Frases de "Henri Bergson" sobre "RAZãO"
"Conhecimento, na medida em que é direcionado a assuntos práticos, só tem que enumerar as principais atitudes possíveis da coisa em relação a nós, bem como o nosso melhor possível atitude em relação a isso. Aí reside a função ordinária de conceitos prontos, aquelas estações com as quais marcamos o caminho de se tornar. Mas procurar penetrar com eles na natureza mais íntima das coisas, é aplicar-se à mobilidade do método real criado para dar pontos estacionários de observação."
--- Henri Bergson
"É com todo o nosso passado ... que desejamos, vontade e agir ... desta sobrevivência do passado, segue-se que a consciência não pode passar pelo mesmo estado duas vezes. As circunstâncias ainda podem ser as mesmas, mas eles agirão não mais na mesma pessoa ... é por isso que a nossa duração é irreversível."
--- Henri Bergson
"Eu acredito que o tempo dado à refutação na filosofia é geralmente perdido. Dos muitos ataques dirigidos por muitos pensadores um contra o outro, o que agora permanece? Nada, ou seguramente muito pouco. Aquilo que conta e perdura é o modicum de verdade positiva que cada um contribui. A verdadeira declaração é, por si só, capaz de deslocar a ideia errônea e se torna, sem que a nossa tenhada dificuldade em refutar ninguém, o melhor dos refutações."
--- Henri Bergson
"Tudo o que está vivo, e todos rendem para o mesmo empurrão tremendo. O animal leva sua posição na planta, o homem bestride a animalidade, e toda a humanidade, no espaço e no tempo, é um imenso exército galopando ao lado e antes e atrás de cada um de nós em uma taxa esmagadora capaz de derrotar todas as resistências e claras Os mais formidáveis obstáculos, talvez até a morte."
--- Henri Bergson
"Por outro lado, o prazer causado pelo riso, mesmo no palco, não é um prazer não adulterado; Não é um prazer que é exclusivamente estético ou totalmente desinteressado. Sempre implica uma intenção secreta ou inconsciente, se não de cada um de nós, em todos os eventos da sociedade como um todo. No riso, sempre encontramos uma intenção inevitada de humilhar e, consequentemente, para corrigir nosso vizinho, se não em sua vontade, pelo menos em sua escritura."
--- Henri Bergson
"O prestígio do prêmio Nobel é devido a muitas causas, mas em particular ao seu duplo personagem idealista e internacional: idealista em que foi projetado para obras de inspiração elevada; Internacional, na medida em que é concedido após a produção de diferentes países ter sido minuciosamente estudado e o balanço intelectual do mundo inteiro foi elaborado. Livre de todas as outras considerações e ignorando quaisquer valores intelectuais, os juízes deliberadamente tomaram seu lugar no que os filósofos chamaram de uma comunidade da mente ."
--- Henri Bergson
"Os homens não percebem suficientemente que seu futuro está em suas próprias mãos. Deles é a tarefa de determinar em primeiro lugar se querem continuar vivendo ou não. Deles é a responsabilidade, então, para decidir se quiserem apenas viver, ou pretende fazer apenas o esforço extra necessário para cumprir, mesmo neste planeta refratário, a função essencial do universo, que é uma máquina para a criação de deuses ."
--- Henri Bergson
"Felizmente, alguns nascem com sistemas imunes espirituais que mais cedo ou mais tarde dão rejeição à cosmovisão ilusória enxertada e desde o nascimento através do condicionamento social. Eles começam a sentir que algo está errado e começa a procurar respostas. O conhecimento interior e as experiências externas anômalas mostram-lhes um lado da realidade, os outros são alheios e, assim, iniciam a jornada de despertar. Cada passo da jornada é feita seguindo o coração em vez da multidão, e escolhendo o conhecimento sobre véus de ignorância."
--- Henri Bergson
"Um absoluto só pode ser dado em uma intuição, enquanto todo o resto tem a ver com a análise. Chamamos a intuição aqui a simpatia pela qual se é transportada para o interior de um objeto, a fim de coincidir com o que há exclusivo e intrometente inexprimível nele. Análise, pelo contrário, é a operação que reduz o objeto a elementos já conhecidos."
--- Henri Bergson