Frases de "Terry Eagleton" sobre "ARTE"
"Do ponto de vista do poder político, a cultura é absolutamente vital. Tão vital, de fato, esse poder não pode operar sem isso. É cultura, no sentido dos hábitos e crenças cotidianos de um povo, que leitos desligam, faz parecer natural e inevitável, transforma-o em reflexo espontâneo e resposta."
--- Terry Eagleton
"[F] ou a maior parte do futebol nos dias de hoje é o ópio das pessoas, para não falar de sua cocaína crack. Seu ícone é a Impeccavelmente Tory, Slavishly Conformista Beckham. Os vermelhos não são mais os bolcheviques. Ninguém sério sobre a mudança política pode desvendar o fato de que o jogo tem que ser abolido. E qualquer roupa política que tentou ter teria a maior chance de poder que o executivo-chefe da BP tem em assumir de Oprah Winfrey."
--- Terry Eagleton
"Os britânicos devem ser particularmente avessos aos intelectuais, um preconceito estreitamente ligado à sua antipatia de estrangeiros. De fato, uma fonte importante deste desgosto anglo-saxão para highbrows e egheads foi a revolução francesa, que foi vista como uma tentativa de reconstruir a sociedade com base em princípios racionais abstratos."
--- Terry Eagleton
"Porque assuntos como literatura e história de arte não têm um pagamento de material óbvio, eles tendem a atrair aqueles que Olhe askance em noções capitalistas de utilidade. A ideia de fazer algo puramente para o prazer de sempre sacudiu os guardiões de barba cinza do estado. A inútil sempre foi um assunto profundamente subversivo."
--- Terry Eagleton
"Na vida consciente, alcançamos algum sentido de nós mesmos como razoavelmente unificados, eus coerentes, e sem essa ação seria impossível. Mas tudo isso é apenas no nível "imaginário" do ego, que não é mais do que a ponta do iceberg do sujeito humano conhecido pela psicanálise. O ego é função ou efeito de um sujeito que é sempre disperso, nunca idêntico por si mesmo, amarrado ao longo das cadeias dos discursos que constituem."
--- Terry Eagleton
"Toda a propaganda ou popularização envolve uma colocação do complexo no simples, mas tal movimento é instantaneamente desconstrutiva. Pois se o complexo puder ser colocado no simples, então não pode ser tão complexo quanto parecia em primeiro lugar; E se o simples puder ser um meio adequado de tal complexidade, então não poderá depois de tudo ser tão simples como tudo isso."
--- Terry Eagleton
"Fé cristã, como eu entendo, não é principalmente um questão de assinar para a proposta de que existe um ser supremo, mas o tipo de compromisso fez manifesto por um ser humano no final de sua cordão, fundição na escuridão, dor e perplexidade, que, no entanto, permanece fiel à promessa de um Amor transformador."
--- Terry Eagleton
"É na escrita de Rousseau acima de tudo que a história começa a se virar da honra de classe alta para o humanitarismo de classe média. Piedade, simpatia e compaixão estão no centro de sua visão moral. Os valores associados ao feminino começam a se infiltrar a existência social como um todo, em vez de ser confinado à esfera doméstica."
--- Terry Eagleton
"O papel do intelectual, por isso é dito, é falar a verdade ao poder. Noam Chomsky descartou esta tag piedosa em dois motivos. Por uma coisa, o poder sabe a verdade já; Está apenas ocupado tentando esconder. Para outro, não é aqueles no poder que precisam da verdade, mas aqueles que eles oprimir."
--- Terry Eagleton
"Ler não é um movimento linear direto, um caso meramente cumulativo: nossas especulações iniciais geram um quadro de referência dentro do qual interpretar o que vem a seguir, mas o que vem em seguida, transformará retrospectivamente compreensão original, destacando algumas características e pretendendo outros."
--- Terry Eagleton
"O O Novo Testamento é um destruidor brutal de ilusões humanas. Se você seguir a Jesus e não acabar morto, parece que você tem alguma explicação para fazer. O Signifier Stark da Condição Humana é aquele que falou por amor e justiça e foi feito até a morte por suas dores. A verdade traumática da história humana é um corpo mutilado."
--- Terry Eagleton
"Os leitores são menos e menos vistos como meros não-escritores, o subumano "outro" ou o derivado falho " do autor; A falta de uma caneta não é mais uma marca vergonhosa do status secundário, mas um espaço positivamente permitindo, assim como dentro de cada escritor pode ser visto para esculpir, como uma antítese reprimida, mas contaminante, um leitor."
--- Terry Eagleton