Frases de "Henri Matisse" sobre "CAMINHO"
"Eu sempre procurei ser entendido e, enquanto fui levado Para tarefa por críticos ou colegas, achei que eles estavam certos, assumindo que eu não tivesse ficado claro o suficiente para ser entendido. Essa suposição me permitiu trabalhar toda a minha vida sem ódio e mesmo sem amargura em relação à crítica, independentemente de sua fonte. Eu contei apenas na clareza da expressão do meu trabalho para ganhar meus fins. O ódio, o Rancor e o espírito da vingança são a bagagem inútil para o artista. Sua estrada é difícil o suficiente para ele limpar sua alma de tudo o que poderia fazer mais."
--- Henri Matisse
"As fotografias sempre serão impressionantes porque mostram a natureza, e todos os artistas encontrarão neles um mundo de sensações. O fotógrafo deve, portanto, intervir o mínimo possível, para não causar a fotografia perder o charme objetivo que ele naturalmente possui, não obstante seus defeitos."
--- Henri Matisse
"Lentamente Eu descobri o segredo da minha arte. Consiste em uma meditação na natureza, na expressão de um sonho que é sempre inspirado pela realidade. Com mais envolvimento e regularidade, aprendi a empurrar cada estudo em uma determinada direção. Pouco por pouco a noção de que a pintura é um meio de expressão afirmou-se, e que se pode expressar a mesma coisa de várias maneiras. Exctidão não é verdade, Delacroix gostava de dizer."
--- Henri Matisse
"Eu não esperava me recuperar da minha segunda operação, mas desde que eu considero isso Eu estou vivendo em tempo emprestado. Todos os dias que amanhece é um presente para mim e eu levo isso dessa maneira. Eu aceito com gratidão sem olhar além dela. Esqueço completamente meu sofrimento físico e todo o desagrado da minha condição atual e acho que apenas a alegria de ver o sol subir mais uma vez e poder trabalhar um pouco, mesmo sob condições difíceis."
--- Henri Matisse
"Seria um erro atribuir esse poder criativo a um talento inato. Na arte, o Criador Genius não é apenas um ser presenteado, mas uma pessoa que conseguiu organizar seu fim nomeado, um complexo de atividades, dos quais o trabalho é o resultado. O artista começa com uma visão - uma operação criativa que exige um esforço. Criatividade pega coragem."
--- Henri Matisse
"Minha escolha de cores não descansa em nenhuma teoria científica; É baseado na observação, sensação, sobre a experiência da minha sensibilidade. Inspirado por certas páginas de Delacroix, um artista como Signac está preocupado com cores complementares, e o conhecimento teórico deles o levará a usar um determinado tom em um determinado lugar. Mas eu simplesmente tento colocar cores que prestam minha sensação."
--- Henri Matisse
"Se as pessoas soubessem o que Matisse, supostamente o pintor de felicidade, tinha passado, a angústia e a tragédia que ele tinha que superar para conseguir capturar essa luz que nunca o deixou, se as pessoas soubessem também Perceba que esta felicidade, essa luz, essa sabedoria desapaixada que parece ser minha, às vezes são bem merecidas, dada a gravidade das minhas provações."
--- Henri Matisse