Frases de "Amos Oz" sobre "JESUS"
"No minuto em que deixamos o Sul do Líbano Terá que apagar a palavra Hezbollah de nosso vocabulário, porque toda a ideia do Estado de Israel versus Hezbollah era loucura do início. Certamente não será mais relevante quando Israel retorna à sua fronteira norte reconhecida internacionalmente."
--- Amos Oz
"Eu não invejo a situação de Netanyahu, porque acho que ele está em água quente. Obviamente, esse homem tem um senso totalmente diferente de moralidade pessoal do que alguns dos nossos líderes políticos anteriores. O que eu pessoalmente gostaria de ver? Eu gostaria de ver este governo ir direto para o inferno. E eu teria gostado de ter visto o governo anterior ir direto para o inferno."
--- Amos Oz
"A guerra de seis dias colocou uma base de ódio profundo em relação a Israel há 50 anos. Eu disse isso em um momento muito cedo naquela época, quando as pessoas estavam cantando sobre libertar terra ancestral. Eu fui rápido dizer que, independentemente do futuro desses territórios, libertados eles não são, porque o termo libertação só se aplica aos seres humanos e não a pousar, não para imóveis."
--- Amos Oz
"Israel é imperfeito, claro que é - muito longe dos sonhos monumentais dos pais fundadores. Uma das razões é que seus sonhos eram irrealistas. Eles eram maiores que a vida. Estes eram sonhos messiânicos, sonhos com a redenção total para os judeus, para o mundo. Tais sonhos não se tornam realidade, não em sua totalidade."
--- Amos Oz
"Um pouco mais de cem anos atrás, "Tel Aviv" não era uma cidade. Foi um título de um romance escrito por um autor. O "retorno a Zion" era um nome de outro romance. Havia uma estante de livros. Não havia país. Não havia estado. Não havia nação. Não houve realidade judaica física neste país."
--- Amos Oz
"Às vezes, recentemente conflito israelense-palestino é de fato um confronto entre errado e errado. Não é tão simples quanto o fascismo. Todo homem decente tinha que ser contra o fascismo, período. Não é tão simples quanto apartheid ou colonialismo ou racismo ou misoginia. Não é simples porque os palestinos não têm outra terra. Eles estão absolutamente certos sobre isso. Os judeus israelenses também não têm outra terra e eles estão absolutamente certos sobre isso. É uma tragédia de dois povos reivindicando o mesmo país muito pequeno, sobre o tamanho de Nova Jersey."
--- Amos Oz
"Ao escrever um romance, o escritor deve ser capaz de identificar emocionalmente e intelectualmente com duas ou três ou quatro perspectivas contradizeras e dar a cada um dos eles muito uma voz convincente. É como jogar tênis com você e você tem que estar em ambos os lados do quintal. Você tem que estar em ambos os lados, ou em todos os lados, se houver mais de dois lados."
--- Amos Oz
"Quando eu preciso dar um lado, escrevo um artigo de jornal e eu digo ao meu governo: "Você não deve fazer isso, Você deve fazer isso." Eles não me ouvem, mas eu tenho feito isso há sessenta anos. Mas, quando escrevo um romance, não estou nesse negócio. Eu sigo a maneira como as pessoas mudam. Eu sigo a maneira como as pessoas, que são muito antagonizadas entre si se tornam muito próximas umas das outras e vice-versa. Às vezes eu sigo a maneira como as pessoas que estão intimamente próximas umas das outras se afastam."
--- Amos Oz
"Deixe-me deixar muito claro: Quando eu digo compromisso, não quero dizer capitulação. Quando digo compromisso, eu definitivamente não significa o que Jesus Cristo quis dizer quando nos ofereceu para transformar nossa outra bochecha para nossos inimigos. Compromisso significa, tente conhecer o outro em algum lugar. E isso só pode acontecer se o outro estiver disposto a ficar meio caminho para conhecê-lo. Essa é a linha muito rigorosa entre compromisso e capitulação. Eu sou um grande crente em compromissos. Eu não acredito em capitulação."
--- Amos Oz
"Muitos intelectuais na América e na Europa, eles têm o hábito de tomar os lados: quem são os bandidos? Quem são os bons rapazes? Eles lançam uma demonstração contra os bandidos, assinam uma petição em favor dos bons caras, e vão dormir sentindo-se bem sobre si mesmos. Este não é o caso aqui. O conflito israelense-palestino é uma tragédia; É um choque entre direita e direita."
--- Amos Oz
"É errado levar um 18 anos -Dold menino ou menina e armá-los com metralhadoras e torná-los o rei todo-poderoso de alguma pequena aldeia árabe. Nenhum homem jovem e nenhum velho também deve ter tanto poder sobre a vida e a morte de tantos indivíduos indefesos. Está corrompendo. Às vezes provoca violência desesperada, selvagem e indiscriminada entre os ocupados."
--- Amos Oz
"Ela não queria que ele, mas tivesse deixado o seu caminho porque sempre era uma criança Geralmente rendeu antes de alguém com forte força de vontade, especialmente se fosse um homem, não porque ela era naturalmente submissa, mas porque a forte força de vontade masculina lhe deu uma sensação de segurança e confiança, junto com aceitação e desejo de ceder."
--- Amos Oz
"Eu não acho que os israelenses são menos críticos de corrupção do que as pessoas na Itália, França ou América. Israel é especial de uma maneira diferente. Há um dia a dia e um israel noturno. O primeiro é autoconfiante, insistente e apaixonado, como outras terras mediterrânicas. É hedonista, materialista e quase arrogante. Durante a noite, as pessoas estão apavoradas, as pessoas estão cheias de dreads existenciais. Esses medos não são sem base."
--- Amos Oz
"Em algumas das mídias israelenses, mas nem todos, lêem sobre coisas muito desagradáveis por colonos e soldados israelenses para os árabes palestinos. Esta é uma dor no pescoço para muitos israelenses. Eles dizem: nos deixam sozinhos, o que podemos fazer sobre isso? Ou eles dizem: Olhe para a Síria, olhe para o Iraque, a Cisjordânia é o paraíso em comparação. Eu era um dos primeiros a dizer, logo após a guerra de seis dias, essa ocupação está corrompendo. Ele corrompe o ocupante e, de uma maneira diferente, corrompe o ocupado."
--- Amos Oz
"Israel é um cumprimento, e como um cumprimento, é falho. Sonhos cumpridos são imperfeitos. E Israel é imperfeito, é claro que é - longe dos sonhos monumentais dos pais fundadores. Uma das razões é que seus sonhos eram irrealistas. Eles eram maiores que a vida. Estes eram sonhos messiânicos, sonhos com a redenção total para os judeus, para o mundo. Tais sonhos não se tornam realidade, não em sua totalidade."
--- Amos Oz
"O oposto do compromisso não é integridade. O oposto do compromisso não é idealismo. O oposto do compromisso é o fanatismo e a morte. E sim, eu conheço uma ou duas coisas sobre o fanatismo e a morte, e os rejei. A alternativa ao fanatismo e à morte não é alguma realização milagrosa de que alguém tem sido errado e ele tem que se desculpar. Não, a resposta ao fanatismo e à morte é curiosidade e compromisso e concessão."
--- Amos Oz
"Claro que meus livros são traduzidos em muitos idiomas. Eu tenho aqui, na minha casa, traduções na sua prateleira dos meus livros em quarenta e cinco idiomas diferentes. Quase nenhum deles eu posso ler. Eu posso ler apenas as edições em inglês. Mas, eu sei que uma tradução de um trabalho de literatura é como jogar um concerto de violino no piano. Você consegue fazer isso. Você pode fazer isso com muito sucesso em uma condição rigorosa: nunca tente forçar o piano a produzir os sons do violino. Isso será grotesco. Assim, diferentes instrumentos musicais fornecem música diferente."
--- Amos Oz
"Há certos conceitos, que existem em inglês, e são impensáveis, intranslatáveis em hebraico e vice-versa. Hebraico tem um sistema de tempos, que é, de grande forma, diferente do sistema inglês de tempos, provavelmente diferentes do que qualquer sistema europeu de tempos, o que significa um senso de realidade diferente, o que significa um conceito diferente de tempo. Então, as coisas podem ser traduzidas, mas se tornam diferentes."
--- Amos Oz
"Israel é um sonho satisfeito. Nada que existe aqui existia aqui há cem anos. "O estado dos judeus" não era um título de um país. Foi um título de um romance futurista. Um pouco mais de cem anos atrás, "Tel Aviv" não era uma cidade. Foi um título de outro romance escrito pelo mesmo autor. O "retorno a zion" era um nome de outro romance. Havia uma estante de livros. Não havia estado. Não havia nação. Tudo o que você pode ver, se você olhar pela janela - tudo que você vê é um cumprimento de sonhos, sonhos diferentes."
--- Amos Oz
"O modo de vida Kibbutz não é para todos. É destinado a pessoas que não estão no negócio de trabalhar mais do que deveriam estar trabalhando, a fim de ganhar mais dinheiro do que precisam, a fim de comprar coisas que realmente não querem, a fim de impressionar as pessoas que não realmente como."
--- Amos Oz
"A direita está nos dizendo: Esqueça a solução de dois estados, será um Estado judaico da costa para a Jordânia. A ala esquerda diz que você tem que esquecer a autodeterminação judaica, você terá que viver como uma minoria em um estado árabe - assim como os brancos na África do Sul. A palavra chave que ambos têm em mente é que a situação na Cisjordânia é "irrevogável". É uma das palavras que eu não gosto mais."
--- Amos Oz
"Pense em inglês elizabetano, onde toda a língua inglesa se comportou muito bem como a lava derretida, como um vulcão em meados de erupção. Hebraico moderno tem algumas coisas em comum com o inglês elizabetano. Está sendo remodelado e está se expandindo muito rapidamente em várias direções."
--- Amos Oz
"Não tenho certeza se estou feliz com palavras como "tarefa" ou "papel" quando eles estão ligados à literatura . Eu prefiro falar sobre o dom da literatura, em vez de seu papel ou tarefa. Você sabe, a ginecologia tem um papel; O sexo é um presente. E a literatura não é sobre o envio de mensagens."
--- Amos Oz
"Cada vez que tenho o desejo de mim para fazer uma declaração ou enviar uma mensagem ou para emitir um manifesto, eu não me incomodo em escrever um romance. Eu escrevo um artigo e publico em um jornal popular, ou faço uma aparência de televisão. Eu não desperdiçaria cinco anos da minha vida, a fim de enviar aos leitores israelenses uma mensagem simples, como "vamos alterar uma política ou parar os assentamentos" ou "nos esforçarmos pela paz". Isto não é sobre o que é sobre."
--- Amos Oz
"Eu sigo a maneira como as pessoas mudam. Eu sigo a maneira como as pessoas, que são muito antagonizadas entre si se tornam muito próximas umas das outras e vice-versa. Às vezes eu sigo a maneira como as pessoas que estão intimamente próximas umas às outras se afastam. Este é o meu negócio como romancista. Não é sobre posições e idéias."
--- Amos Oz
"Eu nunca considero meus personagens, meus protagonistas, como personificações. Não é que eu me sento pela minha mesa e eu pego um personagem que será o porta-voz da esquerda israelense, outro será o porta-voz da direita, outro será o porta-voz dos judeus do Oriente Médio, judeus europeus, religiões judeus E assim por diante."
--- Amos Oz
"Eu frequentemente escrevo sobre reconciliar. Reconciliando, ou talvez meio reconciliando entre antagonistas, entre pessoas que são inimigos mortais. Eu escrevo sobre a reconciliação, mas não como milagre, como um processo lento e gradual de descoberta mútua - descobrindo um ao outro. Eu escrevo sobre compromissos tristes, sóbrios, às vezes coração."
--- Amos Oz
"Eu não acho que a principal doação de um romance, o presente principal, é o documento. O documento está lá, mas um romance vai além da documentação. Ele se aproxima de uma nova vista, abrindo uma nova perspectiva, mostrando coisas familiares de uma maneira desconhecida, e fazer o leitor reconsiderar os fatos documentais que ele ou ela pode ter conhecido antes."
--- Amos Oz
"Na verdade, que não foi através da experiência horrível de sentar na frente de uma página em branco, com sua boca desdentada sorrindo para você: vá em frente, vamos ver você um dedo em mim? Uma página em branco é na verdade uma parede caiada sem porta e sem janela. Começando a contar uma história é como fazer uma passagem em um estranho total em um restaurante."
--- Amos Oz
"Os judeus têm um poderoso aliado, América, mas eles realmente não têm uma família maior da mesma maneira que há uma família europeia ou uma família árabe-muçulmana. As pessoas que não conseguem entender essa ambivalência nunca entenderão esse país. Eles não serão capazes de entender como Netanyahu poderia ganhar a última eleição dizendo que os iranianos estão chegando, o estado islâmico (é) está chegando, os árabes estão chegando, e todo o mundo nos odeia de qualquer maneira."
--- Amos Oz
"Se as pessoas são pró-Israel, elas são pró-israel cem e vinte por cento. Se eles são anti-Israel ou pró-palestiniano, eles tendem a ser pró-palestinos cento e vinte por cento. Eu não acho que uma pessoa decente tem que escolher entre ser pró-Israel e pró-Palestina. Eu acho que você tem que ser pró-paz."
--- Amos Oz