Frases de "Azar Nafisi" sobre "SABE"
"Após as eleições presidenciais iranianas equipadas em 2009, o regime islâmico atacou as "humanidades" como a principal fonte de protestos, a ferramenta mais eficaz utilizada pelo Ocidente, especialmente América, para corromper e incitar a juventude iraniana, e finalmente fechou todos os departamentos de humanidades nas universidades do Irã."
--- Azar Nafisi
"The crisis besetting America is not just an economic or political crisis; something deeper is wreaking havoc across the land, a mercenary and utilitarian attitude that demonstrates little empathy for people’s actual well-being, that dismisses imagination and thought, branding passion for knowledge as irrelevant."
--- Azar Nafisi
"We do not read in order to turn great works of fiction into simplistic replicas of our own realities, we read for the pure, sensual, and unadulterated pleasure of reading. And if we do so, our reward is the discovery of the many hidden layers within these works that do not merely reflect reality but reveal a spectrum of truths, thus intrinsically going against the grain of totalitarian mindsets."
--- Azar Nafisi
"Visa para Avalon é um testemunho do poder da ficção. Ilumina a verdade no coração do que é comumente chamada de realidade. Essa conta de vidas transformadas e arruinadas pelo triunfo de uma regra totalitária é um lembrete oportuno de como a preguiça moral e intelectual e apatia podem abrir o caminho para o reinado de terror trazido por tal sistema."
--- Azar Nafisi
"O que nos deslumbra em Cleópatra de Stacy Schiff não são as mitologias sedutoras Sobre a rainha evasiva, mas os surpreendentes se raros fatos históricos que Schiff escavou meticulosamente e amorosamente. Schiff não oferece a história de Cleópatra, mas a história de uma época incrível, que desapareceu, mas ainda nos afeta, questionando a maneira como olhamos para o mito, a história e nós mesmos."
--- Azar Nafisi
"É apenas através da literatura que se pode colocar a si mesmo nos sapatos de outra pessoa e entender o outro diferente e lados contraditórios e abster-se de se tornar implacável demais. Fora da esfera da literatura, apenas um aspecto dos indivíduos é revelado. Mas se você entender suas diferentes dimensões, você não pode facilmente mixê-los."
--- Azar Nafisi
"Nós falamos de fatos, mas os fatos existem apenas parcialmente para nós se eles não são repetidos e re-criados através de emoções, pensamentos e sentimentos. Para mim parecia que não havíamos realmente existentes, ou apenas metade existia, porque não poderíamos imaginarmos a nós mesmos e nos comunicarmos ao mundo, porque tínhamos usado obras de imaginação para servir como handmaidens para algum truque político."
--- Azar Nafisi
"Você não lê Gatsby, eu disse, para saber se o adultério é bom ou ruim, mas aprender sobre como questões complicadas como adultério e fidelidade e casamento são. Um grande romance aumenta seus sentidos e sensibilidade às complexidades da vida e das pessoas e impede que você veja a moralidade em fórmulas fixas sobre o bem e o mal."
--- Azar Nafisi
"Apenas curiosidade sobre o destino dos outros, a capacidade de nos colocar em seus sapatos, e a vontade de entrar em seu mundo através da magia da imaginação, cria esse choque de reconhecimento. Sem essa empatia, não pode haver um diálogo genuíno, e nós como indivíduos e nações permanecerão isolados e alienígenas, segregados e fragmentados."
--- Azar Nafisi
"Olhe para a revolução de Ayatollah Khomeini e os slogans que eles usaram: anti-imperialismo; anti-colonialismo; a luta do tem-se contra os tempos; O monopólio estadual sobre a economia, que foi muito padronizado após a União Soviética. Todas essas coisas não saíram do Islã. O Islã não é tão desenvolvido."
--- Azar Nafisi
"Um bom romance é aquele que mostra a complexidade dos indivíduos e cria espaço suficiente para que todos esses personagens tenham voz; Desta forma, um romance é chamado democrático - não que defenda a democracia, mas que por natureza é assim. A empatia encontra-se no coração de Gatsby, como tantos outros grandes romances - o maior pecado é ser cego para os problemas e dores dos outros. Não vê-los significa negar sua existência."
--- Azar Nafisi
"Basicamente, o fundamentalismo é um fenômeno moderno. Da mesma forma que Hitler evocou uma religião mitológica da pureza alemã e a glória do passado, os islamistas usam a religião para evocar emoções e paixões em pessoas que foram oprimidas por um longo tempo para alcançar seu propósito."
--- Azar Nafisi
"Os romances eram uma fuga da realidade no sentido de que poderíamos maravilhar-se com sua beleza e perfeição. Curiosamente, os romances que escapamos em nos levaram finalmente para questionar e estimular nossas próprias realidades, sobre a qual nos sentimos desamparadamente sem palavras."
--- Azar Nafisi
"Eu acredito em empatia. Eu acredito no tipo de empatia que é criada através da imaginação e através de relacionamentos íntimos e pessoais. Eu sou escritor e professor, muito do meu tempo é gasto interpretando histórias e se conectando a outros indivíduos. É o desejo de saber mais sobre nós mesmos e outros que criam empatia. Através da imaginação e do nosso desejo de relacionamento, transcendimos nossas limitações, refrescam nossos olhos, e são capazes de nos olharmos e ao mundo através de uma lente nova e alternativa."
--- Azar Nafisi
"Este é um bom momento para pedir aos apologistas pelo regime islâmico, que degrada o Islã? Quem impõe apedrejamento, casamento forçado de meninas menores de idade e flagelando por não usar o véu? Tais práticas representam a antiga história e a cultura do Irã, sua diversidade étnica e religiosa? Seus séculos de poesia sensual e subversiva?"
--- Azar Nafisi
"Em todas as grandes obras de ficção, independentemente da realidade sombria que eles apresentam, há uma afirmação da vida contra a transiência dessa vida, um desafio essencial. Essa afirmação reside na forma como o autor assume o controle da realidade, retendo-a à sua maneira, criando assim um novo mundo. Toda grande obra de arte, eu declararia pomposamente, é uma celebração, um ato de insubordinação contra as traições, horrores e infidelidades da vida. A perfeição e beleza do formulário se rebelam contra a fealdade e o shabbiness do objeto."
--- Azar Nafisi
"Você recebe uma sensação estranha quando você está prestes a deixar um lugar, eu disse a ele, como você não só vai sentir falta das pessoas que você ama, mas você vai sentir falta da pessoa que você está agora neste momento e Este lugar, porque você nunca será dessa maneira novamente."
--- Azar Nafisi
"Um romance não é uma alegoria .... é a experiência sensual de outro mundo. Se você não entra nesse mundo, segure a respiração com os personagens e envolva-se em seu destino, você não será capaz de ter empatia, e a empatia está no coração do romance. É assim que você lê um romance: você inala a experiência. Então comece a respirar."
--- Azar Nafisi
"Aqueles no Ocidente que dispensam a repressão das leis contra as mulheres em países como o Irã, não importa quão benignas suas intenções, apresentem uma visão condescendente não apenas da religião, mas Também das mulheres que vivem em países da maioria muçulmana, como se o desejo de escolha e felicidade seja o monopólio das mulheres no Ocidente."
--- Azar Nafisi
"Imagine que você está andando por um caminho frondoso ... O sol está recuando, e você está andando sozinho, acariciado com a luz alegre do final da tarde. Então, de repente, você sente uma grande queda no braço direito. Está chovendo? Você olha para cima. O céu ainda é enganosamente ensolarado ... segundos depois, outra queda. Então, com o sol ainda empoleirado no céu, você está encharcado em uma chuva de chuva. É assim que as memórias me invadem de abrupta e inesperadamente."
--- Azar Nafisi
"Acredito que é apenas através de Empatia, que a dor experimentada por uma mulher argelina, um dissidente norte-coreano, uma criança ruandesa ou um prisioneiro iraquiano, torna-se real para mim e não apenas passando notícias. E é às vezes assim quando eu me pergunto, estou preparado - como Huck Finn - para desistir do céu da escola dominical para o tipo de inferno que Huck escolheu?"
--- Azar Nafisi