Frases de "Amos Oz" sobre "DESIGUALDADE"
"A guerra de seis dias colocou uma base de ódio profundo em relação a Israel há 50 anos. Eu disse isso em um momento muito cedo naquela época, quando as pessoas estavam cantando sobre libertar terra ancestral. Eu fui rápido dizer que, independentemente do futuro desses territórios, libertados eles não são, porque o termo libertação só se aplica aos seres humanos e não a pousar, não para imóveis."
--- Amos Oz
"Israel é imperfeito, claro que é - muito longe dos sonhos monumentais dos pais fundadores. Uma das razões é que seus sonhos eram irrealistas. Eles eram maiores que a vida. Estes eram sonhos messiânicos, sonhos com a redenção total para os judeus, para o mundo. Tais sonhos não se tornam realidade, não em sua totalidade."
--- Amos Oz
"Quando eu era pequeno, minha ambição era crescer para ser um livro. Não é um escritor. As pessoas podem ser mortas como formigas. Escritores não são difíceis de matar também. Mas não os livros: No entanto, sistematicamente você tenta destruí-los, há sempre uma chance de que uma cópia sobreviva e continue a desfrutar de uma vida de prateleira em algum canto em uma biblioteca fora do caminho, de Reykjavik, Valladolid ou Vancouver. ."
--- Amos Oz
"Ao escrever um romance, o escritor deve ser capaz de identificar emocionalmente e intelectualmente com duas ou três ou quatro perspectivas contradizeras e dar a cada um dos eles muito uma voz convincente. É como jogar tênis com você e você tem que estar em ambos os lados do quintal. Você tem que estar em ambos os lados, ou em todos os lados, se houver mais de dois lados."
--- Amos Oz
"Quando eu preciso dar um lado, escrevo um artigo de jornal e eu digo ao meu governo: "Você não deve fazer isso, Você deve fazer isso." Eles não me ouvem, mas eu tenho feito isso há sessenta anos. Mas, quando escrevo um romance, não estou nesse negócio. Eu sigo a maneira como as pessoas mudam. Eu sigo a maneira como as pessoas, que são muito antagonizadas entre si se tornam muito próximas umas das outras e vice-versa. Às vezes eu sigo a maneira como as pessoas que estão intimamente próximas umas das outras se afastam."
--- Amos Oz
"Deixe-me deixar muito claro: Quando eu digo compromisso, não quero dizer capitulação. Quando digo compromisso, eu definitivamente não significa o que Jesus Cristo quis dizer quando nos ofereceu para transformar nossa outra bochecha para nossos inimigos. Compromisso significa, tente conhecer o outro em algum lugar. E isso só pode acontecer se o outro estiver disposto a ficar meio caminho para conhecê-lo. Essa é a linha muito rigorosa entre compromisso e capitulação. Eu sou um grande crente em compromissos. Eu não acredito em capitulação."
--- Amos Oz
"... aquela mistura azeda de solidão e desejo de reconhecimento, timidez e extravagância, insegurança profunda e auto-intoxicado egomania, que impulsiona poetas e escritores fora de seus quartos para procure uns aos outros, esfregar ombros um com o outro, valentão, piada, condescender, sentir-se, colocar uma mão em um ombro ou um braço em volta de uma cintura, para conversar e argumentar com pequenos círculos, para espionar um pouco, farejar um pouco O que está cozinhando em outros potes, lisonjeiro, discordo, colude, estar certo, se ofender Peça desculpas, faça as pazes, evite um ao outro e procure a companhia um do outro novamente."
--- Amos Oz
"Ela não queria que ele, mas tivesse deixado o seu caminho porque sempre era uma criança Geralmente rendeu antes de alguém com forte força de vontade, especialmente se fosse um homem, não porque ela era naturalmente submissa, mas porque a forte força de vontade masculina lhe deu uma sensação de segurança e confiança, junto com aceitação e desejo de ceder."
--- Amos Oz
"Claro, nós carregamos dentro de nós mesmos nossos pais. Mesmo quando estão mortos, nós os levamos dentro de nós mesmos. E eles estão carregando dentro de seus pais mortos e assim por diante. Há um legado de linguagem e cultura e religião. Em alguns casos, histórias familiares contadas por avós a pequenos netos. Quando eu digo que meus romances estão definidos em Israel nos últimos setentos anos, isso implica o fato de que eles iniciam centenas ou milhares de anos antes do tempo. Todo mundo vem de algum lugar."
--- Amos Oz
"Todos os meus romances estão enraizados em seu tempo e em seu lugar. O lugar dos meus romances é Israel, quase sem exceção. Quase sem exceção, meus romances estão enraizados em Israel porque esse é o lugar que conheço bem. E, esse é o meu conselho intenso para qualquer jovem escritor: escreva apenas sobre o que você sabe bem. Não escreva sobre aquilo que você não sabe."
--- Amos Oz
"Quando eu digo compromisso, não quero dizer capitulação. Quando digo compromisso, eu definitivamente não significa o que Jesus Cristo quis dizer quando nos ofereceu para transformar nossa outra bochecha para nossos inimigos. Compromisso significa, tente conhecer o outro em algum lugar. E isso só pode acontecer se o outro estiver disposto a ficar meio caminho para conhecê-lo. Essa é a linha muito rigorosa entre compromisso e capitulação."
--- Amos Oz
"O modo de vida Kibbutz não é para todos. É destinado a pessoas que não estão no negócio de trabalhar mais do que deveriam estar trabalhando, a fim de ganhar mais dinheiro do que precisam, a fim de comprar coisas que realmente não querem, a fim de impressionar as pessoas que não realmente como."
--- Amos Oz
"O que é provável que aconteça? Ou uma escalada de violência ou uma mudança inteira em todo o teatro do Oriente Médio. Pode muito bem acontecer, e eu digo isso aos meus amigos palestinos, que os palestinos têm de certa forma perdidos sua hora. Eles tinham seu momento em que a opinião pública do mundo estava por trás deles, e uma parte considerável do público israelense estava disposta a comprometer com eles."
--- Amos Oz
"Não tenho certeza se estou feliz com palavras como "tarefa" ou "papel" quando eles estão ligados à literatura . Eu prefiro falar sobre o dom da literatura, em vez de seu papel ou tarefa. Você sabe, a ginecologia tem um papel; O sexo é um presente. E a literatura não é sobre o envio de mensagens."
--- Amos Oz
"Black Box não é uma declaração sobre a injustiça cometida contra os judeus orientais de Sephardi ou sobre o extremismo de judeus religiosos ou a falta de imaginação das velhas elites israelenses. É uma história humana, na minha opinião, em primeiro lugar sobre uma comunhão mística entre os inimigos. Esta é a história interior do romance. Este é o meu negócio como romancista. Não é sobre posições e idéias."
--- Amos Oz
"Existe um documento em cada romance no mundo. Mesmo no romance mais fantástico, mesmo em ficção científica, há um lado documental. Mas este lado não é o ponto crucial do assunto. Eu não acho que a principal doação de um romance, presente principal, é o documento. O documento está lá, mas um romance vai além da documentação. Ele se abre em abrir uma nova vista, abrindo uma nova perspectiva, mostrando coisas familiares de uma maneira desconhecida."
--- Amos Oz
"O renascimento de hebraico, como uma linguagem falada, é uma história fascinante, que tenho medo de não ser espremer algumas frases. Mas, deixe-me dar uma ideia. Pense no Inglês Elizabetano, onde toda a língua inglesa se comportou muito bem como a lava derretida, como um vulcão em meados de erupção. Hebraico moderno tem algumas coisas em comum com o inglês elizabetano. Está sendo reformulado e está se expandindo muito rapidamente em várias direções. Isso não quer dizer que cada um dos escritores israelenses é um William Shakespeare, mas há uma certa semelhança com o inglês elizabetano."
--- Amos Oz
"Um pouco mais de cem anos atrás, "Tel Aviv" não era uma cidade. Foi um título de um romance escrito por um autor. O "retorno a Zion" era um nome de outro romance. Havia uma estante de livros. Não havia país. Não havia estado. Não havia nação. Não houve realidade judaica física neste país."
--- Amos Oz
"Às vezes, recentemente conflito israelense-palestino é de fato um confronto entre errado e errado. Não é tão simples quanto o fascismo. Todo homem decente tinha que ser contra o fascismo, período. Não é tão simples quanto apartheid ou colonialismo ou racismo ou misoginia. Não é simples porque os palestinos não têm outra terra. Eles estão absolutamente certos sobre isso. Os judeus israelenses também não têm outra terra e eles estão absolutamente certos sobre isso. É uma tragédia de dois povos reivindicando o mesmo país muito pequeno, sobre o tamanho de Nova Jersey."
--- Amos Oz
"Se as pessoas são pró-Israel, elas são pró-israel cem e vinte por cento. Se eles são anti-Israel ou pró-palestiniano, eles tendem a ser pró-palestinos cento e vinte por cento. Eu não acho que uma pessoa decente tem que escolher entre ser pró-Israel e pró-Palestina. Eu acho que você tem que ser pró-paz."
--- Amos Oz
"É errado levar um 18 anos -Dold menino ou menina e armá-los com metralhadoras e torná-los o rei todo-poderoso de alguma pequena aldeia árabe. Nenhum homem jovem e nenhum velho também deve ter tanto poder sobre a vida e a morte de tantos indivíduos indefesos. Está corrompendo. Às vezes provoca violência desesperada, selvagem e indiscriminada entre os ocupados."
--- Amos Oz
"Eu não acho que os israelenses são menos críticos de corrupção do que as pessoas na Itália, França ou América. Israel é especial de uma maneira diferente. Há um dia a dia e um israel noturno. O primeiro é autoconfiante, insistente e apaixonado, como outras terras mediterrânicas. É hedonista, materialista e quase arrogante. Durante a noite, as pessoas estão apavoradas, as pessoas estão cheias de dreads existenciais. Esses medos não são sem base."
--- Amos Oz
"A única maneira de manter um sonho, qualquer sonho, para manter um sonho perfeito e rosado e intacto e desacreditado nunca é para vivê-lo. No momento em que você realiza qualquer um dos seus sonhos ou suas fantasias - viaja pelo mundo, escalando uma alta montanha, comprando uma nova casa, escrevendo um romance, realizando uma fantasia sexual, viajando para um país desconhecido - no momento em que você realiza Sonhos, é sempre, por definição menos perfeito e rosado do que era como um sonho. Esta é a natureza dos sonhos."
--- Amos Oz
"O oposto do compromisso não é integridade. O oposto do compromisso não é idealismo. O oposto do compromisso é o fanatismo e a morte. E sim, eu conheço uma ou duas coisas sobre o fanatismo e a morte, e os rejei. A alternativa ao fanatismo e à morte não é alguma realização milagrosa de que alguém tem sido errado e ele tem que se desculpar. Não, a resposta ao fanatismo e à morte é curiosidade e compromisso e concessão."
--- Amos Oz
"Claro que meus livros são traduzidos em muitos idiomas. Eu tenho aqui, na minha casa, traduções na sua prateleira dos meus livros em quarenta e cinco idiomas diferentes. Quase nenhum deles eu posso ler. Eu posso ler apenas as edições em inglês. Mas, eu sei que uma tradução de um trabalho de literatura é como jogar um concerto de violino no piano. Você consegue fazer isso. Você pode fazer isso com muito sucesso em uma condição rigorosa: nunca tente forçar o piano a produzir os sons do violino. Isso será grotesco. Assim, diferentes instrumentos musicais fornecem música diferente."
--- Amos Oz
"Há certos conceitos, que existem em inglês, e são impensáveis, intranslatáveis em hebraico e vice-versa. Hebraico tem um sistema de tempos, que é, de grande forma, diferente do sistema inglês de tempos, provavelmente diferentes do que qualquer sistema europeu de tempos, o que significa um senso de realidade diferente, o que significa um conceito diferente de tempo. Então, as coisas podem ser traduzidas, mas se tornam diferentes."
--- Amos Oz
"Israel é um sonho satisfeito. Nada que existe aqui existia aqui há cem anos. "O estado dos judeus" não era um título de um país. Foi um título de um romance futurista. Um pouco mais de cem anos atrás, "Tel Aviv" não era uma cidade. Foi um título de outro romance escrito pelo mesmo autor. O "retorno a zion" era um nome de outro romance. Havia uma estante de livros. Não havia estado. Não havia nação. Tudo o que você pode ver, se você olhar pela janela - tudo que você vê é um cumprimento de sonhos, sonhos diferentes."
--- Amos Oz
"A direita está nos dizendo: Esqueça a solução de dois estados, será um Estado judaico da costa para a Jordânia. A ala esquerda diz que você tem que esquecer a autodeterminação judaica, você terá que viver como uma minoria em um estado árabe - assim como os brancos na África do Sul. A palavra chave que ambos têm em mente é que a situação na Cisjordânia é "irrevogável". É uma das palavras que eu não gosto mais."
--- Amos Oz
"O momento em que você realiza qualquer um dos seus sonhos ou suas fantasias - viajar pelo mundo, escalando uma montanha alta, comprando uma nova casa, escrevendo um romance, Realizar uma fantasia sexual, viajando para um país desconhecido - no momento em que você realiza seus sonhos, é sempre, por definição menos perfeito e rosado do que era como um sonho. Esta é a natureza dos sonhos."
--- Amos Oz
"Eu sigo a maneira como as pessoas mudam. Eu sigo a maneira como as pessoas, que são muito antagonizadas entre si se tornam muito próximas umas das outras e vice-versa. Às vezes eu sigo a maneira como as pessoas que estão intimamente próximas umas às outras se afastam. Este é o meu negócio como romancista. Não é sobre posições e idéias."
--- Amos Oz
"Eu nunca considero meus personagens, meus protagonistas, como personificações. Não é que eu me sento pela minha mesa e eu pego um personagem que será o porta-voz da esquerda israelense, outro será o porta-voz da direita, outro será o porta-voz dos judeus do Oriente Médio, judeus europeus, religiões judeus E assim por diante."
--- Amos Oz
"Eu não acho que a principal doação de um romance, o presente principal, é o documento. O documento está lá, mas um romance vai além da documentação. Ele se aproxima de uma nova vista, abrindo uma nova perspectiva, mostrando coisas familiares de uma maneira desconhecida, e fazer o leitor reconsiderar os fatos documentais que ele ou ela pode ter conhecido antes."
--- Amos Oz