Frases de "Matsuo Basho" sobre "FIM DO VERãO"
"Meu corpo, agora perto de cinquenta anos de idade, tornou-se uma árvore velha que suporta pêssegos amargos, um caracol que perdeu sua concha, uma bagworm separada de sua bolsa; Ele deriva com os ventos e nuvens que não conhecem destino. Manhã e noite eu comi a tarifa do viajante, e fiquei fora para a carteira de esmola de um peregrino."
--- Matsuo Basho
"Neste pobre corpo, composto por cem ossos e nove aberturas, é algo Chamado Espírito, uma cortina frágil varreu dessa maneira e que pela menor brisa. É espírito, como é, o que me levou à poesia, a princípio mais do que um passatempo, depois o negócio completo da minha vida. Houve momentos em que meu espírito, tão desanimado, quase desistiu da missão, outras vezes quando era orgulhoso, triunfante. Então, tem sido desde o início, nunca encontrar a paz consigo mesmo, sempre duvidando do valor do que faz."
--- Matsuo Basho
"O que é importante é manter a mente alta No mundo da verdadeira compreensão, e retornando ao mundo da nossa experiência diária para buscar a verdade da beleza. Não importa o que possamos estar fazendo em um determinado momento, não devemos esquecer que é um rolamento sobre o nosso eu eterno que é poesia."
--- Matsuo Basho