Frases de "Theodor Adorno" sobre "RAZãO"
"Em grupos organizados como o exército ou a igreja não há menção de amor entre os membros, Ou é expresso apenas de forma sublimata e indireta, através da mediação de alguns religiosos imaginam no amor de quem os membros se unem e cujo amor abrangente eles deveriam imitar em sua atitude em relação ao outro. É um dos princípios básicos da liderança fascista para manter a energia libidinal primária em um nível inconsciente, de modo a desviar suas manifestações de uma forma adequada para fins políticos."
--- Theodor Adorno
"A habituação do corpo a caminhar como normais decorrentes dos bons olddays. Foi a forma burguesa de locomoção: fisicaldemitologia, livre do feitiço de estimulação hierática, vôo sem fôlego, sem fôlego. A dignidade humana insistiu no todaque direito, um ritmo não extorquido do corpo por comando ou terror. A Thewalk, o passeio, eram maneiras privadas de passar o tempo, a herança do calçadão feudal no século XIX."
--- Theodor Adorno
"A única filosofia que Pode ser praticado com responsabilidade em face do desespero é a tentativa de contemplar todas as coisas, pois eles se apresentariam do ponto de vista da redenção. O conhecimento não tem luz, mas que derramar no mundo pela redenção: tudo o mais é reconstrução, mera técnica. As perspectivas devem ser formadas que deslocam e constrangemem o mundo, que revelam suas fissuras e fendas, como indigentes e distorcidas, uma vez que um dia aparecerá na luz messiânica."
--- Theodor Adorno
"Freud fez a descoberta Muito genuinamente, simplesmente através de trabalhar em seu próprio material - que o mais profundamente explora os fenômenos da individuação humana, quanto mais sem reservas agarra o indivíduo como uma entidade dinâmica e auto-suficiente, quanto mais perto é que no indivíduo que é realmente não é mais individual."
--- Theodor Adorno
"Se a filosofia ainda é necessária, é tão só da maneira que tem sido de tempos imemoriais: como crítica, como resistência à heteronomia em expansão, mesmo Se apenas como a tentativa impotente de pensamento permanecer seu próprio mestre e condenar a inverdade, por seus próprios critérios, tanto uma mitologia fabricada quanto uma concordância, resignada, resignada."
--- Theodor Adorno
"A apologia metafísica pelo menos traiu a injustiça da ordem estabelecida através da incongruência do conceito e da realidade. A imparcialidade da linguagem científica privava o que era impotente da força para se fazer ouvir e apenas fornecer a ordem existente com um sinal neutro para si. Essa neutralidade é mais metafísica do que a metafísica."
--- Theodor Adorno
"A frase, o mundo quer ser enganado, tornou-se mais verdadeiro do que se pretendia. As pessoas não são apenas, como diz o ditado, caindo pela fraude; Se garante-lhes mesmo a gratificação mais fugaz que deseja um engano que é, no entanto, transparente para eles. Eles forçam seus olhos fechados e aprovação de voz, em uma espécie de auto-aversão, pelo que é metido para eles, sabendo plenamente o propósito para o qual é fabricado. Sem admitir, eles sentem que suas vidas seriam completamente intoleráveis assim que não mais se agarrariam a satisfações que não são nenhuns."
--- Theodor Adorno
"A indústria cultural perpetuamente engana seus consumidores do que ele promete perpetuamente. A nota promissória que, com suas parcelas e encenação, ele se baseia em prazer é infinitamente prolongado; A promessa, que é realmente todo o espetáculo consiste, é ilusório: tudo o que realmente confirma é que o ponto real nunca será alcançado, que o restaurante deve estar satisfeito com o menu."
--- Theodor Adorno
"Crítica cultural se encontra enfrentada com o estágio final da dialética da cultura e da barbárie. Escrever poesia depois que auschwitz é bárbaro. E isso corra até mesmo o conhecimento do por que tornou-se impossível escrever poesia hoje. Reificação absoluta, que pressuposto o progresso intelectual como um de seus elementos, agora está se preparando para absorver a mente inteiramente. A inteligência crítica não pode ser igual a este desafio, desde que se limitasse à contemplação auto-satisfeita."
--- Theodor Adorno
"Pensamento como tal ... é um ato de negação, de resistência àquilo que é forçado a ele; Isto é o que o pensamento herdou de seu arquétipo, a relação entre trabalho e material. Hoje, quando os ideólogos tendem mais do que nunca para encorajar o pensamento a ser positivo, eles observam que a positividade funciona precisamente contra o pensamento, e que leva a persuasão amigável por autoridade social para acostumar a positividade."
--- Theodor Adorno
"O que se tornou alienígena aos homens é o componente humano da cultura, sua parte mais próxima, o que os mantém contra o mundo. Eles fazem causa comum com o mundo contra si mesmos, e a condição mais alienada de todos, a onipresência de commodities, sua própria conversão em apêndices de máquinas, é para eles uma miragem de proximidade."
--- Theodor Adorno
"Nos produtos da indústria cultural Os seres humanos só entram em dificuldade para que possam ser resgatados ilesos, geralmente por representantes de um coletivo benevolente; e, em seguida, em harmonia ilusória, elas são reconciliadas com o interesse geral cujas exigências que tinham inicialmente experimentaram como irreconciliáveis com as suas próprias."
--- Theodor Adorno
"Na tendência geral para a especialização, a filosofia também se estabeleceu como uma disciplina especializada, uma purificada de todo o conteúdo específico. Ao fazê-lo, a filosofia negou seu próprio conceito constitutivo: a liberdade intelectual que não obedece aos ditames de conhecimento especializado."
--- Theodor Adorno
"De fato, a felicidade não é nada além de ser englobado, uma imagem depois do abrigo original dentro da mãe. Mas por esta razão, ninguém que é feliz pode saber que ele é assim. Para ver a felicidade, ele teria que desmaiar: ser como se já nascesse. Aquele que diz que é feliz mentiras e, em chamar a felicidade, os pecados contra ele. Só ele mantém fé quem diz: Eu estava feliz."
--- Theodor Adorno
"Newness só se torna mera mal em seu formato totalitário, onde toda a tensão entre indivíduo e sociedade, que uma vez deu origem à categoria do novo, é dissipada. Hoje o apelo à novidade, de não importa o tipo, desde que seja apenas que seja arcoico o suficiente, tornou-se universal, o meio onipresente de falso mimesis. A decomposição do sujeito é consumada em seu auto-abandono para uma mesmia em constante mudança."
--- Theodor Adorno