Frases de "Michael Haneke" sobre "HOMENS"
"Meus filmes são pretendidos como declarações polêmicas contra o cinema americano 'Barrel Down' e seu despoderamento do espectador. Eles são um apelo para um cinema de perguntas insistentes em vez de falsas (porque muito rápido) respostas, por esclarecer a distância no lugar de violação de proximidade, para provocação e diálogo em vez de consumo e consenso."
--- Michael Haneke
"Eu sempre procuro mobilizar, chamar a imaginação do espectador. É bem sabido que as imagens que são criadas pela imaginação são muito mais fortes do que qualquer um que eu possa mostrar. Na verdade, é um erro, um erro generalizado no cinema mainstream, para sempre querer mostrar coisas e retratar coisas."
--- Michael Haneke
"Filme é o meio manipulativo por excelência. Quando você pensa na história do filme e do século XX, você vê a propaganda que foi feita. Portanto, há demandas morais no diretor para tratar os espectadores a sério como ele ou ela se leva e não vê-los apenas como vítimas que podem ser manipuladas a quaisquer fins que tenham."
--- Michael Haneke
"Você não pode ferir animais, então o que eu faço? Eu mato o cachorro primeiro. Então eu faço isso com o menino. Você não deveria quebrar a ilusão deste ser um filme, então eu faço o ator falar com o público. O provocação é o princípio de todo o filme [jogos engraçados]. É muito irônico."
--- Michael Haneke
"Claro Há muitos filmes sobre o período do próprio fascismo, mas não sei sobre esse período de antemão. Mas não era esse fato específico de que eles não estavam lá que me pediram sobre isso em primeiro lugar. Não é o que levou à ideia básica para o filme, embora se tornasse aparente quando comecei a pensar sobre isso."
--- Michael Haneke
"Eu não sou alguém que gosta de longas conversas, longos ensaios. Eu sou muito técnico: Eu digo aos meus atores, você vem, você se senta, você pega um café, você olha aqui, você diz a linha. Nós tentamos com as câmeras rolando e, se não funcionar, ajustamos até que ele. É muito simples."
--- Michael Haneke
"Eu faço meus filmes porque sou afetado por uma situação, por algo que me faz querer refletir sobre isso, que se presta a um Reflexão artística. Eu sempre pretendo olhar diretamente para o que estou lidando. Eu acho que é uma tarefa de arte dramática para nos confrontar com coisas que na indústria de entretenimento são geralmente varridas sob o tapete."
--- Michael Haneke
"Eu acho que o que é importante como um diretor é dar aos seus atores a sensação de que eles estão protegidos , a sensação de confiança, a sensação de que, se cometer erros, então como diretor, você saberá como ajudá-los. Se você é capaz de transmitir isso, então os atores lhe darão performances maravilhosas. Bem como o autor, você tem que escrever cenas que dão aos atores a oportunidade de mostrar o que são capazes."
--- Michael Haneke
"Se alguém se mentir para nós, então é raro que sabemos que eles estão mentindo para nós. É apenas em filmes ruins que você reconhece imediatamente que um ator está jogando de tal maneira que você pode ver que ele está mentindo, e isso é simplesmente idiota. Mas, para alcançar isso, exige que você faça um filme de tal forma que um espectador se sente obrigado a encontrar sua própria explicação. Você quer liderar o espectador para encontrar sua própria interpretação. Para fazer perguntas em vez de fornecer todas as respostas. Fazer isso leva a finais abertos e à dramaturgia aberta."
--- Michael Haneke
"Normalmente, ao fazer um filme, as surpresas são surpresas negativas. Você não entende o que queria ou o que esperava. As únicas surpresas agradáveis são aquelas que são oferecidas por atores quando oferecem a você esses dons, quando são melhores e te dão mais do que o que você tinha originalmente concebido. Isso não acontece todos os dias no set, mas se acontecer algumas vezes no curso de fazer um filme, você pode se considerar muita sorte."
--- Michael Haneke
"As crianças menores e mais jovens são, mais paciente que você tem ser estar. Mas se eles são talentosos, então é um presente maravilhoso que você é dado por ter uma criança assim em seu filme ... mais do que no caso de atores porque, por exemplo, se você pedir a eles para jogar um leão , eles não jogam um leão, eles realmente são um leão. Então, uma criança talentosa é algo muito especial. Por outro lado, se uma criança não tiver presentes dessa forma, é absolutamente sem esperança e não há nada que você possa fazer!"
--- Michael Haneke
"O problema é que, quando você lê críticas sobre os outros filmes que fiz você ter a impressão que são todos sobre temas, problemas ou idéias. Mas essas são realmente coisas que se desenvolvem de personagens, sem imagens e fora de outras coisas. Essas coisas mais abstratas se desenvolvem enquanto trabalham no material e fora dela. Não é um exercício teórico desde o início."
--- Michael Haneke
"Cada forma de anti-semitismo, toda forma de xenofobia desempenha sobre o medo do desconhecido, e infelizmente há todos muitos políticos que sabem como manipular este. As pessoas mais burras são, mais eles sentem a necessidade de um amplo conjunto de ombros, eles podem colocar a cabeça contra."
--- Michael Haneke
"É difícil porque você não pode generalizar sobre essas coisas. Mas, em essência, você lida com as crianças tão simplesmente quanto você lida com os atores - você tem que mostrar um certo tipo de respeito. Você lida com eles amorosamente e protegê-los, mas se você protegê-los o suficiente, eles estão abertos para se envolver com o que você quer fazer com eles."
--- Michael Haneke
"Eu aprendi minha empresa no teatro e na televisão, particularmente trabalhando com os atores. Você pode aprender muito mais no teatro do que dirigir um filme, porque então você não tem tempo em que está atirando em um filme para realmente trabalhar com os atores. Você tem que aprender este artesanato em outro lugar."
--- Michael Haneke
"Escritores e cineasters, isto é, pessoas que descrevem o mundo, sofrem de uma doença ocupacional. Eles nunca experimentam momentos na vida espontaneamente. Você sempre se parece para si mesmo do lado de fora. Mesmo quando criança, sempre me observei e o mundo. Acredito que todos que escolhem esse caminho de alguma forma, que escolhe ser um descritor da vida, sofre dessa condição. É como uma obsessão mental. Pode ser uma grande pena também. Robs você de uma certa alegria em espontaneidade."
--- Michael Haneke
"Infelizmente, você está indefeso quando as pessoas interpretam erroneamente seu trabalho. Há simplesmente pessoas que não podem ou não entenderão ou aceitarem o que você está tentando fazer. Quando você assume o risco de se expressar em público, você tem que se abrir para essa possibilidade."
--- Michael Haneke
"Meu sentimento, no entanto, é que os filmes que estão abertos são mais produtivos para o público. Os filmes que, se eu estiver em um cinema, e estou assistindo a um filme que responda a todas as perguntas que ele levanta, é um filme que me aborrece. Da mesma forma, se eu estou lendo um livro que não me deixe perguntas, movendo perguntas, que me sinto confrontado, então para mim é uma perda de tempo. Eu não quero ler um livro que simplesmente confirme o que eu já conheço."
--- Michael Haneke
"Para mim, é sempre difícil quando um filme histórico afirma retratar ou representar uma realidade que nenhum de nós pode saber, isso é sempre diferente. É sempre o caso. Nós nunca sabemos o que aconteceu então. Então, minha abordagem com o narrador é questionar isso, deixar aquele aberto, para sublinhar o fato de que isso é incerto."
--- Michael Haneke
"No meu filme "Vídeo de Benny", eu retratei a violência, mas não consegui dizer tudo o que tive a dizer, então Queria continuar o diálogo e é por isso que eu fiz "jogos engraçados". A ironia é que depois de eu atirar em "jogos engraçados", mas não havia sido lançado em qualquer lugar."
--- Michael Haneke
"Eu amo atores, meus pais eram atores, e o trabalho com atores é a parte mais agradável de fazer um filme. É importante que eles se sintam protegidos e estão confiantes de que eles não serão traídos. Quando você cria essa atmosfera de confiança, está na bolsa - os atores farão tudo para satisfazê-lo."
--- Michael Haneke
"O filme [a fita branca] Tente usar o fascismo alemão como exemplo, mas não especificamente fascismo .. . Os resultados do fascismo alemão. Mostra como as pessoas são preparadas ou indisctrinadas para uma ideologia ... pessoas que já estão em estado de repressão que foram humilhadas pela sociedade e que fecham em uma palha oferecida a eles. E como isso é então desenvolvido em uma forma de doutrinação."
--- Michael Haneke
"Se um diretor disser que ele não se importa com quantas pessoas vêem seus filmes, eu simplesmente não acredito nele. Caso contrário, por que ele se preocuparia em fazer o filme? A única explicação seria que seria um ato de masturbação. Eu acho que todo criador está procurando por um receptor. Ele está procurando por uma audiência. Existem duas partes da equação: um criador e, necessariamente, o receptor do trabalho. É a mesma coisa para um pintor que quer que suas pinturas sejam vistas."
--- Michael Haneke