Frases de "Rabih Alameddine" sobre "ARTE"
"Mim? Eu estava perdido por muito tempo. Eu não fiz nenhum amigo há alguns anos. Você pode dizer que fiz amizade com duas árvores, duas grandes árvores no meio da escola [...]. Passei todo o meu tempo livre naquelas árvores. Todo mundo me ligou para o menino da árvore pelo tempo mais longo. [...]. Eu preferia árvores para as pessoas. Depois disso, eu preferia pombos, mas eram árvores primeiro."
--- Rabih Alameddine
"Quando eu publiquei meu primeiro trabalho, eu pensei que nunca seria capaz de voltar ao Líbano . Eu pensei que eles me prendiam no aeroporto. Eu pensei que mudaria literatura como sabemos disso. Eu pensei em ter homens se alinhando à minha porta querendo ser meu namorado. Mas depois descobri que ninguém leu o livro. Ou ninguém se importava. Agora, tenho apenas um livro traduzido em árabe. Algum dia, talvez se o regime sírio cair, haverá outros, mas provavelmente outro regime entrará em poder e empregará tanta censura."
--- Rabih Alameddine
"Você olha para o Alcorão ou a Bíblia, todos contam as mesmas histórias. Você os vê como as histórias do Oriente Médio. As histórias refletem quem essas pessoas estavam no Oriente Médio, e é onde veio a cultura ocidental. Toda a nossa literatura é basicamente influenciada por esses grandes mitos. Então estou fascinado por isso. Você quase poderia dizer que estou obcecado com isso. Mas se você está perguntando sobre o efeito da religião em minha vida - quase tudo o que faço se opõe à prática da religião."
--- Rabih Alameddine
"Por natureza, um contador de histórias é um plagiador. Tudo o que se deita - cada incidente, livro, romance, episódio de vida, história, pessoa, clipe de notícias - é um feijão de café que será esmagado, moído, misturado com um toque de cardamomo, às vezes uma pequena pitada de sal, três vezes fervido com açúcar, e serviu como um conto de tubulação."
--- Rabih Alameddine
"Preciso ter um pé dentro e um pé fora de uma cultura para poder escrever sobre isso. Por exemplo, não consegui escrever sobre a cultura gay se estivesse totalmente dentro ou fora dela. Encontrar essa distância é sempre interessante. Eu jokingly dizer que quando estou na América, escrevo sobre Beirute, e quando estou em Beirute, escrevo sobre a América. Muitos dos meus amigos em Beirute acham que sou mais americano do que libanês. Aqui, meus amigos pensam em mim mais como libaneses."
--- Rabih Alameddine
"Eu penso em árabe às vezes, mas quando estou escrevendo, tudo está em inglês. E eu não tento fazer meu som inglês mais árabe, porque seria falso - estou imaginando Melanie Griffith tentando fazer um sotaque alemão em brilhar. Apenas não funcionaria. Mas a língua na minha cabeça é um tipo específico de inglês. Não é exatamente americano, não exatamente britânico. Porque tudo é filtrado através de mim, através da minha experiência. Eu sou libanês, mas não tanto. Americano, mas não tanto. Gay, mas não tanto. A única coisa que tenho certeza, na verdade, é que eu estou abaixo de 5'7 "."
--- Rabih Alameddine
"Quando estou escrevendo, não sinto nenhuma pressão. É depois que eu terminei que eu começo a enlouquecer. Mas realmente, quando estou no Líbano, não escrevo muito porque estou cercado pela família. Eu me sinto imerso, ou enredado, em muitas correntes. Eu amo isso, mas não é propício para escrever. Em San Francisco, nada interfere comigo, mas meus gatos."
--- Rabih Alameddine
"Eu amo muitos escritores americanos, mas acho que, na maioria das vezes, o escopo do que é aceito como grande escrita americana é muito limitada. O que temos é bom, mas é limitado. Não há envolvimento suficiente com o mundo. Nossa literatura não é aventureira o suficiente. A influência da escrita de MFA tende a tornar as coisas repetitivas. A ideia de que a escrita pode ser ensinada mudou toda a conversa no U.S."
--- Rabih Alameddine
"Estou surpreso com que frequência me perguntam sobre ser um homem com um narrador de mulher. Eu não sou o primeiro, nem vou ser o último. Foi feito para sempre, mas parecemos esquecer isso. Toda a noção de "escrever o que você sabe" não é apenas chato, mas errado. Ultimamente parece que cada romance tem que ser um memoir. Eu sou uma pessoa chata, mas sou escritor com uma imaginação relativamente vívida. E quando as pessoas me perguntam sobre como eu acho a voz de uma mulher, eu lhes digo que minha vida é administrada por mulheres."
--- Rabih Alameddine