Frases de "Malcolm Muggeridge" sobre "DOGMATISMO"
"Quando eu olho para trás na minha vida hoje em dia, o que às vezes eu faço, o que mais forçosamente sobre isso é que o que parecia no momento mais significativo e sedutor, parece agora mais fútil e absurdo . Por exemplo, sucesso em todas as suas diversas guias; sendo conhecido e ser elogiado; Prazeres ostensíveis, como adquirir dinheiro ou seduzir mulheres, ou viajar, indo para o mundo e para cima e para baixo, como Satanás, explorando e experimentando qualquer perda de vaidade tem a oferecer. Em retrospecto todos esses exercícios em auto-gratificação parecem pura fantasia, que Pascal chamou "lambendo a terra."
"é só possível ter sucesso em atividades de segunda categoria - como se tornar um milionário ou um primeiro-ministro, ganhando Uma guerra, seduzindo mulheres bonitas, voando pela estratosfera, ou pousando na lua. As atividades de primeira linha - envolvendo, como devem, tentando entender o que é a vida e tentar transmitir essa compreensão - inevitavelmente resultar em uma sensação de fracasso. Um Napoleão, um Churchill, ou um Roosevelt pode se sentir bem sucedido, mas nunca um Sócrates, um Pascal ou um Blake. Compreensão é para sempre inatingível."
"Os maiores artistas, santos, filósofos e, até os tempos bastante recentes, os cientistas ... todos assumiram que o Novo Testamento Promessa da vida eterna é válida .... Eu prefiro estar errado com Dante e Shakespeare e Milton, com Agostinho de Hippo e Francisco de Assis, com o Dr. Johnson, Blake, e Dostoiévsky do que direito com Voltaire, Rousseau, os Huxleys. , Herbert Spencer, Hg Wells e Bernard Shaw."
"No seu A própria vida, Jesus não causou impacto na história. Isso é algo que eu não posso, mas considerar como uma dispensação especial sobre a parte de Deus e, eu gosto de pensar, ainda outro exemplo do humor irônico que informa tantos de seus propósitos. Para mim, parece altamente apropriado que a figura mais importante em toda a história seja, assim, escapar do aviso de memórias, diaristas, comentaristas, toda a tribo de cronistas que até então existiam"