais, suas técnicas matemáticas, seus preconceitos epistemológicos, sua atitude em relação às conseqüências absurdas das teorias que Ele aceita, é indeterminado de muitas maneiras, ambíguos e nunca totalmente separados do histórico. Este material é sempre contaminado por princípios que ele não conhece e que, se conhecido, seria extremamente difícil de testar."
--- Paul Feyerabend
"Um cientista, um artista, um cidadão não é como uma criança que precisa de metodologia de papai e racionalidade mamãe para lhe dar segurança e direção, ele pode cuidar de si mesmo, pois ele é o inventor não apenas de leis, teorias, Fotos, peças, formas de música, maneiras de lidar com seu companheiro, instituições, mas também visão de mundo inteira, ele é o inventor de todas as formas."
--- Paul Feyerabend
"A atitude da igreja não era tão dogmática quanto é muitas vezes assumido. As interpretações das passagens bíblicas foram revisadas à luz da pesquisa científica antes. Todos consideravam a terra como esférica e tão livremente flutuando no espaço, embora a Bíblia fale a uma história diferente."
--- Paul Feyerabend
"Dada qualquer regra, no entanto "fundamental" ou "necessário" para a ciência, existem sempre circunstâncias em que é aconselhável não apenas para ignorar a regra, mas adotar o seu oposto. Por exemplo, há circunstâncias em que é aconselhável introduzir, elaborar e defender hipóteses ad hoc, ou hipóteses que contradizem resultados experimentais bem estabelecidos e geralmente aceitos, ou hipóteses cujo conteúdo é menor do que o conteúdo da alternativa existente e empiricamente adequada, ou hipóteses auto-inconsistentes, e assim por diante."
--- Paul Feyerabend
"Não há conhecimento coerente, ou seja, nenhum relato abrangente uniforme do mundo e dos eventos nele. Não há verdade abrangente que ultrapasse uma enumeração de detalhes, mas há muitas informações, obtidas de diferentes maneiras de diferentes fontes e coletadas para o benefício dos curiosos. A melhor maneira de apresentar tal conhecimento é a lista - e as mais antigas obras científicas eram de fato listas de fatos, partes, coincidências, problemas em vários domínios especializados."
--- Paul Feyerabend
"Tinta humana, produzir filmes e vídeos humanos; eles dançam, sonham e fazem música; Eles se envolvem em ação política, trocam bens, realizam rituais, construindo casas começam guerras, agem em peças, tentam agradar os clientes - e assim por diante ... eles contêm padrões, pressionam os praticantes para "conformar" e dessa maneira o pensamento deles , sua percepção, suas ações e suas habilidades discriminativas."
--- Paul Feyerabend
"Confrontado com essa variedade, a maioria dos filósofos tentam estabelecer uma abordagem para a exclusão de todos os outros. Tanto quanto eles estão preocupados, só pode ser um verdadeiro caminho - e eles querem encontrá-lo. Assim, os filósofos normativos argumentam que o conhecimento é resultado da aplicação de certas regras, propõem regras que, em sua opinião, constituem conhecimento e rejeitam o que confronta com eles."
--- Paul Feyerabend
"A ciência é muito mais próxima do mito do que uma filosofia científica está preparada para admitir. É uma das muitas formas de pensamento que foram desenvolvidas pelo homem, e não necessariamente o melhor. É conspícuo, barulhento e impudente, mas é inerentemente superior apenas para aqueles que já decidiram em favor de uma certa ideologia, ou que o aceitaram sem nunca ter examinado suas vantagens e seus limites ."
--- Paul Feyerabend
"A ciência não é sacrossant. O mero fato de que existe, é admirado, tem resultados não é suficiente para torná-lo uma medida de excelência. A ciência moderna surgiu de objeções globais contra vistas anteriores e racionalismo em si, a ideia de que existem regras gerais e padrões para conduzir nossos assuntos, assuntos de conhecimento incluído, surgiu de objeções globais para o senso comum"
--- Paul Feyerabend
"A ideia de um método que contém firme, Princípios inalterados e absolutamente vinculativos para a realização do negócio da ciência atender a considerável dificuldade quando confrontados com os resultados da pesquisa histórica. Nós encontramos, então, que não há uma regra única, por mais plausível, e por mais fundamentada em epistemologia, que não é violada em algum momento ou outra."
--- Paul Feyerabend
"As ciências de hoje são empresas de negócios executadas em princípios de negócios. A pesquisa em grandes institutos não é guiada pela verdade e razão, mas pela moda mais recompensadora, e as grandes mentes do hoje se voltam cada vez mais onde o dinheiro é - o que significa assuntos militares."
--- Paul Feyerabend
"Não há "científica visão", assim como não há uma empresa uniforme "ciência" - exceto nas mentes dos metafísicos, mestres da escola e cientistas cegos pelas conquistas de seu próprio nicho particular .. . Não há princípio objetivo que poderia nos dirigir longe do supermercado "religião" ou o supermercado "Arte" em direção ao supermercado mais moderno e muito mais caro "ciência". Além disso, a busca por tal orientação estaria em conflito com a ideia de responsabilidade individual que alegadamente é um ingrediente importante de uma idade "racional" ou científica."
--- Paul Feyerabend
"é claro, então, que a ideia de um método fixo, ou de uma teoria fixa da racionalidade, repousa muito ingênua uma visão do homem e do seu ambiente social. Para aqueles que olham para o material rico fornecido pela história, e que não estão com a intenção de empobrecer, para agradar seus instintos inferiores, seu desejo por segurança intelectual sob a forma de clareza, precisão, "objectividade", ficará claro que existe apenas um princípio que pode ser defendido em todas as circunstâncias e em todas as etapas do desenvolvimento humano. É o princípio: qualquer coisa vai."
--- Paul Feyerabend
"Não existe uma regra única, por mais plausível e, no entanto, firmemente fundamentada na epistemologia, que não é violada em algum momento ou outra. Torna-se evidente que tais violações não são eventos acidentais, eles não são resultados de conhecimento insuficiente ou de desatenção que podem ter sido evitadas. Pelo contrário, vemos que eles são necessários para o progresso."
--- Paul Feyerabend
"Pode-se Tenha a impressão de que recomendo uma nova metodologia que substitui a indução pela contraindução e usa uma multiplicidade de teorias, visões metafísicas, contos de fadas, em vez da teoria do par habitual / observação. Essa impressão certamente seria enganada. Minha intenção não é substituir um conjunto de regras gerais por outro conjunto: Minha intenção é sim convencer o leitor de que todas as metodologias, até os mais óbvios, têm seus limites."
--- Paul Feyerabend
"É muitas vezes assumido que a ciência começa de fatos e desmavei as teorias contra-factuais. Nada poderia estar mais longe da verdade. Qual é uma das hipóteses básicas da visão científica do mundo? Que a variedade de eventos que nos rodeia é realizada junto por uma unidade mais profunda."
--- Paul Feyerabend
"A linguagem tornou-se incolor e tão indistinta quanto o terno de negócios que agora é verme por todos, pelo estudioso, pelo assassino profissional. Estar acostumado a uma norma seca e triste e vê nela um sinal óbvio de arrogância e agressão; Autoridade de visualização com admiração quase religiosa ele entra em um frenesi quando ele vê alguém arrancar a barba de seu profeta favorito."
--- Paul Feyerabend
"Eu havia estudado o Dadaísmo após a Segunda Guerra Mundial. O que me atraiu para esse movimento foi o estilo seus inventores usados quando não estavam envolvidos em atividades dadaistas. Era claro, luminoso, simples sem ser banal, preciso sem ser estreito; Foi um estilo adaptado à expressão do pensamento e da emoção. Eu conectei este estilo com os próprios exercícios dadaísticos"
--- Paul Feyerabend
"O conhecimento não é uma série de auto- teorias consistentes que convergem para uma visão ideal; É um oceano cada vez mais crescente de alternativas mutuamente incompatíveis (e talvez até mesmo incomensuráveis), cada teoria única, cada conto de fadas, cada mito que faz parte da coleção forçando os outros a uma maior articulação e a todos eles contribuindo, por meio desse processo de Concorrência, para o desenvolvimento de nossa consciência."
--- Paul Feyerabend
"Se o mundo é um agregado de regiões relativamente independentes, qualquer suposição de leis universais é falsa e uma demanda por normas universais tirânicas: apenas força bruta (ou decepção sedutora) pode Em seguida, dobre as diferentes moralidades para que eles se encaixem nas prescrições de um único sistema ético. E, de fato, a ideia de leis universais da natureza e da sociedade surgiu em conexão com uma batalha de vida e morte: a batalha que deu a Zeus o poder sobre os titãs e todos os outros deuses e, assim, transformaram suas leis para as leis do universo."
--- Paul Feyerabend
"O que é surpreendente é que quase todas as tendências que se desenvolveram dentro das ciências, aristotelianismo e um extrema platonismo incluídas, produziam resultados, não apenas em domínios especiais, mas em todos os lugares; Existem ramos altamente teóricos da biologia e partes altamente empíricas de astrofísica. O mundo é uma coisa complexa de muitos lados."
--- Paul Feyerabend
"Uma sociedade livre é uma sociedade em que todas as tradições têm direitos iguais e igualdade de acesso aos centros de poder. Uma tradição recebe esses direitos não, porque a importância do valor em dinheiro, por assim dizer), é para pessoas de fora, mas porque dá sentido à vida daqueles que participam dele."
--- Paul Feyerabend
"Nenhuma teoria já concorda com todos os fatos em seu domínio, ainda nem sempre é a teoria Isso é culpado. Fatos são constituídos por ideologias mais antigas, e um choque entre fatos e teorias pode ser provas de progresso. É também um primeiro passo em nossa tentativa de encontrar os princípios implícitos em noções observacionais familiares."
--- Paul Feyerabend
"Quando a civilização ocidental invadiu o próximo e o Extremo Oriente e o que agora é chamado de terceiro mundo, impôs suas próprias idéias de um ambiente adequado e uma vida gratificante. Fazendo isso, ele interrompeu os delicados padrões de adaptação e criou problemas que não haviam existido antes."
--- Paul Feyerabend
"A unanimidade da opinião pode ser encaixada para uma igreja, para as vítimas assustadas ou gananciosas de algum mito (antigo ou moderno), ou para os seguidores fracos e dispostos de algum tirano . Variedade de opinião é necessária para conhecimento objetivo. E um método que incentiva a variedade é também o único método comparável a uma perspectiva humanitária."
--- Paul Feyerabend