Frases de "Carl Jung" sobre "SABEDORIA"
"Quando assumimos que Deus seja um princípio orientador Com certeza, um Deus é geralmente característico de um determinado sistema de pensamento ou moralidade. Por exemplo, pegue o Deus cristão, o Gumum Bonum: Deus é amor, amor sendo o mais alto princípio moral; E Deus é Espírito, sendo o Espírito a suprema ideia de significado. Todos os nossos conceitos morais cristãos derivam de tais suposições, e a essência suprema de todos eles é o que chamamos de Deus."
--- Carl Jung
"Não só a psique existe, mas é a própria existência. É um preconceito quase absurdo para supor que a existência só pode ser física ... Podemos dizer, pelo contrário, que a existência física é uma mera inferência, já que sabemos de matéria apenas na medida em que percebemos imagens psíquicas mediadas por Os sentidos."
--- Carl Jung
"Os fatos da natureza não podem no longo prazo ser violado. Penetrando e vindo através de tudo como água, eles prejudicarão qualquer sistema que não leve em conta deles, e mais cedo ou mais tarde eles trarão sua queda. Mas uma autoridade sábia o suficiente em seu estatista para dar um jogo suficiente para a natureza - da qual o Espírito é uma parte - não precisa não temer nenhum declínio prematuro."
--- Carl Jung
"Obviamente a astrologia tem muito a oferecer psicologia, mas o que este pode oferecer sua irmã mais velha é menos evidente. Até onde eu julgo, pareceria-me vantajoso para a astrologia tomar a existência de psicologia em conta, acima de toda a psicologia da personalidade e do inconsciente."
--- Carl Jung
"Em vez de estar à mercê de feras selvagens, terremotos, deslizamentos de terra e inundações, o homem moderno é maltratado pelas forças elementares de sua própria psique. Este é o poder mundial que excede vastamente todos os outros poderes na Terra. A idade da iluminação, que despojou a natureza e instituições humanas dos deuses, negligenciou o deus do terror que habita na alma humana."
--- Carl Jung
"Astrólogos são influenciados pela teosofia, então Eles dizem: "Isso é muito simples, é apenas vibração!" ... mas o que é vibração? Eles dizem que é energia leve, talvez eletricidade, eles não são bem informados. Em todos os eventos as vibrações que poderiam nos influenciar nunca foram vistas, por isso continua sendo apenas uma palavra."
--- Carl Jung
"Um paciente não seleciona suas doenças físicas. Eles acontecem com ele. Você poderia muito bem perguntar quando é comido por um crocodilo, 'Como você selecionou esse crocodilo?'. Absurdo. Ele te selecionou. O paciente nem seleciona os sintomas inconscientemente. Esse é um exagero extraordinário do sujeito a dizer que ele estava escolhendo essas coisas. Eles pegam ele."
--- Carl Jung
"O triste A verdade é a vida real do homem consiste em um complexo de opostos inexoráveis - dia e noite, nascimento e morte, felicidade e miséria, bom e mal. Não temos certeza de que alguém prevalecerá contra o outro, que bom vai superar o mal, ou a dor da alegria. A vida é um campo de batalha. Sempre foi e sempre será; E se não fosse assim, a existência chegava ao fim."
--- Carl Jung
"Assim que o diálogo entre duas pessoas toca em algo fundamental, essencial, numinoso e um certo relacionamento é sentido, dá origem a um fenômeno que lé vy-bruhl acronteiramente chamado de mística de participação. É uma identidade inconsciente em que duas esferas psíquicas individuais interpenetram a tal grau que é impossível dizer o que pertence a quem."
--- Carl Jung
"Ninguém pode se iluminar que ele é imune ao espírito de sua própria época, ou mesmo que ele possua uma compreensão completa disso. Independentemente de nossas convicções conscientes, cada um de nós, sem exceção, sendo uma partícula da massa geral, está em algum lugar anexada a, colorida, ou até mesmo prejudicada pelo Espírito que atravessa a massa. A liberdade se estende apenas tanto quanto os limites da nossa consciência."
--- Carl Jung
"Eu frequentemente visto as pessoas se tornarem neuróticas quando se contentam com respostas inadequadas ou erradas às perguntas da vida. Eles buscam posição, casamento, reputação, sucesso externo do dinheiro, e permanecem infelizes e neuróticos, mesmo quando atingiram o que estavam procurando. Essas pessoas geralmente são confinadas dentro de um horizonte espiritual demais. Sua vida não tem conteúdo suficiente, significado suficiente. Se eles estão habilitados para se desenvolver em personalidades mais espaçosas, a neurose geralmente desaparece."
--- Carl Jung
"Estamos vivendo no que os gregos chamavam de Kairos - o momento certo - para uma 'metamorfose dos deuses', do princípios fundamentais e símbolos. Essa peculiaridade do nosso tempo, que certamente não é de nossa escolha consciente, é a expressão do homem inconsciente dentro de nós que está mudando."
--- Carl Jung
"Nós carregamos nosso passado conosco, para sagacidade, o homem primitivo e inferior com seus desejos e emoções, e é apenas com um enorme esforço que podemos nos separar desse fardo. Se se trata de uma neurose, nós invariavelmente temos que lidar com uma sombra consideravelmente intensificada."
--- Carl Jung
"A ideia de suicídio, compreensível como é, não parece louvável para mim. Vivemos para obter a maior quantidade possível de desenvolvimento espiritual e autoconsciência. Contanto que a vida seja possível, mesmo que apenas em um grau mínimo, você deve pendurar nele, a fim de conseguir o propósito do desenvolvimento consciente. Para interromper a vida antes que seu tempo seja trazer para um experimento que não criamos. Nós nos encontramos no meio dele e devemos levá-lo até o fim."
--- Carl Jung
"É tarefa do indivíduo se diferenciar de todos os outros e ficam em seus próprios pés. Todas as identidades coletivas. . . interferir com o cumprimento desta tarefa. Essas identidades coletivas são muletas para o manco, escudos para os tímidos, leitos para os viveiros, os viveiros para o irresponsável. . . ."
--- Carl Jung
"Preenchendo a mente consciente com as concepções ideais é uma característica da teosofia ocidental, mas não o confronto com a sombra e a mundo da escuridão. Não se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas fazendo a escuridão consciente. O último procedimento, no entanto, é desagradável e, portanto, não popular."
--- Carl Jung
"A imagem de Deus no homem não foi destruída pelo outono, mas só estava danificada e corrompida ("deformada"), e pode ser restaurada através da graça de Deus. O escopo da integração é sugerido pelo adferos de descenso, a descida da alma de Cristo ao inferno, seu trabalho de redenção abraçando até os mortos. O equivalente psicológico desta é a integração do inconsciente coletivo que forma uma parte essencial do processo de individuação."
--- Carl Jung