Frases de "Chinua Achebe" sobre "CAMINHO"
"Mosquito [...] perguntou a orelha para se casar com ele, onde orelha caiu no chão em incontrolável risada. "Quanto mais você acha que vai viver?" ela perguntou. "Você já é um esqueleto." Mosquito foi embora humilhado, e a qualquer momento ele passou a sua maneira que ele disse a orelha que ele ainda estava vivo."
--- Chinua Achebe
"Quando estou escrevendo, eu realmente quero me satisfazer. Eu tenho uma história que estou trabalhando e lutando, e quero contar a maneira mais eficaz que posso. Isso é realmente o que eu luto com. E o pensamento de quem pode estar lendo Pode estar lá em algum lugar no fundo da minha mente - eu nunca vou dizer que não é lá porque eu não sei - mas não é realmente o que estou pensando."
--- Chinua Achebe
"Escrita sempre foi um negócio sério para mim. Eu senti que era uma obrigação moral. Uma grande preocupação do tempo foi a ausência da voz africana. Ser parte desse diálogo significava não apenas sentado na mesa, mas efetivamente contando a história africana de uma perspectiva africana - em plena earshot do mundo."
--- Chinua Achebe
"Há algo Sobre histórias importantes que não é apenas a mensagem, mas também a maneira como a mensagem é transmitida, o arranjo das palavras, a felicidade da linguagem. Por isso, é realmente um equilíbrio entre o seu compromisso, seja político ou econômico ou o que for, e seu ofício como artista."
--- Chinua Achebe
"Eu acredito na complexidade da história humana, e que não há como você Diga a essa história de uma maneira e diga: "É isso". Sempre haverá alguém que pode dizer diferentemente, dependendo de onde estão de pé ... Essa é a maneira que eu acho que as histórias do mundo devem ser contadas: de muitas perspectivas diferentes."
--- Chinua Achebe
"Regra colonial significa que o poder, a iniciativa é tirada de você por outra pessoa que toma suas decisões. Se isso continuar tempo suficiente, além de uma geração, então o hábito da auto-regra é esquecido. As pessoas não são mais capazes de perceber o que isso significa. Ser dependente por cem anos! E, de repente, quando essa coisa termina, não há ninguém que realmente saiba como correr o país."
--- Chinua Achebe
"Ogbuf Ezedudu, que era o homem mais velho da aldeia, estava contando dois outros homens quando vieram para visitá-lo que a punição por quebrar a paz de Ani se tornara muito leve em seu clã. "Nem sempre foi assim", disse ele. "Meu pai me disse que tinha sido dito que no passado um homem que quebrou a paz foi arrastado no chão pela aldeia até que ele morreu. Mas depois de um tempo este costume foi parado porque estragou a paz que era feita para preservar."
--- Chinua Achebe
"Eu tento o máximo possível para não ser pessimista porque nunca pensei ou acreditava que criar uma nação nigeriana seria fácil; Eu sempre soube que seria um trabalho muito difícil. Mas eu nunca pensei que seria tão difícil. E o que está acontecendo agora, que é uma sujeição desse país potencialmente grande para um clique de aventureiros militares e uma classe política que eles se corromparam completamente - isso é realmente bem chocante. O sofrimento que eles desencadearam em milhões de pessoas são bastante intoleráveis."
--- Chinua Achebe
"Quase 30 anos antes de Ruanda, antes de Darfur, mais de 2 milhões de pessoas - mães, crianças, bebês, civis - perderam suas vidas como resultado das políticas descaradamente chamadas e desnecessárias promulgadas pelos líderes do governo federal da Nigéria. É essa acusação que é dominada a imprensa nigeriana do livro, até onde eu posso ver, a acusação, por um lado, que Awolowo eclodiu "uma política diabólica para reduzir significativamente o número de seus inimigos através de fome - eliminando mais de dois milhões de pessoas, principalmente membros de gerações futuras."
--- Chinua Achebe
"Para responder a opressão com resistência apropriada requer conhecimento de dois tipos: Em primeiro lugar, o autoconhecimento pela vítima, o que significa consciência de que a opressão existe, uma consciência de que a vítima caiu de uma grande altura de glória ou promessa nas profundezas atuais; Em segundo lugar, a vítima deve saber quem é o inimigo. Ele deve conhecer o nome real de seu opressor, não um alias, um pseudônimo, ou um nom de pluma!"
--- Chinua Achebe
"Eu acho que é uma das primeiras coisas que eu fiquei claro em minha mente quando comecei a brincar com a ficção, que eu tinha que encontrar uma língua e não foi na existência na época. Você colocou muito bem - não foi para ser dado como garantido. Você teve que continuar e pesquisar até encontrar um caminho através da conversa de inglês e igbo. Os dois idiomas presos uns aos outros e tentaram encontrar uma maneira de expressar através de um, o meio dos pensamentos. Essa é uma coisa muito emocionante a fazer, uma coisa muito difícil de fazer."
--- Chinua Achebe
"Se você tivesse sido pobre em sua última vida, teria pedido que você fosse rico quando você veio de novo. Mas você era rico. Se você tivesse sido covarde, eu teria pedido para você trazer coragem. Mas você era um guerreiro destemido. Se você tivesse morrido jovem, eu teria pedido para você ter a vida. Mas você viveu muito. Então, vou pedir-lhe para vir de novo do jeito que você veio antes."
--- Chinua Achebe
"Eu penso como você crescer e você vê coisas que estão ao seu redor e você faz perguntas e você ouve as respostas, sua situação torna-se mais e mais de um quebra-cabeça. Agora, por que é assim, por que coisas como esta e desde que a escrita é uma maneira pela qual se pode fazer essas perguntas e tentar encontrar essas respostas, parece-me uma coisa muito natural para fazer, especialmente porque significava histórias que Eu sempre encontrei em movimento, quase insuportavelmente necessário."
--- Chinua Achebe
"No vocabulário de certas contradições dos teóricos radicais recebem o status de alguma doença mortal à qual seus oponentes sozinhos podem sucumbir. Mas as contradições são as mesmas coisas da vida. Se houvesse uma pequena pitada de contradição entre os suínos Gadareno, alguns deles podem ter sido salvos de afogamento."
--- Chinua Achebe
"Os nigerianos comuns viveram como vizinhos pelos milênios. Eu estava falando sobre os britânicos que vieram e fundiram um número inteiro de mini estados e grandes estados em uma unidade. Mas essas pessoas estavam sempre lá, e sempre conseguiram viver lado a lado com seus vizinhos. Então eles não eram possuídos ou administrados por um reino. Não era praticamente impossível para essas pessoas quando eles têm diferentes idiomas e religiões para serem vizinhos. Por isso, é esse hábito de vizinhança que é destruído e colocado sob grande tensão de novo e de novo quando você tem coisas como massacres."
--- Chinua Achebe
"Para a pergunta de W. Em tudo, temos sido aconselhados a esquecer, ou melhor, a escrita de livros. O que é necessário, nos é dito, é jogadas e filmes. Os livros estão desatualizados! O livro está morto, longa televisão ao vivo! Uma pergunta que nem é levantada, muito menos considerada é: quem escreverá os scripts de drama e filmes quando a geração que pode ler e escrever foi usada?"
--- Chinua Achebe