Frases de "Salman Rushdie" sobre "SANGUE DE JESUS"
"Se você estiver em uma estrada e quer saber se você está sendo seguido, o que você faz é enormemente variar sua velocidade. Você acelera a 100 e desacelera até 30 e acelera novamente. Em uma cidade, você faz muitas voltas contra a corrente de tráfego. Você vai ao redor de uma rotunda duas vezes."
--- Salman Rushdie
"Como perdoar o mundo por sua beleza, que meramente disfarça sua fealdade; por sua gentileza, que apenas encobrir sua crueldade; Por sua ilusão de continuidade, perfeitamente, como a noite segue o dia, por assim dizer - Considerando que, na realidade, a vida é uma série de arrebatamentos brutais, caindo sobre suas mãos indefesas, como os golpes de um machado de um woodman?"
--- Salman Rushdie
"Abraham Zogoiby cobriu o rosto naquela noite em agosto de 1939 porque ele havia sido assaltado pelo medo, [...] uma apreensão repentina que a fealdade da vida pode derrotar sua beleza; Esse amor não fez amantes invulneráveis. No entanto, ele pensou, mesmo que a beleza e o amor do mundo estivessem à beira da destruição, a deles ainda seria o único lado a ser ligado; O amor derrotado ainda seria amor, a vitória do ódio não faria isso diferente do que era."
--- Salman Rushdie
"Significado é um edifício trêmulo que construímos fora de sucatas, dogmas, lesões na infância, artigos de jornal, observações de acaso, Pequenas vitórias, as pessoas odiadas, as pessoas adoraram; Talvez seja porque nosso sentido do que é o caso é construído a partir de tais materiais inadequados que a defendem tão ferozmente, até mesmo até a morte."
--- Salman Rushdie
"O que tinha sido (no começo) não maior que uma parada completa se expandiu para uma vírgula, uma palavra, uma frase, um parágrafo, um capítulo; Agora estava explodindo em desenvolvimentos mais complexos, tornando-se, pode-se dizer, um livro - talvez uma encilopédia - até mesmo uma linguagem inteira."
--- Salman Rushdie
"Os acidentes da minha vida me deram a capacidade de fazer histórias em que diferentes partes do mundo são reunidas, às vezes harmoniosamente, às vezes em conflito, e às vezes ambos - geralmente ambos. A dificuldade nessas histórias é que, se você escrever em todos os lugares, você pode acabar escrevendo sobre o nada."
--- Salman Rushdie
"Quando ... Tornou-se irracional não gostam de religiões, qualquer religião, até mesmo não gostava disso veementemente? Quando a razão é redesinada como não razoa? Quando as histórias de fadas do supersticioso colocou acima críticas, além da sátira? Uma religião não era uma corrida. Foi uma ideia, e as idéias estavam (ou caíram) porque eram fortes o suficiente (ou muito fracas) para suportar críticas, não porque estavam protegidas dela. Idéias fortes receberam discordância."
--- Salman Rushdie
"Quando pararmos de acreditar em deuses, podemos começar a acreditar em suas histórias, eu retifto. No claro, não há coisas como milagres, mas se houvesse e assim amanhã acordamos para não encontrar mais crentes na Terra, não há mais cristãos, muçulmanos, hindus, judeus, por que então a beleza das histórias seria Uma coisa que poderíamos se concentrar porque eles não seriam mais perigosos, eles se tornariam capazes de convencer a única crença que leva à verdade, isto é, o disposto, incrédulo do leitor em um conto bem feito."
--- Salman Rushdie
"Você tem uma geração de jovens - quase todos são jovens - em situações de grande dificuldade econômica, onde eles realmente não têm trabalho . As chances deles fazendo uma vida decente para si mesmos, de fazer uma família, vivendo em uma espécie de maneira decente, feliz, são muito, muito remotas. É muito difícil para eles até mesmo ter isso como um sonho, então quando as pessoas são tão privadas da esperança comum dos seres humanos, cria raiva. E essa raiva pode ser canalizada por pessoas inescrupulosas, sejam líderes seculares ou religiosos, e tem havido muito disso."
--- Salman Rushdie
"Religião, uma forma medieval de desrespeito, quando combinada com armamento moderno se torna uma ameaça real às nossas liberdades. Este totalitarismo religioso causou uma mutação mortal no coração do Islã e vemos as conseqüências trágicas em Paris hoje. Fico com Charlie Hebdo, como todos nós devemos, defender a arte da sátira, que sempre foi uma força para a liberdade e contra a tirania, desonestidade e estupidez. "Respeito pela religião" tornou-se uma frase de código que significa "medo da religião". As religiões, como todas as outras idéias, merecem críticas, sátira e, sim, nosso desrespeito destemido."
--- Salman Rushdie
"Quando as pessoas usam o termo realismo mágico, geralmente eles só significam 'magia' e eles não ouvem "Realismo", enquanto a maneira pela qual o realismo mágico realmente funciona é para a magia estar enraizada no real. São as duas coisas. Não é apenas um momento de conto de fadas. É o surrealismo que surge fora do real."
--- Salman Rushdie
"Eu me tornei uma espécie de informação pega, reunindo-se para mim toda maneira de restos brilhantes de fato e hokum e livros e histórico de arte e política e música e filmes, e desenvolvendo também, uma certa habilidade em manipular e organizar esses cardamentos lamentáveis, de modo que eles brilharam e pegassem a luz. O ouro do idiota ou pepitas inestimáveis minadas da costura boêmia rica da minha infância singular? Deixo para os outros decidirem."
--- Salman Rushdie
"Como a novidade entrar no mundo? Como nasceu? De que fusões, traduções, conjunções é feita? Como isso sobrevive, extremo e perigoso como é? Quais compromissos, o que lida, que traições de sua natureza secreta deve fazer para evitar a tripulação de demolição, o anjo exterminante, a guilhotina? O nascimento é sempre uma queda? Os anjos têm asas? Os homens podem voar?"
--- Salman Rushdie
"Em qualquer sociedade autoritária, o possuidor do poder dita, e se você tentar sair, ele virá atrás de você. Isto é igualmente verdadeiro do sovietismo, da China e do Irã, e em nosso tempo aconteceu muito no Islã. O ponto é que é pior quando o autoritarismo é apoiado por algo sobrenatural."
--- Salman Rushdie