Frases de "Carl Jung" sobre "SOLIDãO"
"Quando devemos lidar com problemas, instintivamente resistimos a tentar a maneira que leva obscuridade e escuridão. Queremos ouvir apenas resultados inequívocos e esquecer completamente que esses resultados só podem ser trazidos quando nos aventuramos e emergimos novamente da escuridão. Mas para penetrar na escuridão, devemos convocar todos os poderes da iluminação que a consciência pode oferecer."
--- Carl Jung
"Vivemos em um mundo que em alguns aspectos é misterioso; as coisas podem ser experimentadas que permanecem inexplicáveis; Nem tudo o que acontece pode ser antecipado. O inesperado e o incrível pertence a este mundo. Só então é a vida inteira. Para mim, o mundo tem desde o início infinito e desnavável."
--- Carl Jung
"O funcionamento contínuo e direto do Espírito Santo sobre aqueles que são chamados para serem filhos de Deus implica, em fato, um processo de ampliação de encarnação. Cristo, o filho gerado por Deus, é o primeiro nascido que é sucedido por um número cada vez maior de irmãos mais novos e irmãs. Há, no entanto, nem gerado pelo Espírito Santo nem nascido de uma virgem. . . . Sua origem humilde (possivelmente dos mamíferos) não os impede de entrar em um parentesco próximo com Deus como seu pai e Cristo como seu irmão."
--- Carl Jung
"A palavra "felicidade" perderia seu significado se não fosse equilibrada e contrastada e comparada à tristeza. Ao comparar como uma experiência poderia ter sido pior, desenvolvemos gratidão e felicidade, enquanto se compararmos como poderia ter sido melhor, desenvolvemos amargura e tristeza."
--- Carl Jung
"As pessoas farão qualquer coisa, não importa quão absurdo, para evitar enfrentar suas próprias almas . Eles vão praticar yoga indiano e todos os seus exercícios, observar um regime estrito de dieta, aprender a literatura do mundo inteiro - tudo porque eles não podem se vestir com eles mesmos e não ter a menor fé que qualquer coisa útil poderia sair de suas próprias almas ."
--- Carl Jung
"Em todos os caos há um cosmos, em todos os caos desordem uma ordem secreta ... estamos presos e enredados na experiência sem objetivo ... somente quando todos os adereços e muletas estão quebrados, e nenhuma cobertura da parte traseira oferece até mesmo a menor esperança de segurança, torna-se possível experimentar um Arquétipo que até então tinha escondido por trás do absurdo significativo jogado pela Anima. Este é o arquétipo do significado, assim como a anima é o arquétipo da própria vida."
--- Carl Jung
"É apenas através da psique que podemos estabelecer que Deus age sobre nós, mas somos incapazes de distinguir se Essas ações emanam de Deus ou do inconsciente. Não podemos dizer se Deus e os inconscientes são duas entidades diferentes. Ambos são conceitos de linha de fronteira para conteúdos transcendentais. Mas empiricamente pode ser estabelecido, com um grau de probabilidade suficiente, que há no inconsciente um arquétipo de totalidade."
--- Carl Jung
"Eu não posso definir para você O que Deus é. Eu só posso dizer que meu trabalho provou empiricamente que o padrão de Deus existe em todo homem e que esse padrão tem à sua disposição a maior de todas as suas energias para transformação e transfiguração de seu ser natural. Não só o significado de sua vida, mas sua renovação e suas instituições dependem de sua relação consciente com esse padrão de seu inconsciente coletivo."
--- Carl Jung
"Há tantos arquétipos quanto há situações típicas na vida. A repetição infinita gravou essas experiências em nossa constituição psíquica, não nas formas de imagens repletas de conteúdo, mas a princípio apenas como formulários sem conteúdo, representando meramente a possibilidade de um certo tipo de percepção e ação."
--- Carl Jung
"Eu não posso amar ninguém se eu me odeio. Essa é a razão pela qual nos sentimos tão extremamente desconfortáveis na presença de pessoas que são observadas por sua virtuosidade especial, pois irradiam uma atmosfera da tortura que infligem por si mesmas. Isso não é uma virtude, mas um vício."
--- Carl Jung
"Um homem gosta de acreditar que ele é o mestre de sua alma. Mas, enquanto ele é incapaz de controlar seus humores e emoções, ou estar consciente das miríades maneiras secretas em que fatores inconscientes se insinuam em seus arranjos e decisões, ele certamente não é seu próprio mestre."
--- Carl Jung
"Ninguém deve negar o perigo da descida, mas pode ser arriscado. Ninguém precisa de risco, mas é certo que alguém vai. E deixe aqueles que descerem o caminho do pôr-do-se com os olhos abertos, pois é um sacrifício que se assusta até os deuses. No entanto, todas as descidas são seguidas por uma ascensão."
--- Carl Jung
"Envelhecer as pessoas devem saber que suas vidas não estão montando e desdobrando, mas que um processo interior inexorável força a contração da vida. Para um jovem é quase um pecado e certamente um perigo para ser muito ocupado com ele mesmo; Mas para a pessoa de envelhecimento é um dever e uma necessidade de dar séria atenção a si mesmo."
--- Carl Jung
"Conhecer sua própria escuridão é o melhor método para lidar com as trevas de outras pessoas. Não se torna iluminado por imaginar figuras de luz, mas fazendo a escuridão consciente. A coisa mais aterrorizante é se aceitar completamente. Suas visões ficarão claras somente quando você pode olhar em seu próprio coração. Quem olha para fora, sonhos; Quem olha para dentro, desperta."
--- Carl Jung
"Os antropólogos descreveram muitas vezes o que acontece com uma sociedade primitiva quando seus valores espirituais são expostos ao impacto da civilização moderna . Seu povo perde o significado de suas vidas, sua organização social se desintegra, e eles próprios moralmente decaem. Estamos agora na mesma condição. Mas nunca entendemos o que perdemos, pois nossos líderes espirituais, infelizmente, estavam mais interessados em proteger suas instituições do que para entender o mistério que os símbolos presentes."
--- Carl Jung
"Completamente despreparado, nós tomamos o passo para a tarde da vida. Pior ainda, nós levamos este passo com a falsa pressuposição que nossas verdades e nossos ideais nos servirão como até agora. Mas não podemos viver a tarde da vida de acordo com o programa da manhã da vida, pelo que foi ótimo de manhã será pouco à noite e o que de manhã era verdade, à noite terá se tornado uma mentira."
--- Carl Jung
"A vida sempre me pareceu como uma planta que vive em seu rizoma. Sua verdadeira vida é invisível, escondida no rizoma. A parte que aparece acima do solo dura apenas um único verão. Então ele cernou-se - uma aparição efêmera. Quando pensamos no crescimento e decadência intermináveis de vida e civilizações, não podemos escapar da impressão da nulidade absoluta. No entanto, nunca perdi uma sensação de algo que vive e durou debaixo do fluxo eterno. O que vemos é a flor, que passa. O rizoma permanece."
--- Carl Jung
"Todas as idades antes do nosso Acredito deuses em alguma forma ou outro. Apenas um empobrecimento incomparável no simbolismo poderia nos permitir redescobrir os deuses como fatores psíquicos, o que quer dizer, como arquétipos do inconsciente. Sem dúvida, essa descoberta é dificilmente credível como ainda."
--- Carl Jung
"Quando um pueblo indiano não se sente no clima certo, ele fica longe do Conselho dos homens. Quando um romano antigo tropeçou no limiar quando ele deixou a casa, ele desistiu de seus planos para o dia. Isso nos parece sem sentido, mas sob condições primitivas de vida, um presságio inclina um pelo menos para ser cauteloso. Quando eu não estou com pleno controle de mim mesmo, meus movimentos corporais podem estar sob certa restrição; minha atenção é facilmente distraída; Eu sou um pouco ausente. Como resultado, eu bato contra algo, tropeço, deixe algo cair ou esquecer alguma coisa."
--- Carl Jung
"Tanto quanto podemos discernir, o único propósito da existência humana é acender uma luz de significado na escuridão do mero ser. Sua visão ficará clara apenas quando você olhar para o seu coração ... Quem olha para fora, sonhos. Quem olha para dentro, desperta. O sonho é a pequena porta escondida no santumento mais profundo e mais íntimo da alma, que se abre para aquela noite cósmica primitiva que era alma muito antes de haver ego consciente e será alma muito além do que um ego consciente poderia alcançar."
--- Carl Jung
"Além disso, as almas dos meus ancestrais são sustentadas pela atmosfera da casa, já que respondo por eles as perguntas que suas vidas uma vez deixadas para trás. Eu esculto respostas ásperas da melhor maneira possível. Eu até os atraí nas paredes. É como se uma família silenciosa, maior, esticando os séculos, estavam pegando a casa."
--- Carl Jung
"Minhas mandalas eram criptogramas relativas ao estado do eu que se apresentou de novo a cada dia ... Eu os guardava como pérolas preciosas ... Tornou-se cada vez mais simples para mim que a mandala é o centro. É o expoente de todos os caminhos. É o caminho para o centro, para a individuação."
--- Carl Jung
"O inconsciente coletivo parece consistir em motivos mitológicos ou imagens primordiais, para a qual Mitos de todas as nações são seus expoentes reais. De fato, toda a mitologia poderia ser tomada como uma espécie de projeção do inconsciente coletivo. Podemos ver isso mais claramente se olharmos para as constelações celestiais, cujas formas originalmente caóticas são organizadas através da projeção de imagens. Isso explica a influência das estrelas afirmadas pelos astrólogos. Essas influências são nada além de percepções insespectivas inconscientes do inconsciente coletivo."
--- Carl Jung
"A curva da vida é como a parábola de um projétil que, perturbado de seu estado inicial de descanso, sobe e depois retorna a um estado de repouso ... como um projétil voando para Seu objetivo, a vida termina na morte. Até mesmo a sua ascensão e seu zênite são apenas passos e meios para este objetivo ... para, iluminação ou sem iluminação, consciência ou nenhuma consciência, a natureza se prepara para a morte."
--- Carl Jung
"Não é possível matar parte do seu "eu" a menos que você se mate primeiro. Se você arruinar sua personalidade consciente, a chamada personalidade do ego, você privar o eu de seu objetivo real, nomeadamente se tornar real próprio. O objetivo da vida é a realização do eu. Se você se matar, você abolirá a vontade de se tornar real, mas pode prender seu desenvolvimento pessoal na medida em que não é explicado. Você deve perceber que o suicídio é assassinato, já que após o suicídio, continua a ser um cadáver exatamente como com qualquer assassinato comum. Só é você mesmo que foi morto."
--- Carl Jung