Frases de "Jean Cocteau" sobre "TORRE EIFFEL"
"Se um viciado que tenha sido completamente curado começa a fumar novamente, ele não experimenta mais o desconforto de seu primeiro vício. Existe, portanto, fora alcalóides e hábito, um sentido para o ópio, um hábito intangível que vive, apesar da reformulação do organismo. A droga morta deixa um fantasma atrás. Em certas horas, assombra a casa."
--- Jean Cocteau

"Em duas semanas, apesar dessas notas, não vou mais acreditar no que estou experimentando agora. É preciso deixar para trás um traço desta jornada que a memória esquece. É preciso, quando isso é impossível, escrever ou desenhar sem responder às solículas românticas de dor, sem desfrutar de sofrer como música, amarrando uma caneta para o pé se precisar ser, ajudando os médicos que não aprendem nada de preguiça."
--- Jean Cocteau

"Eu nunca esquecerei o que vi no Museu de Arte Moderna: Em uma sala de aula impecável, cinquenta meninas pintando em mesas cobertas com pincéis, panelas, tubos, tigelas, olhando para o espaço e saindo deles Línguas como os animais inteligentes que tocam um sino, línguas, lolling e olhos vagos. Os professores supervisionam esses jovens criadores de arte abstrata e bate seus pulsos se o que eles pintam representa algo e perigosamente inclinados para o realismo. As mães - ainda na fase de Picasso - não são admitidas."
--- Jean Cocteau
