Frases de "Theodor Adorno" sobre "QUER DIZER"
"O que se tornou alienígena aos homens é o componente humano da cultura, sua parte mais próxima, o que os mantém contra o mundo. Eles fazem causa comum com o mundo contra si mesmos, e a condição mais alienada de todos, a onipresência de commodities, sua própria conversão em apêndices de máquinas, é para eles uma miragem de proximidade."
--- Theodor Adorno
"Se a filosofia ainda é necessária, é tão só da maneira que tem sido de tempos imemoriais: como crítica, como resistência à heteronomia em expansão, mesmo Se apenas como a tentativa impotente de pensamento permanecer seu próprio mestre e condenar a inverdade, por seus próprios critérios, tanto uma mitologia fabricada quanto uma concordância, resignada, resignada."
--- Theodor Adorno
"Nos produtos da indústria cultural Os seres humanos só entram em dificuldade para que possam ser resgatados ilesos, geralmente por representantes de um coletivo benevolente; e, em seguida, em harmonia ilusória, elas são reconciliadas com o interesse geral cujas exigências que tinham inicialmente experimentaram como irreconciliáveis com as suas próprias."
--- Theodor Adorno
"O erro no positivismo é que ele é preciso como seu padrão de verdade, a divisão contingente do trabalho, que entre a ciência e a práxida social, bem como a própria ciência, e não permite que a teoria que possa revelar a divisão do trabalho para serem de si mesmo derivada e mediada e, assim, despir de sua falsa autoridade."
--- Theodor Adorno
"Assim é a ordem garantida: alguns têm que jogar o jogo porque não podem viver de outra forma, e aqueles que poderiam viver fora porque eles Não quero jogar o jogo. É como se a classe a partir do qual os intelectuais independentes tiverem defeituoso se vingar, pressionando suas demandas em casa no próprio domínio onde o Deserter busca refúgio."
--- Theodor Adorno
"AS Naturalmente, pois a governada sempre levou a moralidade imposta a eles mais a sério do que os próprios governantes, as massas enganadas são hoje cativadas pelo mito de sucesso ainda mais do que o sucesso. Imóvel, eles insistem na própria ideologia que as escraviza. O amor perdido das pessoas comuns pelo errado que é feito a eles é uma força maior do que a astúcia das autoridades."
--- Theodor Adorno
"Pensamento como tal ... é um ato de negação, de resistência àquilo que é forçado a ele; Isto é o que o pensamento herdou de seu arquétipo, a relação entre trabalho e material. Hoje, quando os ideólogos tendem mais do que nunca para encorajar o pensamento a ser positivo, eles observam que a positividade funciona precisamente contra o pensamento, e que leva a persuasão amigável por autoridade social para acostumar a positividade."
--- Theodor Adorno
"As próprias pessoas que explodem com provas de vitalidade exuberante poderiam ser facilmente tomadas para cadáveres preparados, de quem a notícia de sua morte não bem sucedida tem foi retido por razões de política populacional. Subjacente à saúde prevalente é a morte. Todos os movimentos de saúde assemelham-se aos movimentos reflexos dos seres cujos corações pararam de bater."
--- Theodor Adorno
"Há algo embaraçoso em ... o caminho em que, ... transformando o sofrimento em imagens, ásperas e intransigentes, embora sejam, ... feridas A vergonha nos sentimos na presença das vítimas. Para essas vítimas são usadas para criar algo, obras de arte, que são jogadas para o consumo de um mundo que os destruiu."
--- Theodor Adorno
"O credo do mal foi, desde o início da sociedade altamente industrializada, não apenas um precursor de barbárie, mas uma máscara de bom. O valor deste último foi transferido para o mal que se desenhou para si todo o ódio e ressentimento de uma ordem que tamborilou bem em seus adeptos para que pudesse com impunidade ser mal."
--- Theodor Adorno
"A invocação da ciência, de suas regras fundamentais, da validade exclusiva dos métodos que a ciência agora se tornou completamente, Agora constitui uma autoridade de vigilância punindo pensamento livre, não codificado e indisciplinado e tolerando nada de atividade mental diferente do que foi metodologicamente sancionado. Ciência e bolsa, o meio de autonomia, degenerou em um instrumento de heteronomia."
--- Theodor Adorno
"Aquele que fica distante corre o risco de acreditar melhor do que outros e abusando de sua crítica da sociedade como uma ideologia por seu interesse privado. Enquanto ele acordemente forma sua própria vida na imagem frágil de uma verdadeira existência, ele nunca deve esquecer sua fragilidade, nem quão pouco a imagem é um substituto para a verdadeira vida. Contra tal consciência, no entanto, puxa o ímpeto dos burgueses dentro dele."
--- Theodor Adorno
"A reprovação usual contra o ensaio, que é fragmentária e aleatória, ela assume a determinada da totalidade e sugere que o homem está no controle dessa totalidade. O desejo do ensaio, no entanto, não é filtrar o eterno fora do transitório; Quer, em vez disso, fazer o transitório eterno."
--- Theodor Adorno
"A apologia metafísica pelo menos traiu a injustiça da ordem estabelecida através da incongruência do conceito e da realidade. A imparcialidade da linguagem científica privava o que era impotente da força para se fazer ouvir e apenas fornecer a ordem existente com um sinal neutro para si. Essa neutralidade é mais metafísica do que a metafísica."
--- Theodor Adorno
"Na tendência geral para a especialização, a filosofia também se estabeleceu como uma disciplina especializada, uma purificada de todo o conteúdo específico. Ao fazê-lo, a filosofia negou seu próprio conceito constitutivo: a liberdade intelectual que não obedece aos ditames de conhecimento especializado."
--- Theodor Adorno