Frases Sobre "Cabul"
"O nacionalismo Pashtun está se reafirmando. Sua história política abrange várias centenas de anos. Os pashtuns estão zangados com os americanos porque, um, eles ainda estão sendo bombardeados, e dois, eles percebem que os americanos estão apoiando a facção Tajik, que controla as forças do exército e segurança em Kabul ."
--- Ahmed Rashid
"Os pashtuns se sentem discriminados pelos americanos porque apoiaram o Taleban e a guerra ainda está acontecendo em sua região com os EUA bombardeio. Eles também são descontentes com o poder esmagador de seus rivais étnicos, os Tajiques, que dominam as forças de segurança em Cabul e controlam as principais alavancas do poder político. Embora Karzai também seja pashtun, muitos Pashtuns consideram-lhe um refém para os tajiques e americanos."
--- Ahmed Rashid
"Os americanos eliminaram os piores inimigos do Irã, o Taleban no Afeganistão e Saddam [Hussein]. Eu ocasionalmente ameaçava minha contraparte iraniana em Cabul que um dia eu lhe enviaria uma grande conta pelo que fizemos. Mas, seriamente, o Irã está buscando uma estratégia dupla no Iraque. Por um lado, os iranianos, após décadas de hostilidade, estão interessados em boas relações. Por outro lado, eles querem manter o país fraco e dominar a região."
--- Zalmay Khalilzad
"Enquanto as mulheres podem parecer diferentes, pois algumas roupas de desgaste e outras usam saris, ou alguns cobrem o cabelo enquanto outros usam o cabelo solto, as mulheres precisam ficar juntas porque todos enfrentam o ponto central de discriminação, embora o A extremidade dos quais pode ser diferente de Kigali para Cabul."
--- Zainab Salbi
"Havia uma época em que as mulheres do Afeganistão - pelo menos em Cabul - estavam lá fora. Eles foram autorizados a estudar, eles eram médicos e cirurgiões, caminhando livres, usando o que eles queriam. Foi quando estava sob ocupação soviética. Então os Estados Unidos começam a financiar o Mujahideen. Reagan os chamou de "pais fundadores do Afeganistão". Reencarna a ideia de "Jehad", praticamente cria o Taleban."
--- Arundhati Roy
"Em 2001, nos disseram que a guerra no Afeganistão era uma missão feminista. Os fuzileiros estavam libertando mulheres afegãs do Taleban. Você realmente pode bombardear o feminismo em um país? E agora, depois de 25 anos de guerra brutal - 10 anos contra a ocupação soviética, 15 anos de ocupação dos EUA - o Taleban está montando para Cabul e em breve estará de volta a fazer negócios com os Estados Unidos."
--- Arundhati Roy