Frases de "Claude Bernard" sobre "A VIDA é"
"O fisiologista não é um homem do mundo, ele é um cientista, um homem pego e absorvido por uma ideia científica que ele persegue; Ele não mais ouve os gritos dos animais, não vê mais o sangue fluido, ele vê apenas sua ideia: organismos que se escondem a partir dele problemas que ele quer descobrir. Ele não sente que ele está em uma carnificina horrível; Sob a influência de uma ideia científica, ele persegue com o deleite um filamento nervoso dentro de fedorento e carne lívida que para qualquer outra pessoa seria um objeto de desgosto e horror."
--- Claude Bernard
"Foi muitas vezes dito que, para fazer descobertas, é preciso ser ignorante. Esta opinião, confundida em si mesma, não esculpa uma verdade. Isso significa que é melhor não saber nada do que manter idéias fixas com base nas teorias cuja confirmação buscamos constantemente, negligenciando, enquanto tudo que não concorda com eles."
--- Claude Bernard
"é impossível conceber um experimento sem uma ideia preconcebida; Elaborar um experimento, dissemos, está colocando uma pergunta; Nós nunca concebemos uma pergunta sem uma ideia que convida uma resposta. Eu a considero, portanto, um princípio absoluto de que os experimentos devem sempre ser concebidos em vista de uma ideia preconcebida, não importa se a ideia não ser muito clara nem muito bem definida."
--- Claude Bernard
"Mesmo hipóteses equivocadas e teorias são de uso em levar a descobertas. Esta observação é verdadeira em todas as ciências. Os alquimistas fundaram a química, buscando problemas e teorias chiméricas que são falsas. Na ciência física, que é mais avançado do que a biologia, ainda podemos citar homens de ciência que fazem grandes descobertas, confiando em falsas teorias."
--- Claude Bernard
"O homem não se limita a ver; Ele pensa e insiste em aprender o significado dos fenômenos cuja existência foi revelada a ele por observação. Então, ele é razões, compara os fatos, coloca perguntas para eles e pelas respostas que ele extrai, testa um por outro. Esse tipo de controle, por meio de raciocínio e fatos, é o que constitui experimento, corretamente falando; E é o único processo que temos para nos ensinar sobre a natureza das coisas fora dos EUA."
--- Claude Bernard
"Assim que as circunstâncias de um experimento são bem conhecidas, paramos de coletar estatísticas. ... O efeito ocorrerá sempre sem exceção, porque a causa dos fenômenos é definida com precisão. Somente quando um fenômeno inclui condições ainda indefinidas, somente quando um fenômeno inclui condições ainda indefinidas, podemos compilar estatísticas. ... Devemos aprender, portanto, compilar estatísticas somente quando não podemos ajudá-lo; Pois na minha opinião, as estatísticas nunca podem produzir a verdade científica."
--- Claude Bernard
"Quando um médico é chamado a um paciente, ele deve decidir sobre o diagnóstico, então o prognóstico e o tratamento. ... Os médicos devem conhecer a evolução da doença, sua duração e gravidade, a fim de prever seu curso e resultado. Aqui as estatísticas intervêm para orientar os médicos, ensinando-lhes a proporção de casos mortais, e se a observação também demonstrou que os casos bem-sucedidos e malsucedidos podem ser reconhecidos por certos sinais, então o prognóstico é mais certo."
--- Claude Bernard
"Homens que têm fé excessiva em suas teorias ... fazerem observações pobres, porque eles escolhem entre os resultados de seus experimentos apenas o que é adequado Seu objeto, negligenciando o que não é relacionado a ele e deixando cuidadosamente tudo o que pode cuidar da idéia que desejam combater"
--- Claude Bernard
"O progresso é alcançado trocando nossas teorias para novos que vão além do antigo, até encontrarmos um com base em um maior número de fatos. Teorias são apenas hipóteses, verificadas por mais ou menos numerosos fatos. Aqueles verificados pela maioria dos fatos são os melhores, mas mesmo assim eles nunca são finais, nunca se acreditam absolutamente."
--- Claude Bernard
"Em todas as empresas ... A mente é sempre raciocinando, e, mesmo quando parecemos agir sem um motivo, uma lógica instintiva ainda direciona a mente. Só não estamos cientes disso, porque começamos pelo raciocínio antes de sabermos ou dizer que somos raciocinando, assim como começamos falando antes de observarmos que estamos falando, e assim como começamos vendo e ouvindo antes que Vemos ou o que ouvimos."
--- Claude Bernard
"Eu não ... rejeito o uso de estatísticas em medicina, mas eu não condeno a tentar além deles e acreditar em estatísticas como base da ciência médica. ... estatísticas ... aplicam-se apenas a casos em que a causa dos fatos observados ainda é [incerta ou] indeterminada. ... Sempre haverá algum indeterminismo ... em todas as ciências, e mais em medicina do que em qualquer outra. Mas a conquista intelectual do homem consiste em diminuir e conduzir o indeterminismo em proporção à medida que ganha terreno para o determinismo pela ajuda do método experimental."
--- Claude Bernard
"Prova de que uma determinada condição sempre precede ou acompanha um fenômeno não garante a conclusão com certeza de que uma determinada condição é a causa imediata desse fenômeno. Deve ainda ser estabelecido que, quando esta condição for removida, os fenômenos não aparecerão mais."
--- Claude Bernard
"O desejo ardente de conhecimento, na verdade, é o único motivo atraindo e apoiando investigadores em seus esforços; E apenas esse conhecimento, realmente agarrado e ainda sempre voando diante deles, torna-se imediatamente seu único tormento e sua única felicidade. Aqueles que não conhecem o tormento do desconhecido não podem ter a alegria da descoberta, que é certamente o mais animado que a mente do homem pode sentir."
--- Claude Bernard
"No paciente que sucumbiu, a causa da morte foi evidentemente algo que não foi encontrado no paciente que se recuperou; Isso é algo que devemos determinar, e então podemos agir sobre os fenômenos ou reconhecer e prosquecê-los com precisão. Mas não por estatísticas teremos sucesso nisso; Nunca tem estatísticas ensinou nada, e nunca podem ensinar nada sobre a natureza do fenômeno."
--- Claude Bernard
"Em uma palavra, considero hospitais apenas como a entrada da medicina científica; Eles são o primeiro campo de observação que um médico entra; Mas o verdadeiro santuário da ciência médica é um laboratório; Só ele pode procurar explicações da vida nos estados normais e patológicos por meio de análise experimental."
--- Claude Bernard
"Laplace considera a astronomia uma ciência da observação, porque só podemos observar os movimentos dos planetas; Não podemos alcançá-los, de fato, alterar seu curso e experimentar com eles. "Na terra", disse Laplace, "fazemos fenômenos variam de experimentos; no céu, definimos cuidadosamente todos os fenômenos nos apresentados pelo movimento celestial". Certos médicos chamam a medicina uma ciência das observações, porque erroneamente pensam que a experimentação é inaplicável a ele."
--- Claude Bernard
"A primeira ação totalmente vital, então denominada Não afetado fora da influência da vida, consiste na criação do material glicogênico no tecido hepático vivo. A segunda ação inteiramente química, que pode ser efetuada fora da influência da vida, consiste na transformação do material glicogênico em açúcar por meio de uma fermentação."
--- Claude Bernard
"Para ser digno do nome, um experimentador deve ser de uma só vez teórico e praticante. Enquanto ele deve dominar completamente a arte de estabelecer fatos experimentais, que são os materiais da ciência, ele também deve entender claramente os princípios científicos que guiam seu raciocínio através do variado estudo experimental de fenômenos naturais. Não podemos separar essas duas coisas: cabeça e mão. Uma mão capaz, sem uma cabeça para direcioná-la, é uma ferramenta cega; A cabeça é impotente sem sua mão executiva."
--- Claude Bernard
"Homens que têm fé excessiva em suas teorias ou idéias não só estão preparadas para fazer descobertas; Eles também fazem observações muito pobres. De necessidade, observam com uma ideia preconcebida, e quando elas planejam um experimento, eles podem ver, em seus resultados, apenas uma confirmação de sua teoria. Desta forma, distorçam a observação e muitas vezes negligenciam fatos muito importantes, porque eles não promovem seu objetivo."
--- Claude Bernard