Frases de "George Santayana" sobre "PENSAMENTO"
"Sexo dota o indivíduo com um instinto mudo e poderoso, que carrega seu corpo e alma continuamente em relação ao outro, torna um dos queridos empregos de sua vida para selecionar e perseguir um companheiro, e junta-se para posse o prazer tão profundamente, para rivalizar a feroz raiva e para a solicitude uma melancolia eterna. O que mais poderia ser necessário para sufocar o mundo com o significado e a beleza mais profundos?"
--- George Santayana
"Você não pode provar realismo para um cético ou idealista; Mas você pode mostrar um homem honesto que ele não é um cético ou idealista completo, mas um realista no coração. Enquanto ele estiver vivo, sua filosofia sincera deve cumprir as suposições de sua vida e não destruí-lo."
--- George Santayana
"Por "essência" Eu entendo um universal, de qualquer grau de complexidade e definição, o que pode ser dado imediatamente, seja o sentido ou o pensamento .... este objeto de sentido puro ou pensamento puro, sem crença superadicionado, um objeto internamente completo e individual, mas sem relações externas ou status físico, é o que eu chamo de essência."
--- George Santayana
"Não somos compelidos no naturalismo, ou mesmo no materialismo, para ignorar as coisas imateriais; O ponto é que quaisquer coisas imateriais que são reconhecidas são consideradas nomes, aspectos, funções ou produtos concomitantes dessas coisas físicas entre quais ações continuam."
--- George Santayana
"Quando a vida de um homem acaba, permanece verdadeira que ele era um tipo de homem e não outro. Um homem que se entende sob a forma de eternidade sabe a qualidade que eternamente pertence a ele, e sabe que ele não pode morrer totalmente, mesmo que ele fosse, para quando o movimento de sua vida acabou, a verdade de sua vida permanece."
--- George Santayana
"Uma alma flutuante e de sangue inteiro tem sentidos rápidos e simpatias diversas: muda com o mundo em mudança; E quando não muito fome ou frustrado por circunstâncias, encontra todas as coisas vivas e em quadrinhos. A vida é gratuita é fundamentalmente e gostaria de ser livre de brincadeiras."
--- George Santayana
"Existe agora) Nenhum remorso por tempo passado passado, mesmo para o que pode ter nos morto ou nos fez vergonha de nós mesmos quando estava acontecendo: Há uma agradável sensação panorâmica do que tudo era e como tudo tinha que ser. Por que, se não somos vãos ou esnobinhos, precisamos desejar que deveria ter sido diferente? As coisas melhores que perdemos ainda podem ser apreciadas ou alcançadas por outra pessoa em algum lugar: Por que isso não é tão bom assim? E não há arrependimento, tanto no sentido de desejar o passado para retornar, ou ausente: É bastante real o suficiente, pois é, lá em sua própria data e lugar."
--- George Santayana
"Eu amo a água em movimento, eu amo navios, eu amo a definição afiada, a humanidade concentrada, a solidão sublime da vida no mar. Os perigos só fazem presente para nós, o perigo inerente a toda a existência, que o verme terrestre estúpido, ignorante e inexpertado nunca descobre; e a arte dela, tão matemática, tão exata, tão recompensadora para a inteligência, apela à coragem e limpa a mente da superstição, enchendo-a com humildade e verdadeira religião."
--- George Santayana
"A família é um expediente antecipado e de muitas maneiras irracionais. Se a corrida desenvolveu uma classe especial sem sexo para ser enfermeiras, pedagogos e escravos, como os trabalhadores entre formigas e abelhas, então a família teria sido desnecessária. Tal divisão do trabalho, sem dúvida, envolveu males próprios, mas teria provocado alguns arrastos e vexações adequados à família."
--- George Santayana