Frases de "Thomas Szasz" sobre "MENTE"
"Como a ética social dominante mudou de um religioso para um secular, o problema de A heresia desapareceu, e o problema da loucura surgiu e tornou-se de grande importância social. No próximo capítulo, examinarei a criação de desviantes sociais, e mostrará que, como anteriormente os sacerdotes fabricaram hereges, então os médicos, como os novos guardiões de conduta social e moralidade, começaram a fabricar mademas."
--- Thomas Szasz
"Para os judeus, o Messias nunca veio; Para os cristãos, ele veio, mas uma vez; Para o homem moderno, ele aparece e desaparece com a crescente rapidez. Os salvadores do homem moderno, os "cientistas" que prometem a salvação através das "descobertas" de etologia e sociologia, psicologia e psiquiatria, e todas as outras religiões falsas, emitem periodicamente, como se estivessem selecionadas por algum Messias of-the-Month Club."
--- Thomas Szasz
"Teve os colonos brancos na América do Norte, chamado de "americanos" dos nativos, em vez de "índios", os primeiros americanos não poderiam ter dito que o "único indiano é um indiano morto" e não poderia ter privado-os tão facilmente de suas terras e terras e vidas. Roubar pessoas de seus nomes apropriados é muitas vezes o primeiro passo para roubá-los de sua propriedade, liberdade e vida."
--- Thomas Szasz
"Como Karl Kraus [Wittgenstein], raramente era satisfeito com o que viu das instituições de homens, e o idioma do transeunte profundamente ofendeu sua orelha - particularmente quando eles perceberam filosoficamente; e como Karl Kraus, ele suspeitava que as instituições não pudessem ser corruptas se o idioma da raça fosse confuso, presunçoso e vazio, um tecido de absurdo, inverdade, engano e auto-engano."
--- Thomas Szasz
"A ética cristã não elevou o valor da vida feminina muito acima do judeu: nem a ética clínica aumentou muito acima do clerical. É por isso que a maioria dos identificados como bruxas por inquisidores masculinos eram mulheres; E por que a maioria dos diagnosticada como histérica por psiquiatras masculinas também eram mulheres."
--- Thomas Szasz
"A praga da humanidade é o medo e a rejeição da diversidade: monoteísmo, monarquia, monogamia e, em nossa idade, monomedicina. A crença de que existe apenas uma maneira certa de viver, apenas um caminho certo para regular os assuntos médicos religiosos, políticos, sexuais, é a causa raiz da maior ameaça ao homem: membros de sua própria espécie, inclinados para garantir sua salvação, segurança e sanidade."
--- Thomas Szasz
"Autonomia ... é a liberdade de desenvolver a si mesmo - para aumentar o conhecimento, melhorar a habilidades e alcançar a responsabilidade pela conduta de alguém. E é liberdade para levar a própria vida, a escolher entre cursos alternativos de ação, desde que não houvesse lesões com os outros resultados."
--- Thomas Szasz
"Os gregos distinguidos entre o bom e mau comportamento, linguagem que melhorou ou diminuiu ou diminuiu as pessoas. Estando intoxicados com o cientismo, não reconhecemos que os termos aparentemente técnicos usados para identificar doenças psiquiátricas e intervenções são simplesmente diemismos e eufemismos."
--- Thomas Szasz
"Por que As crianças querem crescer? Porque eles experimentam suas vidas como constrangido pela imaturidade e percebem a idade adulta como condição de maior liberdade e oportunidade. Mas o que há hoje, na América, que adolescentes muito pobres e muito ricos querem fazer, mas não podem fazer? Não muito: eles podem fazer drogas, fazer sexo, fazer bebês e ganhar dinheiro (de seus pais, crime ou estado). Para tais adolescentes, a idade adulta torna-se sinônimo de responsabilidade e não da liberdade. É qualquer surpresa que permaneçam adolescentes?"
--- Thomas Szasz
"Se, no entanto, livros didáticos de farmacologia legitimamente contendo um capítulo sobre abuso de drogas e vício em drogas, então, pelo mesmo token, livros didáticos de ginecologia e urologia devem conter um capítulo sobre a prostituição; livros didáticos de fisiologia, um capítulo sobre perversão; Livros didáticos de genética, um capítulo sobre a inferioridade racial de judeus e negros."
--- Thomas Szasz
"Existe uma semelhança fundamental entre a perseguição de indivíduos que se envolvem em consentir atividade homossexual em particular, ou que injetar, injetar ou fumar várias substâncias que altere seus sentimentos e pensamentos - e a tradicional perseguição de homens por sua religião ... O que todas essas perseguições têm em comum é que as vítimas são assediadas pela maioria não porque se envolvem em atos abertamente agressivos ou destrutivos ... mas Porque a sua conduta ou aparência ofende um grupo intolerante e ameaçado pelas diferenças humanas."
--- Thomas Szasz
"Eu favor a livre comércio de drogas pela mesma razão que os pais fundadores favoreceram o livre comércio de idéias: em uma sociedade livre, não é de O negócio do governo que ideias um homem coloca em sua mente; Da mesma forma, não deve ser da sua conta que drogas ele coloca em seu corpo."
--- Thomas Szasz
"Os nazistas falaram de ter um problema judeu. Agora falamos de ter um problema de abuso de drogas. Na verdade, "problema judaico" era o nome que os alemães deram à sua perseguição dos judeus; "Problema de abuso de drogas" é o nome que damos à perseguição de pessoas que usam certas drogas."
--- Thomas Szasz
"O conceito da doença de homossexualidade como com o conceito da doença de todas as chamadas doenças mentais, como alcoolismo, vício em drogas ou suicídio oculta o fato de que os homossexuais são um grupo de indivíduos medicamente estigmatizados e socialmente perseguidos. ... seus gritos angustiados de protesto são afogados pela retórica da terapia, assim como a retórica da salvação afogou os [gritos] de hereges."
--- Thomas Szasz
"Se alguém faz algo que desaprovamos, nós os consideramos tão ruim se acreditamos que podemos nos impedir de persistir em sua conduta, mas nós o consideramos tão louco se acreditávamos que não podemos. Em ambos os casos, a questão crucial é o nosso controle do outro: quanto mais perdemos o controle sobre ele, e quanto mais ele assume o controle sobre si mesmo, mais, em caso de conflito, provavelmente considerá-lo louco em vez de ruim ."
--- Thomas Szasz
"Psicoterapia individual - isto é, engajar um colega angustiado em uma conversa disciplinada e relacionamento humano - requer que O terapeuta tem o prazo representação e filosofia da vida por tal trabalho. Por isso quero dizer que o terapeuta deve ser paciente, modesto e um ouvinte perceptivo, em vez de um falador e conselho."
--- Thomas Szasz
"O grande turno ... O movimento está longe das línguas carregadas de valor de ... as "humanidades" e para as línguas ostensivamente valor neutras das "ciências". Esta tentativa de escapar de, ou negar, a avaliação é ... especialmente importante na psicologia ... e as chamadas ciências sociais. De fato, pode-se ir tão longe a ponto de dizer que as línguas especializadas dessas disciplinas servem praticamente nenhuma outra finalidade do que esconder a avaliação por trás de uma tela semântica ostensivamente científica e, portanto, não-valoruacional."
--- Thomas Szasz
"Se aquele que quebra a lei não é punido, aquele que obedece é enganado. Isso, e isso é por isso que os administradores devem ser punidos: autenticar-se tão bom, e encorajar tão útil, comportamento permanente de lei. O objetivo do direito penal não pode ser correção ou dissuasão; Só pode ser a manutenção da ordem legal."
--- Thomas Szasz
"Aidised e abetted por analistas corruptos, pacientes que não têm nada melhor a ver com suas vidas, muitas vezes usam a situação psicanalítica para transformar a infância insignificante dói em santuários privados em que eles adoram incessantemente a enormidade das ofensas cometidas contra eles. Esta solução é imensamente lisonjeira para os pacientes - como são todas as formas de auto-engrandecimento imerecido; É imensamente lucrativo para os analistas - como são todos formulários para a vaidade das pessoas; E muitas vezes é imensamente desagradável por quase todos os outros na vida do paciente."
--- Thomas Szasz
"Como o retórgico base usa a linguagem para aumentar seu próprio poder, para produzir convertidos em sua própria causa, e criar seguidores leais de sua própria pessoa - então o nobre retórgico usa linguagem para desmamar os homens de sua inclinação para depender da autoridade, incentivá-los a pensar e falar claramente, e ensiná-los a serem seus próprios mestres."
--- Thomas Szasz
"Conseguimos o domínio ativo sobre a doença e a morte delegando toda a responsabilidade pela sua gestão aos médicos, e exilando os doentes e os morrendo de hospitais. Mas os hospitais servem a conveniência do pessoal não pacientes: não podemos estar corretamente doentes em um hospital, nem morremos em um decentemente; Podemos fazê-lo apenas entre aqueles que amam e nos valorizam. O resultado é a desumanização institucionalizada do mal, característica da nossa idade."
--- Thomas Szasz
"Quando o psiquiatra aprova as ações de uma pessoa, ele julga essa pessoa a ter atuado com "livre escolha"; Quando ele desaprova, ele o julga para ter agido sem "livre escolha". É pequeno que as pessoas acham que as pessoas acham "livre escolha" uma ideia confusa: "livre escolha" parece se referir ao que a pessoa que está sendo julgada (muitas vezes chamada de "paciente") faz, enquanto é realmente o que a pessoa que faz o julgamento (muitas vezes Um psiquiatra ou outro profissional de saúde mental) pensa."
--- Thomas Szasz
"Longo que os homens se denunciam como mentalmente doentes (homossexuais, viciados, insanos e assim por diante) para que o Madman sempre pode ser considerado o outro, nunca a doença auto-mental permanecerá um conceito facilmente explorável, e psiquiatria coercitiva uma instituição florescente."
--- Thomas Szasz
"Nos Estados Unidos hoje, há uma tendência generalizada para tratar crianças como adultos e adultos como crianças. As opções das crianças são, portanto, expandidas constantemente, enquanto as de adultos são progressivamente constritas. O resultado é filhos indisciplinados e adultos infantis."
--- Thomas Szasz
"Apenas idiotas e bebês precisam de coisas. A linguagem das necessidades é a língua nativa dos socialistas, terapeutas e paternalistas de todos os tipos e é dirigida a dependentes necessitados. A linguagem dos desejos é falada por adultos auto-respeitantes e é dirigida a outros adultos auto-respeito."
--- Thomas Szasz