Frases de "Leo Tolstoy" sobre "MICROSCóPIOS"
"Se um As aspirações do homem em relação a uma vida justa são sérias. Se ele vasculham sinceramente e sinceramente, seu primeiro ato de abstinência é de comida animal, porque, para não mencionar a excitação das paixões produzidas por tal alimento, é claramente imoral , como requer um ato contrário ao sentimento moral, eu. e., matando - e é chamado apenas por ganância."
--- Leo Tolstoy
"Ela colocou as duas mãos em seus ombros e olhou para ele muito, com um olhar profundo de êxtase e, no entanto, pesquisadoramente. Ela examinou o rosto para compensar o tempo que ela não o tinha visto. Ela comparou, como ela fez em todas as entrevistas com ele, a imagem sua fantasia pintada dele (incomparavelmente mais fina do que, e impossível na existência real) com seu verdadeiro eu."
--- Leo Tolstoy
"O esforço mais mental ele fez o mais claro que ele viu Que era sem dúvida: que ele realmente se esqueceu e negligenciou uma pequena circunstância na vida - que a morte viria e terminaria tudo, para que fosse inútil começar qualquer coisa, e que não havia ajuda para isso, sim, era terrível, mas Verdadeiros"
--- Leo Tolstoy
"Um russo deve se alegrar se a Polônia, as províncias bálticas, a Finlândia, a Armênia, devem ser separadas, libertadas da Rússia; Então, com um inglês em relação à Irlanda, Índia e outras posses; E cada um deve ajudar a fazer isso, porque quanto maior o estado, mais errado e cruel é o seu patriotismo, e quanto maior é a soma do sofrimento sobre o qual seu poder é fundado. Portanto, se realmente quisermos ser o que professos precisamos, não devemos apenas cessar nosso desejo atual pelo crescimento do Estado, mas devemos desejar sua diminuição, seu enfraquecimento, e ajudar isso a avançar com todo o nosso poder."
--- Leo Tolstoy
"Quando levin pensou o que ele era e o que ele era Vivendo, ele não poderia encontrar resposta às perguntas e foi reduzida ao desespero; Mas quando ele parou questionando-se sobre isso, parecia que ele soubesse o que ele era e o que ele estava vivendo, agindo e vivendo resolutamente e sem hesitação."
--- Leo Tolstoy
"Cada homem vive por si mesmo, usa sua liberdade para alcançar seus objetivos pessoais, e sente-se com todo o seu ser agora que ele pode ou não pode fazer tal e tal ação; Mas assim que ele faz isso, essa ação, cometida em um determinado momento no tempo, torna-se irreversível, e faz-se propriedade da história, na qual não é um significado livre, mas predestinado."
--- Leo Tolstoy
"Então você vê ", disse Stepan Arkadyich," você é um homem muito saudável. Essa é a sua virtude e seu defeito. Você tem um personagem saudável, e quer que toda a vida seja feita de fenômenos saudáveis, mas isso não acontece. Então você despreza a atividade do serviço público porque você quer que as coisas sempre correspondam ao seu objetivo, e isso não acontece. Você também quer que a atividade do homem individual sempre tenha um objetivo, esse amor e a vida familiar sempre sejam um. E isso não acontece. Toda a variedade, todo o charme, toda a beleza da vida é composta de luz e sombra."
--- Leo Tolstoy
"Para evocar em si mesmo A sensação de alguém já experimentou, e tendo evocado em si mesmo, então por meio de movimentos, linhas, cores, sons ou formulários expressos por palavras, assim Para transmitir isso para que os outros possam experimentar o mesmo sentimento - esta é a atividade da arte."
--- Leo Tolstoy
"Mas parece-me que um homem não pode e não deve dizer que ele ama, ele disse. Por que não? Perguntei. Porque sempre será uma mentira. Como se fosse um tipo estranho de descoberta que alguém está apaixonado! Assim como se, assim que ele disse isso, algo foi snap-bang - ele ama. Assim como se, quando ele pronunciasse essa palavra, algo extraordinário é obrigado a acontecer, com sinais e portentos, e todos os canhões disparando de uma só vez. Parece-me, ele continuou, que as pessoas que solenemente proferem essas palavras: 'Eu te amo, quer se enganar, ou o que ainda é pior, enganar os outros."
--- Leo Tolstoy
"Quando é impossível esticar os tópicos muito elásticos de ratiocinação histórica mais longe, quando as ações são claramente contrárias a toda a humanidade chama certo ou mesmo, o Os historiadores produzem uma concepção salvadora de "grandeza". 'Grandeza', parece, exclui os padrões de certo e errado. Para o homem 'grande', nada está errado, não há atrocidade para a qual um homem "grande" pode ser culpado."
--- Leo Tolstoy
"Há pessoas que, em conhecer um rival bem sucedido, não importa no que, já estão dispostos de virar suas costas em tudo bem nele, e para veja apenas o que é ruim. Há pessoas, por outro lado, que desejam acima de tudo para encontrar naquele rival da sorte com as qualidades pelo qual ele superou, e buscava uma dor latejante em coração apenas o que é bom."
--- Leo Tolstoy
"Sim, há algo em mim odioso, repulsivo "Pensei que Ljewin, como ele saiu do Schtscherbazkijs, e caminhou na direção dos alojamentos de seu irmão." E eu não entro com outras pessoas. Orgulho, eles dizem. Não, eu não tenho orgulho. Se eu tivesse orgulho, eu não deveria ter me colocado em tal posição "."
--- Leo Tolstoy
"Mas quanto mais velho ele cresceu e, mais intimamente, ele veio a conhecer seu irmão, mais o pensamento lhe ocorreu que o poder de trabalhar para o Bem-estar geral - um poder que se sentiu inteiramente indigno - não era uma virtude, mas falta de algo: não falta de honestidade e desejo e gostos nobres, mas falta do poder de viver, do que é chamado de coração - A aspiração que faz um homem escolher um de todos os inúmeros caminhos da vida que se apresentam e desejo que sozinha."
--- Leo Tolstoy