Frases de "Paul Valery" sobre "HOMENS"
"O objeto de uma arte, o princípio do seu artifício, é precisamente para transmitir a impressão de um estado ideal em que o homem que chega a ser capaz de produzir espontaneamente, sem esforço de hesitação, uma expressão magnífica e maravilhosamente ordenada de sua natureza e nossos destinos."
--- Paul Valery
"Certamente observou o fato curioso de que uma determinada palavra que é perfeitamente clara quando você ouve ou usá-lo na linguagem cotidiana, e que não dá Ascensão a qualquer dificuldade quando se engajada no movimento rápido de uma sentença comum se torna magicamente embaraçoso, introduz uma estranha resistência, frustra qualquer esforço na definição assim que você tirá-lo por circulação para examiná-lo separadamente e procurar seu significado após afastado sua função instantânea."
--- Paul Valery
"Os mais ridículos eram aqueles que, por sua própria autoridade, fizeram os juízes e juízes da tribo. Eles pareciam nunca suspeitar que nossos julgamentos nos julgam, e que nada expõe nossas fraquezas e nos revela mais ingenuamente do que a atitude de pronunciar sobre nossos vizinhos."
--- Paul Valery
"Nos olhos desses amantes da perfeição, um trabalho nunca é acabado - uma palavra que para eles não tem sentido - mas abandonado; e este abandono, seja às chamas ou ao público (e que é o resultado do cansaço ou a obrigação de entregar) é uma espécie de acidente para eles, como a quebra de uma reflexão, que fadiga, irritação ou algo semelhante fez sem valor."
--- Paul Valery
"Interrupção, incoerência, surpresa são os condições de nossa vida. Eles se tornaram reais necessidades para muitas pessoas, cujas mentes não são mais alimentadas por nada, mas mudanças repentinas e estímulos constantemente renovados. Não podemos mais suportar qualquer coisa que dure. Nós não sabemos mais como fazer frutas do urso de tédio. Então toda a questão se resume a isso: a mente humana pode o que a mente humana fez?"
--- Paul Valery
"O comércio das mentes foi necessariamente o primeiro comércio do mundo, desde que antes de trocar as coisas, um deve trocar sinais, e é necessário, portanto, que os sinais sejam institutos. Não há mercado ou troca sem linguagem. O primeiro instrumento de todos os commerce é a linguagem."
--- Paul Valery
"Ignorância é um tesouro de preço infinito que a maioria dos homens desperdiçam, quando deveriam estimar os seus menos fragmentos; Alguns a arruinam, educando-se, outros, incapazes de conceber, deixá-lo desperdiçado. Pelo contrário, devemos procurar por isso assiduamente no que achamos que sabemos melhor. Folha através de um dicionário ou tente fazer um, e você vai descobrir que toda palavra cobre e mascara um bem sem fundo que as perguntas que você joga nele despertou não mais do que um eco."
--- Paul Valery
"Apenas como água, gás e eletricidade são trazidos para nossas casas de longe para satisfazer nossas necessidades em resposta a um esforço mínimo, então seremos fornecidos com imagens visuais ou auditivas, que aparecerão e desaparecerão em um movimento simples de A mão, dificilmente mais do que um sinal."
--- Paul Valery
"Colete todos os fatos que podem ser coletados sobre a vida de racine e você nunca aprenderá com eles a arte de seu verso. Toda a crítica é dominada pela teoria desnorte que o homem é a causa do trabalho como nos olhos da lei, o criminoso é a causa do crime. Muitas vezes são ambos os efeitos."
--- Paul Valery