Frases de "Salman Rushdie" sobre "RAZãO"
"Se você mora em países livres, você não precisa gastar toda a sua vida argumentando sobre a liberdade porque está ao seu redor. Parece redundante ganhar muito barulho sobre algo quando, na verdade, lá é. Mas se alguém tenta removê-lo, torna-se importante para você formular suas próprias defesas."
--- Salman Rushdie
"Acho que, em um romance escrito, a maneira pela qual você brinca com a emoção dos leitores ou a maneira como envolve as emoções dos leitores pode ser muito indireta. Você poderia vir através de ironia ou comédia, etcetera, e você poderia capturar as simpatias e sentimentos das pessoas por stealth, se você gosta."
--- Salman Rushdie
"A inspiração mais óbvia para ser corajosa é que todos nós sentimos: você não pode ter livre expressão agora em uma gama muito ampla de países. É preciso muita coragem para escritores e jornalistas nesses países para se defender e fazer o que fazem. A Rússia é um caso em questão onde, como você sabe, os jornalistas têm um hábito embaraçoso de ser morto por seus relatórios."
--- Salman Rushdie
"Para nascer de novo, 'Sang Gibral Farishta caindo dos Headeans', primeiro você tem que morrer. Ho ji! Ho ji! Para pousar sobre a Terra da Bosomia, primeiro é preciso voar Tat-taa! Takatun! Como sempre sorrir novamente, se primeiro você não vai chorar? Como ganhar o amor do amor do querido, sem um suspiro?"
--- Salman Rushdie
"Se você quiser desenhar pessoas para a história, você realmente tem que escrever como se escrevesse um romance e faça essas pessoas realmente existentes, incluindo a pessoa realmente existente com meu nome, em uma pessoa crível na página. E isso requer distância. Isso requer não estar atualizado contra os eventos que você está falando."
--- Salman Rushdie
"Parece-me que é perfeitamente possível discordar veementemente de um trabalho e dizer que é ofensivo e insultuoso e assim por diante. E você está absolutamente o direito de fazer isso e falar de volta, se quiser, contra aquele pedaço de fala com toda a veemência à sua disposição. Quero dizer, isso é legítimo. Até outras coisas. As pessoas têm o direito de demonstrar."
--- Salman Rushdie
"Eu tenho um sentimento geral Que escritores e artistas que estão nesta situação peculiar, de ser um artista perseguido, tudo o que alguém pergunta é a perseguição. Pode muito bem ser a última coisa no mundo que eles querem falar. Havia muitos anos em que cada jornalista do mundo queria falar comigo, mas ninguém queria falar comigo sobre o meu trabalho. Isso se sentiu profundamente frustrante porque senti que havia uma tentativa de sufocar-me como artista. A melhor vingança que eu poderia ter era escrever."
--- Salman Rushdie
"No final, a coisa que é importante sobre a livre expressão é que é a direita da qual todos os outros direitos são derivados. Se você não pode articular ideias e se você não pode articular críticas das idéias de outras pessoas, então você é impotente. O que sempre aumenta o poder de um regime autoritário é se pode impedir com sucesso as pessoas se expressarem."
--- Salman Rushdie
"Eu posso entrar em uma livraria e apontar um número de livros que eu acho muito pouco atraente no que eles dizem. Mas não me ocorre para queimar a livraria. Se você não gosta de um livro, leia outro livro. Se você começar a ler um livro e decidir que não gosta, ninguém está dizendo para você terminar."
--- Salman Rushdie
"Certamente, a pobreza e o declínio econômico têm muito a ver com a chamada raiva do Islã. Você tem todos esses jovens em países que são economicamente em má forma. A ideia de que eles podem ser capazes de ganhar uma boa vida e se casar e ter uma família, uma vida decente, parece muito remota para muitas pessoas em muito mundo."
--- Salman Rushdie
"Memória tem seu próprio tipo especial. Ele seleciona, elimina, altera, exagera, minimiza, glorifica e vilifica também; Mas no final, cria sua própria realidade, sua versão heterogênea, mas geralmente coerente; E nenhum ser humano sãs nunca confia em a versão de outra pessoa mais do que a dele."
--- Salman Rushdie
"Na Índia, como Em outras partes do nosso mundo escurecimento, a religião é o veneno no sangue. Onde a religião intervém, a mera inocência não é desculpa. No entanto, continuamos a patinar em torno dessa questão, falando da religião na linguagem da moda de "respeito". O que há para respeitar em qualquer um deste, ou em qualquer um dos crimes agora sendo cometido quase diariamente em todo o mundo no nome temido da religião?"
--- Salman Rushdie
"Nós olhamos para cima e esperamos que as estrelas sejam baixadas, nós oramos para que haja Seja estrelas para seguirmos, estrelas se movendo através dos céus e nos levando ao nosso destino, mas é apenas a nossa vaidade. Olhamos para a galáxia e se apaixonamos, mas o universo se preocupa menos de nós do que sobre isso, e as estrelas permanecem em seus cursos, por mais que possamos desejar que eles façam o contrário. É verdade que se você assistir à volta da roda do céu por um tempo você verá uma queda de meteoro, chama e morrer. Isso não é uma estrela que vale a pena seguir; É apenas uma rocha azarada. Nossos destinos estão aqui na Terra. Não há estrelas orientadoras."
--- Salman Rushdie
"Islam é incomum em que é a única das grandes religiões do mundo que nasceu dentro da história gravada. Que há uma enorme quantidade de registro histórico factual sobre a vida de um profeta e sobre as condições sociais na Arábia naquela época. Portanto, é possível olhar para a origem do Islã de forma acadêmica."
--- Salman Rushdie
"A coisa que sempre me atraiu para Nova York foi a sensação de ser Em um lugar onde muitas pessoas tinham muitas histórias não ao contrário do meu ", diz Rushdie. "Todo mundo vem de outro lugar. Todo mundo tem uma avó polonesa, algum tipo de metamorfose em suas circunstâncias familiares. Isso é uma coisa muito grande - a experiência de não viver onde você começou."
--- Salman Rushdie
"Se você olhar para filmes indianos, toda vez que eles queriam uma localidade exótica, eles teriam um número de dança em Caxemira. Kashmir era Fairyland da Índia. Índios foram lá porque em um país quente você vai a um lugar frio. As pessoas seriam transferidas pela visão da neve."
--- Salman Rushdie
"Suponho que os autoritários não gostam de ser divertidos porque os governantes autoritários têm um sentido muito inflado de si mesmos e não gostam de ser deflacionados, o que torna ainda mais importante continuar a desviá-los. Estas são pessoas muito corajosas em todo o mundo que se divertem de dentro dessas sociedades. Então, agora temos que ampliar a definição do que queremos dizer com "escritor" para incluir blogueiros, cartunistas, escritores de músicas, artistas visuais - todas essas pessoas são, de maneiras diferentes, bastante corajosas."
--- Salman Rushdie
"A Pen / Barbara Goldsmith Liberdade para escrever é uma forma de apresentar casos individuais. Se você olhar para a história do prêmio, a taxa de liberdade é muito alta: uma porcentagem muito alta de pessoas que recebem esses prêmios são libertadas nos próximos seis meses a um ano. A única arma há atenção, mas curiosamente ela funciona."
--- Salman Rushdie
"Às vezes as pessoas disseram que o Islã, em seu próprio calendário, ainda está apenas em a idade média. Ainda é no século XV ou o que quer que seja. E o cristianismo no século XV, afinal, estava cheio de inquisições e queimadas na estaca, e assim por diante. Então dê tempo do Islã, e chegará ao ponto de maturidade que outras religiões têm. Mas o mormonismo é muito mais novo que o Islã, e já tem lá. Então eu não acho que isso é um argumento que funciona."
--- Salman Rushdie
"Como escritor, um dos As coisas que todos nós aprendemos com o cinema era uma espécie de compressão que não existia antes que as pessoas estivessem acostumadas a assistir filmes. Por exemplo, se você quisesse escrever um flashback em um romance, você já teve que realmente contextualizá-lo muito, para configurá-lo. Agora, os leitores sabem exatamente o que você está fazendo. Close-ups também."
--- Salman Rushdie
"Uma das coisas estranhas sobre regimes violentos e autoritários é que eles não gostam o brilho da publicidade negativa. Se você pode torná-los suficientemente desconfortáveis, eles freqüentemente respondem fazendo o que você precisa para eles para fazer no espírito de estabelecer as pessoas livres ou cessando prisões."
--- Salman Rushdie
"A menos que, é claro, não existe alguma coisa como chance; ... caso em que, devo-a-otimisticamente - levantar e torcer, porque se tudo estiver planejado com antecedência, todos nós temos um significado e são poupados o terror de nos conhecermos para ser aleatório, sem um porquê; Ou então, é claro, poderíamos - como pessimistas - desistirem aqui e agora, compreendendo a futilidade da ação de decisão do pensamento, já que nada que pensamos faz qualquer diferença de qualquer maneira, as coisas serão como elas. Onde, então, é otimismo? No destino ou no caos?"
--- Salman Rushdie
"Às vezes por um córrego da floresta, ele observou a água correndo sobre a cama seixada, suas minúsculas modulações de salto e fluxo. O corpo de uma mulher era assim. Se você assistiu com cuidado o suficiente, podia ver como se mudou para o ritmo do mundo, o ritmo profundo, a música abaixo da música, a verdade abaixo da verdade. Ele acreditava nesta verdade escondida a maneira como outros homens acreditavam em Deus ou amor, acreditava que a verdade era de fato sempre escondida, que o aparente, o acontecimento, era invariavelmente uma espécie de mentira."
--- Salman Rushdie
"Eu acho que o negócio de escrever uma grande quantidade é o negócio de prestar atenção ao seu Personagens, para o mundo em que vivem, para a história que você tem que contar, mas apenas uma grande atenção e fora de que, se você prestar atenção corretamente, a história lhe dirá o que precisa."
--- Salman Rushdie