Frases de "Jacques Maritain" sobre "HOMENS"
"Arte e poesia não podem fazer sem um ao outro. No entanto, as duas palavras estão longe de serem sinônimas. Por arte, quero dizer a atividade criativa ou produtora, fazendo trabalhos da mente humana. Por poesia quero dizer, não a arte particular que consiste em escrever versos, mas um processo mais geral e mais primário: que a intercomunicação entre o ser interno das coisas e o ser interno do eu humano que é uma espécie de adivinhação (como era realizado nos tempos antigos; o latim vates era um poeta e um adivinhador). Poesia, nesse sentido, é a vida secreta de cada uma das artes."
--- Jacques Maritain
"Autoridade e poder são duas coisas diferentes: o poder é a força por meio da qual você pode Obrigar os outros a obedecer a você. A autoridade é o direito de direcionar e comandar, para ser ouvido ou obedecido por outros. Autoridade solicita o poder. Poder sem autoridade é tirania."
--- Jacques Maritain
"é por isso que penso, em desafio de Platão, que existe de uma vez erros e vulgaridade em dizer que a poesia é Uma mentira, exceto no sentido de que Cocteau escreveu um dia: sou uma mentira que sempre conta a verdade. A única poesia que está puramente e simplesmente é acadêmica, pseudo-clássica, conceitualmente repetitiva poesia, e não é poesia."
--- Jacques Maritain
"A arte é um esforço criativo de que os poços estão no espírito, e que nos leva ao mesmo tempo o eu mais íntimo do artista e as concorrências secretas que ele percebeu em coisas por meio de uma visão ou intuição todos os seus, e não ser expressa em idéias e em palavras expressíveis apenas no trabalho de arte."
--- Jacques Maritain
"A divisão entre as artes úteis e as belas artes não devem ser entendidas em um maneiras. No trabalho mais humilde dos artesãos, se a arte estiver lá, há uma preocupação com a beleza, através de uma espécie de repercussão indireta de que os requisitos da criatividade do espírito exercem sobre a produção de um objeto para atender às necessidades humanas."
--- Jacques Maritain
"Assim, a sociedade nasceu, como algo exigido pela natureza, e (porque esta natureza é a natureza humana) como algo realizado através de um trabalho de razão e vontade e consentido livremente. O homem é um animal político, o que significa que a pessoa humana anseia a vida política, a vida comunal, não apenas em relação à comunidade familiar, mas no que diz respeito à comunidade civil."
--- Jacques Maritain
"Cada trabalho de arte atinge o homem em seus poderes internos. Chega-lhe mais profundamente e insidiosamente do que qualquer proposta racional, com demonstração cogente ou sofisma. Pois o greve com duas armas terríveis, intuição e beleza, e na raiz única nele de todas as suas energias ... A arte e a poesia despertaram os sonhos do homem, e seus anseios, e revelam-lhe alguns dos abismos que ele tem em si mesmo."
--- Jacques Maritain
"Desde a arte é uma virtude do intelecto, exige se comunicar com todo o universo do intelecto. Daí é que o clima normal da arte é inteligência e conhecimento: seu solo normal, o patrimônio civilizado de um sistema de crenças e valores consistentes e integrados; Seu horizonte normal, o infinito da experiência humana iluminada pelo insight apaixonado da angústia ou as virtudes intelectuais de uma mente contemplativa."
--- Jacques Maritain
"O objetivo da educação é orientar as jovens no processo através do qual se moldam como pessoas humanas - armadas com conhecimento, força de julgamento e virtudes morais - enquanto ao mesmo tempo transmitem Para eles, a herança espiritual da nação e a civilização em que estão envolvidas."
--- Jacques Maritain
"A experiência poética é distinta na natureza da experiência mística. Porque a poesia emana da livre criatividade do Espírito, é desde o início orientada para a expressão, e termina em uma palavra oferecida, quer falar; Considerando que é místico porque emana do desejo mais profundo do Espírito dobrado em saber, tende de si mesmo para o silêncio e a fruição interna. A experiência poética está ocupada com o mundo criado e as enigmáticas e inúmeras relações de existentes uns com os outros, não com o princípio de ser."
--- Jacques Maritain
"Nada é mais humano do que para o homem desejar naturalmente as coisas impossíveis para sua natureza. É, de fato, a propriedade de uma natureza que não é fechada em matéria como a natureza das coisas físicas, mas que é intelectual ou infinitizada pelo Espírito. É propriedade de uma natureza metafísica. Tais desejos alcançam o infinito, porque as sede de intelecto por ser e ser são infinitas."
--- Jacques Maritain