Frases de "Kim Hyesoon" sobre "CORPO"
"Nós esculpiremos em nosso corpo O que a sociedade nos ensina e continuamos esta tarefa, sem saber a identidade que nos forçam a ter. Essa identidade é esculpida em nossos rostos e nossas peles. Não sabendo que nossos corpos se tornaram "o papel feito da carne humana", nós enche nossos corpos e os tornamos um teatro onde os símbolos culturais ou os símbolos suprimidos jogam."
--- Kim Hyesoon
"Como um garoto doente, eu sempre olhei pela janela. Os objetos da minha observação eram o sol, as estações, o vento, as pessoas loucas e a morte do meu avô. Durante meu longo período de observação, senti que algo como poemas estavam enchendo meu corpo. Eles estavam em algum tipo de estado e condição que os tornaram difíceis de tornar as palavras. Como estudante universitário, tentei escrevê-los em coreano. Foi naquela época que eu previa a minha morte e a morte do mundo. Acho que meus poemas começaram naquela época."
--- Kim Hyesoon
"Se você viver na Coréia, você sempre pode sofrer de raiva em relação às pessoas no poder, por causa de problemas políticos e sociais. Eu me senti sombrio sob esta ditadura social. Olhando para trás, sinto que nunca vi um nascer do sol em Seul. Quando eu estava na universidade, os policiais costumavam medir o quão curto as mini-saias femininas eram e como era o cabelo dos caras. Nós estávamos vivendo sob um governo que considera seu povo para ser soldados."
--- Kim Hyesoon
"As mulheres são folhas para homens na Coréia do Sul. É difícil para as mulheres assumir um papel principal, mesmo em ONGs para resistência política. Os homens acham que as mulheres devem fazer coisas triviais nas margens. Eles acham que as mulheres devem ser apenas um tempero para um prato. Eu sinto raiva e tristeza vendo isso."
--- Kim Hyesoon
"É difícil perturbar o uso comum de coreano que é inclinado à perspectiva de uma sociedade orientada para homens. A sociedade coreana é baseada em ambas as políticas e história que foram disfarçadas como uma sólida sociedade de poemas machos sólidos, uma linguagem escrita sólida, regras fixas de como escrever literatura e uma linguagem narrativa."
--- Kim Hyesoon
"Eu não tive nenhum modelo. Eu não podia aprender nada da voz feminina que os poetas masculinos usavam, uma voz que é mais "feminina" do que a mulher. Também não poderia aprender nada, desde a antiga poesia feminina que só cantava sobre o amor, a sensação de despedida e saudade de outros."
--- Kim Hyesoon
"Alienação entre o conteúdo e o formulário acontece com frequência em meus poemas porque eu obstinadamente continuo a desmontar meu corpo, um ato que você também pode chamar "desmantelando a ilusão". Eu acho que depois de eu desmontar meu corpo feminino, eu posso finalmente desmontar poemas líricos estabelecidos."
--- Kim Hyesoon
"Meu corpo está cheio de sepulturas. Um sepulcro é desenterrado e uma jovem sai dela com as mãos empoeiradas em lágrimas. Uma senhora que é uma jovem e uma menina velha ao mesmo tempo sente a presença da jovem. Eu sinto que os 15 anos de idade eu e os 50 anos de idade eu sai do sepulcro através de uma escavação ilegal."
--- Kim Hyesoon