Frases de "Jean-Paul Sartre" sobre "PENSAMENTO"
"Pode perguntar por que o eu tenho que aparecer no cogito {descarts 'argumento "Eu acho que, portanto, eu sou.}, Desde o cogito, se é usado com razão, é a consciência de consciência pura, não direcionada a qualquer fato ou ação. Na verdade, o eu não é necessário aqui, já que nunca é unido diretamente à consciência. Pode-se até imaginar uma consciência pura e autoconsciente que se pensa em si mesma como espontaneidade impessoal."
--- Jean-Paul Sartre
"Então se trata disso; Não precisa descansar. Por que se preocupar com o sono se não estiver com sono? Isso significa razão, não é? Espere um minuto, há um obstáculo em algum lugar; algo desagradável. Por que, agora, deveria ser desagradável? ... ah, vejo; É a vida sem uma pausa."
--- Jean-Paul Sartre
"Quanto à praça em Meknes, onde eu costumava ir todos os dias, é ainda mais simples: eu não vejo mais nada. Tudo o que resta é a sensação vaga de que era encantador, e estas cinco palavras que são indivisíveis unidas: uma encantadora praça em Meknes. Eu não vejo mais nada: eu posso procurar no passado em vão, eu só posso encontrar esses pedaços de imagens e não tenho certeza do que eles representam, sejam eles memórias ou apenas ficção."
--- Jean-Paul Sartre
"Há fotógrafos que empurram para a guerra porque fazem histórias. Eles procuram por um chinês que tem mais chinês são do que os outros e eles acabam encontrando um. Eles têm ele tendo uma pose tipicamente chinesa e cercam-no com chinoseries. O que eles capturaram no filme? Um chinês? Definitivamente não: a ideia dos chineses."
--- Jean-Paul Sartre
"Deus está morto. Não vamos entender por isso que ele não existe ou mesmo que ele não exista mais. Ele está morto. Ele falou conosco e é silencioso. Nós não temos mais nada além de seu cadáver. Talvez ele saísse do mundo, em outro lugar como a alma de um homem morto. Talvez ele fosse apenas um sonho ... Deus está morto."
--- Jean-Paul Sartre
"Eu devo estar sem remorso ou arrependimentos como estou sem desculpa; para do instante do meu upsurge em ser, eu carrego o peso do mundo sozinho sem ajuda, engajado em um mundo para o qual eu suporta toda a responsabilidade sem ser capaz, o que eu faço, para me afastar dessa responsabilidade por Um instante."
--- Jean-Paul Sartre
"Sabe o quanto eu admiro Che Guevara. De fato, acredito que o homem não era apenas um ser intelectual, mas também o ser humano mais completo da nossa idade: como um lutador e como homem, como teórico que foi capaz de promover a causa da revolução, desenhando suas teorias de sua Experiência pessoal em batalha."
--- Jean-Paul Sartre
"Seria muito melhor se eu pudesse parar de pensar. Pensamentos são as coisas mais importantes. Donzer que carne. Eles se estendem e não há fim para eles e deixam um gosto engraçado na boca. Depois, há palavras, dentro dos pensamentos, palavras inacabadas, uma sentença esboçada que constantemente retorna ... vai, vai ... e não há fim para isso. É pior que o resto porque me sinto responsável e tenho cumplicidade nele. Por exemplo, esse tipo de ruminação dolorosa: eu existo, sou aquele que o mantém. I."
--- Jean-Paul Sartre
"Vamos liberdade para a liberdade, e através de circunstâncias particulares. E em assim liberdade disposta, descobrimos que depende inteiramente da liberdade dos outros e que a liberdade dos outros depende do nosso próprio. Obviamente, a liberdade como a definição de um homem não depende dos outros, mas assim que houver um compromisso, sou obrigado a ter a liberdade dos outros ao mesmo tempo que a minha. Eu não posso fazer a liberdade do meu objetivo, a menos que eu faça o dos outros igualmente meu objetivo."
--- Jean-Paul Sartre
"Isto é o que eu pensei: Para o mais banal, mesmo para se tornar uma aventura, você deve (e isso é suficiente) começar a contá-lo. Isto é o que os tolos: um homem é sempre um caixa de contos, ele vê tudo o que acontece com ele através deles; E ele tenta viver sua própria vida como se estivesse contando uma história. Mas você tem que escolher: viver ou dizer."
--- Jean-Paul Sartre
"Em querer liberdade descobrimos que depende inteiramente da liberdade dos outros, e que a liberdade dos outros depende da nossa. . . Eu sou obrigado a querer que os outros tenham liberdade ao mesmo tempo que eu quero minha própria liberdade. Eu posso tomar liberdade como meu objetivo apenas se eu levar o dos outros como um objetivo também."
--- Jean-Paul Sartre
"O homem absurdo não cometerá suicídio; Ele quer viver, sem abandonar qualquer uma de sua certeza, sem um futuro, sem esperança, sem ilusões ... e sem renúncia também. Ele olha para a morte com atenção apaixonada e esse fascínio o liberta. Ele experimenta a "irresponsabilidade divina" do homem condenado."
--- Jean-Paul Sartre
"1074786 Eu quero é '- e ele proferiu as palavras finais através de dentes cerrados e com uma espécie de vergonha -' para manter minha liberdade. ' Eu deveria ter pensado: 'disse Jacques', que a liberdade consistia em confrontar francamente em que se inscreveu deliberadamente, e aceitando todas as responsabilidades de alguém. Mas isso, sem dúvida, não é sua opinião."
--- Jean-Paul Sartre
"Eu cruzei os mares, deixei cidades atrás de mim e segui a fonte de rios em direção a sua fonte ou mergulhada em florestas, sempre fazendo outras cidades. Eu tive mulheres, eu lutei com os homens; E eu nunca poderia voltar mais do que um registro pode girar no sentido inverso. E tudo o que estava me levando onde? Para este exato momento."
--- Jean-Paul Sartre
"Geralmente, não há gosto ou inclinação irredutível. Todos eles representam uma certa escolha apropriada de ser. Cabe à psicanálise existencial para comparar e classificá-los. A ontologia nos abre aqui; Applicou-se a determinar os fins finais da realidade humana, suas possibilidades fundamentais, e o valor que assombra."
--- Jean-Paul Sartre